Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Alguém aqui me saberá ajudar a indicar alguma legislação que refira larguras mínimas em rampas de acesso a garagem (projecto de edificação - habitação unifamiliar - Porto). Sei que os mínimos de inclinação variam entre 12 e 20%, mas relativamente à largura da mesma, e não falando aqui de habitação colectiva, comércio, serviços ou outros, nao encontro legislaçao aplicavel.

Cumprimentos,
    Rui
  2.  # 2

Rui, isso o arquiteto é que tem de ver o que poderá ser exequível e/ou razoável face a situação concreta.
    Por norma, eu nunca projectei situações com menos de 2.50m livres. ( uma viatura tem cerca de 2.10m de largura espelho/ espelho)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zendrix
  3.  # 3

Boas Pedro,
    eu sou arquitecto! xD Mas nao encontro legislação. Eu estou a desenhá-la com 2.50 como mínimo, mas agr lembrei-me de procurar se haveria alguma legislação específica que abordasse o assunto e nao encontro.
  4.  # 4

Se for em loteamento pode haver.

Senão 3m chega bem
  5.  # 5

Colocado por: RicardoPortoSenão 3m chega bem

Para mim é a regra... mais coisa menos coisa...
  6.  # 6

Colocado por: RicardoPorto3m chega bem

Chega, mas já obriga a dar uma voltinha "mais por fora" para a curva de entrada/saída para a rua.

No fim da descida da rampa o acesso a garagem é sempre em frente, ou é lateral?
  7.  # 7

Colocado por: RicardoPortoSe for em loteamento pode haver.

Senão 3m chega bem

Boas Ricardo,
    Não é loteamento. É uma pre-existência cuja distancia ao limite do terreno é de 2.50, a qual será a largura da rampa de acesso. Penso que o facto de se pre-existência neste caso e estarmos a falar de projecto de alteração se sobreporá a algum tipo de limite imposto, mas queria confirmar se haveria algum dimensionamento de largura mínimo. O RGEU, rjue e pdm e outros nao mencionam a questão da largura fora de situações como loteamento ou comércio/serviços, etc.
  8.  # 8

Colocado por: ricardo.rodrigues

Chega, mas já obriga a dar uma voltinha "mais por fora" para a curva de entrada/saída para a rua.

No fim da descida da rampa o acesso a garagem é sempre em frente, ou é lateral?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zendrix

O acesso é lateral, mas após cota de chegada tem quase 7 metros de largura, o que permite que a volta consiga ser feita. Não é uma situação ideal, mas as condicionantes da pre-existência no seu todo levam a esta situação, que na balança, nao funcionando tão bem como se tivesse 3m, acaba por ser exequível e liberta uma data de outras preocupações.
  9.  # 9

Colocado por: Zendrixdistancia ao limite do terreno é de 2.50

Tem mesmo os 2,50 livres até ao muro divisório, ou é mesmo até ao limite do terreno?
  10.  # 10

Colocado por: ricardo.rodrigues

Tem mesmo os 2,50 livres até ao muro divisório, ou é mesmo até ao limite do terreno?

2,51m livres, depois tem o muro
  11.  # 11

Estás a stressar por uma coisa que não tem assunto ;)

Colocado por: ZendrixÉ uma pre-existência cuja distancia ao limite do terreno é de 2.50, a qual será a largura da rampa de acesso. Penso que o facto de se pre-existência neste caso e estarmos a falar de projecto de alteração se sobreporá a algum tipo de limite imposto, mas queria confirmar se haveria algum dimensionamento de largura mínimo. O RGEU, rjue e pdm e outros nao mencionam a questão da largura fora de situações como loteamento ou comércio/serviços, etc.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasEstás a stressar por uma coisa que não tem assunto ;)

Também me parece.
    Era isso que eu queria ouvir! xD
    Um abraço

0.0095 seg. NEW