Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Estamos a iniciar a construção de uma moradia térrea, no concelho de Valença, com uma área de implantação de 150 m2.
    E não começou bem. Na escavação não encontraram terreno firme, e tiveram de escavar mais 1 metro e pouco.
    Ainda não reuni com o empreiteiro e com o engenheiro, não sei quanto material se gastará a mais, mas já me informou que a derrapagem anda à volta dos 9000€.
    Aos mais entendidos, com a pouco informação que estou a dar, acham que este valor poderá ser justo?

Obrigado
  2.  # 2

Que tipo de fundação é? Desvão?
    Escavaram 1metro e pouco nos 150m2?
  3.  # 3

Obrigado desde já pela disponibilidade para ajudar.

Com desvão quer dizer caixa de ar? Se é isso, sim, será com caixa de ar.
    E sim, tiveram de escavar abaixo da cota projeta nos 150 m2.

obrigado
  4.  # 4

E alguém informou disso? O firme é a olho? Esses 9000 a mais de escavação não se esqueça de somar a mais betão para trazer isso para cima.

9000eur em 150m3 só se for escavação em rocha.. mas como não tem firme.. diria que 200m3 de escavação com transporte a vazadouro seriam uns 3000eur se tanto
    Concordam com este comentário: Sirruper
  5.  # 5

Colocado por: RicardoPortoE alguém informou disso? O firme é a olho? Esses 9000 a mais de escavação não se esqueça de somar a mais betão para trazer isso para cima.

9000eur em 150m3 só se for escavação em rocha.. mas como não tem firme.. diria que 200m3 de escavação com transporte a vazadouro seriam uns 3000eur se tanto
    Os 9000 ja devem ser com os muretes maiores no desvão.
  6.  # 6

Colocado por: RicardoPortoE alguém informou disso? O firme é a olho? Esses 9000 a mais de escavação não se esqueça de somar a mais betão para trazer isso para cima.

Logicamente não foi feito um estudo prévio, foram demasiado otimistas nas cotas projetadas. Mas essa questão já foi ultrapassada.
    Eu quando falei nos 9000, refiro-me ao valor total para resolver o problema. A escavação que já foi feita, mais todo o material e trabalho para executar a obra.
    • DR1982
    • 16 abril 2022 editado

# 7

Colocado por: Paulosousa89

Logicamente não foi feito um estudo prévio, foram demasiado otimistas nas cotas projetadas. Mas essa questão já foi ultrapassada.
    Eu quando falei nos 9000, refiro-me ao valor total para resolver o problema. A escavação que já foi feita, mais todo o material e trabalho para executar a obra.
    É difícil lhe dizer se é muito ou pouco, as terras ficaram no terreno ou foram retiradas?
    Os muros do desvao sao em bloco ao betao?
    Que altura estavam previstos e que altura terão?

Se o projeto tivesse feito para a cota certa provavelmente pagaria quase o mesmo ou pouco mais, assim esses 9000 mesmo que seja muito nao tem muito a fazer
  7.  # 8

As terras ficaram no terreno. A escavação foi de terra mole, e alguma Rocha, mas não muito dura.
    Os muros serão em blocos. Não sei ao certo a que cota eram para ter sido feitos os trabalhos, apenas sei que tiveram de escavar mais 1 metro e tal.
    Os 9000€ foi o que me pediram a mais pelo trabalho extra que irão ter.
  8.  # 9

Colocado por: Paulosousa89As terras ficaram no terreno. A escavação foi de terra mole, e alguma Rocha, mas não muito dura.
    Os muros serão em blocos. Não sei ao certo a que cota eram para ter sido feitos os trabalhos, apenas sei que tiveram de escavar mais 1 metro e tal.
    Os 9000€ foi o que me pediram a mais pelo trabalho extra que irão ter.
    Pois, 9000 para isso parece puxadito mas nao ha muito a fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulosousa89
  9.  # 10

Colocado por: DR1982Pois, 9000 para isso parece puxadito mas nao ha muito a fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulosousa89

Pois. Também me parece uma derrapagem muito grande..
  10.  # 11

Colocado por: Paulosousa89

Pois. Também me parece uma derrapagem muito grande..
    Mas tal como eu disse nao ha muito a fazer, é sempre uma situação complicada.
    Deveriam ter feito sondagens ao solo antes, seriam mais baratas que os 9000€
  11.  # 12

Colocado por: DR1982Mas tal como eu disse nao ha muito a fazer, é sempre uma situação complicada.

Há sim, fazer a decomposição desse preço, ver m3 de escavação, m3 de betão e kg de ferro, facilmente se chega ao custo desse trabalho.
    Se existir um mapa de quantidades com preços unitários, mais simples fica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulosousa89
  12.  # 13

Colocado por: Pickaxe
    Há sim, fazer a decomposição desse preço, ver m3 de escavação, m3 de betão e kg de ferro, facilmente se chega ao custo desse trabalho.

E se o empreiteiro não aceitar?
    Quem deu autorização para fazer o desaterro a essa cota?
  13.  # 14

Colocado por: zedasilvaE se o empreiteiro não aceitar?

Não tem que aceitar, os trabalhos a mais são para ser negociados, e o dono de obra tem que ter uma base negocial, senão como é que pode dizer que 900€ é caro.
  14.  # 15

Não tem que aceitar, os trabalhos a mais são para ser negociados, e o dono de obra tem que ter uma base negocial, senão como é que pode dizer que 900€ é caro.

Por isso perguntei quem deu autorização para um desaterro mais fundo.
    Tendo o DO autorizado sem prévia negociação agora só tem que pagar o que lhe pedirem
  15.  # 16

Mas mesmo que exista mapa de quantidades o empreiteiro nao é obrigado a fazer os trabalhos extra ao mesmo preço.
  16.  # 17

Colocado por: zedasilva
    Por isso perguntei quem deu autorização para um desaterro mais fundo.
    Tendo o DO autorizado sem prévia negociação agora só tem que pagar o que lhe pedirem
    E ja agora quem é que verificou que o terreno aquela cota nao tinha firmeza suficiente? É que podemos tar perante um empreiteiro esperto
  17.  # 18

Eu não dei a autorização, mas esse não é o problema. Eu quero fazer a obra em segurança. Eu apenas queria ter uma ideia se o valor que me falaram será demasiado alto ou não, se já aconteceu com outras pessoas aqui no fórum, etc.
    Vou seguir o conselho do pickaxe.
    Obrigado :)
  18.  # 19

Colocado por: Paulosousa89Eu não dei a autorização, mas esse não é o problema. Eu quero fazer a obra em segurança. Eu apenas queria ter uma ideia se o valor que me falaram será demasiado alto ou não, se já aconteceu com outras pessoas aqui no fórum, etc.
    Vou seguir o conselho do pickaxe.
    Obrigado :)

O orçamento do empreiteiro foi o mais baixo na sua escolha?
  19.  # 20

Se quer fazer a obra em segurança tem que saber se esse desaterro é mesmo a melhor opção.
    Se não deu autorização para o desaterro quem deu?
    A obra tem fiscalização?

0.0188 seg. NEW