Bom dia, A quase 2 anos, meu padrinho (portugues residente no Brasil) Faleceu, e consequentemente deixou bens no Brasil, e em Portugal, a conjuge, minha madrinha (herdeira universal), como não possuia Ascendentes nem descendentes, decidiu doar-me 100/% dos seus bens; No Brasil, ja foi feita a doação, e estamos em processamento de inventário, o problema é, o imovel em portugal, Localizado entre Minho e Outeiros, esta gerando duvidas, de como proceder para que a mesma, receba essa sucessão. Uns dizem que ela deve ir ao país de origem, mas, ela tem 80 anos, e deslocamento aereo, e as possiveis burocracias, ficam dificultosas nessa idade. Outros dizem que é possivel, proceder com inventário através do consulado no Brasil, o que acho improvável. Eu como seu procurador, aqui no Brasil, gostaria de saber como proceder, para comunicar o óbito do decujo no país extrangeiro, e como fazer para receber esses bens, se eu como legitimo procurador, posso fazer esse tramite, se devo ir ao país dos bens, se a procuração vale ou não em país estrangeiro, se é possivel protocolar no consulado essa (procuração). Em fim, estou com receio de prescrever o tempo para reclamar a herança, afinal, é um bem a qual eu perderia do meu patrimonio.
Palhava, O site que me enviou, não é possivel contato online, pagina esta ruim. E o problema é! não sei exatamente a localização do imovel, pois, os parentes do decujo (Irmãos, e Sobrinhos) residentes no país, não querem informar, pois, não querem que a conjuge dele, minha madrinha, tenha acesso a herança, deixando tempo para prescrever o direito de sucessório. Inicialmente, queria comunicar o óbito do mesmo.
Vai com a certidão de óbito ao consulado de Portugal e comunica o óbito. Em Portugal tem de ir ao serviço de finanças comunicar o óbito e fazer a relação de bens. Tem também de fazer uma escritura de habilitação de herdeiros. Mas o ideal seria contactar um solicitador em Portugal para tratar desses assuntos.