Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 20 abril 2022 editado

     # 21

    Colocado por: VarejoteIsso nas fotografias é "bonito" e bem instalado, se não tiver alguém especializado nesse tipo de instalações, fica mais ou menos do género expectativa vs realidade.
    A expectativa a foto do tópico, a realidade algo deste género, quando alguém não quer abrir roços nas paredes para não substituir os azulejos e pede ao canalizador para fazer à vista. 😉
    Para este tipo de trabalho, o inox fica mais bonito á vista do que essas tubagens. Se fosse feito em inox, ou algum material mais rígido possivelmente a imagem seria mais agradável á vista.

    Como disseram o kit de unhas também conta muito. É o essencial.
  1.  # 22

    Colocado por: djouzeO tubo branco não sei para que é
    abastecimento de agua fria
  2.  # 23

    já me disseram que mesmo o de água fria convem isolar, tem um custo residual faze-lo.
  3.  # 24

    Começo por pedir desculpa pela tardia reação aos vossos comentários, mas pensava que iria receber notificações das vossas respostas, o que não aconteceu e por isso pensei que não tivesse havido mais comentários...

    Colocado por: SrRTodas as fotos k postou sao com tubagens para rede eléctrica, para rede de abastecimento de agua é perfeitamente exequível, tenha atenção com ja foi referido ao isolamento, tanto na quente como na fria devido as perdas e possíveis condensaçoes,, a nivel estectico pode optar por um isolamento com forra mecânica por exemplo ou ate um isolamento com forra plastificada, ja em relação aos esgotos nao acho grande ideia mas tb seria exequível


    As imagens que utilizei foram meramente ilustrativas, para não colocar a pergunta "a seco".
    A forra mecânica são tubagens de chapa de alumínio, inox ou galvanizada, certo? E poderia passar vários serviços na mesma tubagem ou teria de isolar cada um na sua tubagem? Em que serviços poderia usar a tubagem plástica?
    A condensação é um tema para o qual não tenho resposta porque pode inclusivamente provocar oxidação da própria forra.
    E porque tem reservas em relação aos esgotos?

    Colocado por: bettencourtNão vai gostar dos preços. Facilmente passa para o dobro se não o triplo


    Pelo custo das tubagens de isolamento? Ou também pela mão-de-obra?
    A colocação das tubagens é um acréscimo, mas por outro lado não têm de abrir roços... por isso achava que a diferença não fosse assim tão significativa. Conhece algum caso concreto que possa confirmar isso ou é "suspeita"?

    Colocado por: ricardo.rodriguesMas, sobretudo, vai ter dificuldade em encontrar profissionais com unhas e experiência capazes de executar um projeto desses.
    Em tempos andou por aqui alguém que é capaz de lhe conseguir levar isso a bom porto. Espreite https://www.pinterest.pt/dynamic444/_created/


    Isso é muito desencorajador porque eu achava que depois de instaladas as condutas (tubos e passa-cabos), a mão-de-obra para instalação das especialidades não tinha porque ter competências diferenciadas.
    Agradeço o contacto mas esta obra será na zona de Caldas da Rainha e o construtor é de Paços de Ferreira.

    Colocado por: ricardo.rodriguesPergunta: Que tipo de revestimento está a pensar para paredes e tetos, que garanta que nunca terá que repintar?
    Fica tudo em betão?


    Paredes pintadas e uma em tijolo de burro, exceto nas zonas húmidas que será aplicado porcelânico e tectos em estrutura de madeira à vista.
    Mas entendo a questão... desarmar as tubagens para pintar atrás, não deve ser coisa simples...

    Colocado por: VáriosReferente à apresentação de "casos atamancados"


    Relativamente aos exemplos de "casos atamancados", há obviamente sempre "profissionais" que falam mais do que ouvem e raramente algum tem a franqueza de dizer que não sabe fazer. E como quem não sabe, inventa, com frequência sai coisa má de se ver.
    Mas nesta fase estou mais preocupado em identificar as dificuldades técnicas e funcionais, tais como as que foram referidas sobre problemas de condensação, dificuldades de intervenção posterior em paredes e tectos, incremento significativo do preço; bem como os cuidados a antecipar nas definições do projeto (simetria, etc.). Quero com isto tomar consciência do que me espera, de maneira a poder decidir se vou por este caminho ou não. Se decidir dar continuidade a esta abordagem, terei o cuidado de garantir que o empreiteiro tem profissionais que entendem o conceito e o sabem implementar e também terei uma presença constante em obra que me permita perceber de imediato o que possa estar a ser mal executado.
  4.  # 25

    Depois meta fotos dos trabalhos, que seria novidade também para aqui.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  5.  # 26

    Colocado por: marco1já me disseram que mesmo o de água fria convem isolar, tem um custo residual faze-lo.


    Evita também condensações ao longo da tubagem, invisíveis ao olho nu, que podem mais tarde aparecer nas paredes. Por exemplo uma casa bem isolada com 20°C graus interior, e com uma tubagem de agua fria vinda do exterior a 5°C pode criar condensados devido ao ponto de orvalho.

    E a nível térmico também tem um efeito vórtice com esta tubagem a "puxar" o calor armazenado na inércia das paredes.

    Por meia dúzia de tostões faz todo o sentido sim.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  6.  # 27

    Na minha experiência, a não ser que tenha muitos anos de construção ou um empreiteiro acima de 99% dos outros, fazer coisas diferentes dá sempre raia. Por mais que ande em cima vão haver imprevistos, problemas, falhas de execução que vão custar o dobro ou o triplo. Ninguém faz instalações visíveis (com bom aspecto) e portanto ninguém vai saber fazer um bom trabalho ou aconselhá-lo bem sequer. É um risco sério de derrapagens orçamentais.

    Creio que a melhor hipótese que tem é fazer exclusivamente a iluminação (e talvez tomadas) exterior e dentro de um tubo de cobre, usando tomadas e interruptores de cerâmica à antiga:

    https://fontini.com/en/garby

    Fica muito giro se seguir regras razoáveis para a disposição dos tubos. Águas e esgotos esqueça, vai ficar horrível e fazer uma barulheira muito desagradável. Meta um sprinkler falso se quiser mesmo.
  7.  # 28

    Colocado por: ricardo.rodriguesDepois meta fotos dos trabalhos, que seria novidade também para aqui.


    Sim, claro. Se chegar a avançar por este formato, meto seguramente.

    Colocado por: NostradamusEvita também condensações ao longo da tubagem, invisíveis ao olho nu, que podem mais tarde aparecer nas paredes. Por exemplo uma casa bem isolada com 20°C graus interior, e com uma tubagem de agua fria vinda do exterior a 5°C pode criar condensados devido ao ponto de orvalho.
    E a nível térmico também tem um efeito vórtice com esta tubagem a "puxar" o calor armazenado na inércia das paredes.
    Por meia dúzia de tostões faz todo o sentido sim.


    Bom esclarecimento! E o que recomenda para isolamento? Manga de poliuretano?
    Se os tubos ficarem exteriores à parede, por uma questão estética provavelmente teria ainda que os passar por dentro de tubos de alumínio, o que tornaria tudo isto muito mais caro.

    Colocado por: zemvpferreiraNa minha experiência, a não ser que tenha muitos anos de construção ou um empreiteiro acima de 99% dos outros, fazer coisas diferentes dá sempre raia. Por mais que ande em cima vão haver imprevistos, problemas, falhas de execução que vão custar o dobro ou o triplo. Ninguém faz instalações visíveis (com bom aspecto) e portanto ninguém vai saber fazer um bom trabalho ou aconselhá-lo bem sequer. É um risco sério de derrapagens orçamentais.

    Creio que a melhor hipótese que tem é fazer exclusivamente a iluminação (e talvez tomadas) exterior e dentro de um tubo de cobre, usando tomadas e interruptores de cerâmica à antiga:

    https://fontini.com/en/garby

    Fica muito giro se seguir regras razoáveis para a disposição dos tubos. Águas e esgotos esqueça, vai ficar horrível e fazer uma barulheira muito desagradável. Meta um sprinkler falso se quiser mesmo.


    Gostei dos interruptores do link que colocou. Mas a sugestão de colocar peças falsas apenas para responder à estética pretendida, não me agrada muito porque gosto que tudo tenha uma função, mesmo os objetos decorativos.
    Percebo as suas reservas, que correspondem aos meus receios e que motivaram a abertura deste "post". Não tenho experiência de construção nem empreiteiro de confiança e tendo a concordar consigo no que respeita ao "fazer diferente". Mau é perceber que ninguém tem vontade de investir no conhecimento de técnicas/métodos alternativos, que seguramente resultariam num serviço diferenciado. Até me surpreende que se comecem a ver obras em LSF porque a malta por cá sabe é de alvenaria. Mas começo a render-me às evidências e a perceber que, mesmo seguindo métodos construtivos "tradicionais", ainda tenho forte probabilidade de ser confrontado com problemas resultantes das manhas dos empreiteiros... que é como quem diz: tenho com que me entreter, mesmo sem "inventar"!
  8.  # 29

    Hoje em dia é obrigatório isolamento térmico da tubagem de água fria, igual à da quente.

    Agora se o implementam na prática...

    Por exemplo, para cumprir com os projetos tem que meter espuma elastomérica tipo k-flex de 18mm de espessura (mais ou menos, depende da resistência térmica do material em concreto).
    Concordam com este comentário: t1ger
  9.  # 30

    Colocado por: ricardo.rodriguesHoje em dia é obrigatório isolamento térmico da tubagem de água fria, igual à da quente.

    Onde é que viu isso?
    Concordam com este comentário: marteloescopro
  10.  # 31

    Colocado por: PickaxeOnde é que viu isso?


    Portaria n.º 138-I/2021

    Veja os meus posts aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: t1ger
  11.  # 32

    Colocado por: ricardo.rodriguesPortaria n.º 138-I/2021

    Não se aplica às redes de distribuição de água fria.
  12.  # 33

    Não tenho aqui presente a legislação, mas na água fria o isolamento mínimo é metade do aí indicado para a agua quente. E é mesmo obrigatório.

    Vale o que vale...

    Penso que é mais por questões acústicas e evitar fenómenos de condensações.
  13.  # 34

    Este tipo de estética é comun em grandes cidades onde a área residencial se alastrou a antigas áreas industriais, mas em Portugal não é nada comum.

    Saber que seria difícil vender a casa em caso de alguma emergencia económica, ou divorcio, ou mudança de projecto de vida, seria um grande desincentivo para mim. Uma casa é normalmente a parte mais importante do seu patrimonio, convém não perder dinheiro.
  14.  # 35

    Colocado por: ricardo.rodriguesE é mesmo obrigatório.

    Não é nada.
  15.  # 36

    Colocado por: PickaxeNão é nada.


    Ok, acho que fui enganado, e não sendo obrigatório esse isolamento da tubagem da água fria, deve ser só "recomendado".
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  16.  # 37

    Colocado por: palmstrokeEste tipo de estética é comun em grandes cidades onde a área residencial se alastrou a antigas áreas industriais, mas em Portugal não é nada comum.
    Saber que seria difícil vender a casa em caso de alguma emergencia económica, ou divorcio, ou mudança de projecto de vida, seria um grande desincentivo para mim. Uma casa é normalmente a parte mais importante do seu patrimonio, convém não perder dinheiro.


    Entendo e concordo! Mas por outro lado, para quem goste do estilo industrial, esta seria uma casa única, que seria muito valorizada pelo cliente certo ;-)
  17.  # 38

    Ouça, no fim é o seu dinheiro e a sua casa e faz como entender, mas já mais do que um par de profissionais da área tentou explicar-lhe todas as maneiras como esta é uma má ideia: tecnicamente, construtivamente, esteticamente, financeiramente.

    Se você chegar à conclusão que nunca vai ser uma pessoa realizada sem construir uma versão fetichizada de um loft de midtown (cujos originais são brutalmente desconfortáveis por falar nisso) pelo menos vá metendo fotos! O tópico fica memorializado para o próximo que venha perguntar e desse modo nunca será um desperdício :)
  18.  # 39

    Uma questão +- relacionada com este tema.
    Quero passar alguma eletricidade no teto da cave (onde está o quadro elétrico) em tubo vd.
    Há alguma caixa de embutir para fazer a transição entre a tubagem que fica embutida e a á vista?
    Ou mais vale deixar umas pontas do tubo a sair da parede e depois fazer a continuação?
  19.  # 40

    Colocado por: manelvcHá alguma caixa de embutir para fazer a transição entre a tubagem que fica embutida e a á vista?
    o que se faz nesses casos é deixar as pontas de tubo a sair numa caixa saliente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
 
0.0275 seg. NEW