Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Eu comprei um apartamento que ja vinha com uma placa e forno semi-novos.
    Nunca usei placas vitroceramicas, so mesmo aa gas.

Tenho tido um problema (que acho que é um problema, pois nunca usei nenhuma)

Quando escolho a boca e o nível, a resistencia liga e a boca fica vermelha. Ate aqui tudo bem

Passado uns tempos, por vezes segundos, ou menos de 1min, a boca desliga e depois volta a ligar sozinha passado também ± o mesmo tempo.

Eu não acho que isto seja normal. Ou é algo que estou a fazer mal?

Agradecia quem pudesse ter alguma noção do que se possa estar a passar, para saber o melhor a fazer.

Obrigado
    • SrR
    • 14 abril 2022

# 2

Normal
  2.  # 3

Colocado por: SrRNormal

Boa tarde SrR

É normal porque? Por vezes tenho a minha comida a cozer/fritar/grilhar menos porque se desliga a boca...

Gostava de saber porque é normal?

Obrigado
  3.  # 4

É o funcionamento delas
  4.  # 5

O facto de não estar vermelha não significa que não emane calor.
    O o funcionamento do termostato. Quando maior for a potência selecionada menor serão os períodos desligados.
  5.  # 6

É mesmo assim. Funcionam por ciclos de liga-desliga.
    Deve 1o meter o foco no máximo, depois quando ganhar fervura ou a temperatura que deseje, mete numa outra potência intermédia. Consoante o tipo de cozinhado.

Para fritar tem que seleccionar número alto, por exemplo o máximo ou um nível abaixo, para arroz, eu meto no 5 (0-9), isso vai com o hábito. Tem de ir testando.

Os meus velhotes,habituados a gás, após 15 dias apanharam o jeito.
  6.  # 7

Como disseram, é o termostato a regular a potência. Para grelhados ponha no máximo, ou quase.
  7.  # 8

... Se for de indução, nem sequer ficam os focos com cor 😂...
    Só se houve o estalidos do liga desliga.

A placa que tem é vitroceramica high-light. Aquece os recipientes através de focos/ lâmpadas.
    • ibyt
    • 15 abril 2022

# 9

As placas de vitrocerâmica funcionam assim (bang-bang control) para serem mais eficientes. Seria possível controlar a potência para se comportarem mais como um fogão a gás e transmitir sempre a mesma energia ao tacho, mas seriam menos eficientes do ponto de vista energético e bem mais caras! Normalmente este tipo de funcionamento não é problemático porque um tacho já tem uma inércia térmica alta.
    Concordam com este comentário: hangas

0.0075 seg. NEW