Iniciar sessão ou registar-se
    • iffb
    • 30 dezembro 2009 editado

# 1

Nota do moderador - discussão separada (a pedido do autor) derivada daqui: https://forumdacasa.com/discussion/7704/5/construcao-de-moradia-parada-vila-do-conde-todos-os-passos/

Acho que a questão não está no tamanho das ´coisas´, posses ( você até tinha 6000 para gastar no projecto e especialidades)... há muito mais variáveis em questão...

Porque se responde sempre assim ... se eu pudesse queria uma casa maior, o dobro do terreno um carro alta cilindrada... os m2 que você vai construir já é uma casa muito boa... basta proveitar bem os espaço...

Vou falar num projecto que tenho em mãos, o cliente só tem/ quer gastar 100 mil Euros, fiz o Projecto e vai cumprir religiosamente esse valor e tem 135m2 no piso 0 e cave com os mesmos 135m2... foi/é um desafio interessante.
    Estamos a ultimar o processo para entregar na Câmara, como está num loteamento entra como Comunicação Prévia ou seja entregamos tudo ao mesmo tempo, Arquitectura, Especialidades, dados do construtor, seguros, etc, etc

É um processo bastante interessante, porque fizemos praticamente o projecto/'obra' antes de entrar na Câmara.
    A pesquisa de preços, sistemas construtivo, decisões, reuniões e mais reuniões, pedidos de orçamento etc etc ... E este traobalho tem de ser cobrado e é isto que dá gozo, ver a nossa obra crescer e acompanhá-la e não ser só mais um desenho que se faz...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  1.  # 2

Exactamente...iffb, aconteceu o mesmo cá no atelier.. mas com uma unidade comercial com cerca de 3000m2... o cliente também tinha as suas contas... foi um parto dificil... mas já começou, temos o estaleiro montado... Neste caso nas negociações e acertos dos projectos houve diferênças de preços em cerca de 50 e 70% acima do budget. Ora numa obra de mais de 1.000.000€ fora equipamentos... foi dinheiro bem gasto (comigo), o retorno das negociações deu frutos...
    Há mais tempo, para uma habitação unifamiliar nova ( T1+1 na mezanine), incluindo demolição do existente, com cerca de 120m2, gastou-se dentro do budget, 60.000€...
    Concordam com este comentário: brsimoes
  2.  # 3

Meu caro, iffb

que pena tenho eu de não o ter encontrado antes.

Contactei uma arquitecta para me fazer um projecto de moradia, não tinha intenções de gastar mais de 200.000€. Casa simples, rés-do-chão, arquitectura tipica alentejana. É uma casa em L com 4 quartos, 3 casas de banho, uma sala, 1 escritorio, cozinha, lavandaria, despensa e garagem. Falamos num total em area de construção de 350m2 tudo isto.

A construção ronda 300.000€ sem acabamentos de 1ª, sem aquecimento central e sem AC...... etc... etc.... Não sei que fazer
  3.  # 4

Caro marcojose.. para essa area, possivelmente nunca conseguria por menos de 220.000€... Pediu muitos orçamentos, negociou com o grupo restrito dos "finalistas" do SEU concurso privado?
  4.  # 5

Colocado por: marcojoseMeu caro, iffb

que pena tenho eu de não o ter encontrado antes.

Contactei uma arquitecta para me fazer um projecto de moradia, não tinha intenções de gastar mais de 200.000€. Casa simples, rés-do-chão, arquitectura tipica alentejana. É uma casa em L com 4 quartos, 3 casas de banho, uma sala, 1 escritorio, cozinha, lavandaria, despensa e garagem. Falamos num total em area de construção de 350m2 tudo isto.

A construção ronda 300.000€ sem acabamentos de 1ª, sem aquecimento central e sem AC...... etc... etc.... Não sei que fazer

Pelo que diz 300 parece-me possível de reverter para os 210/220 agora depende se tem algum extra"" que não estejamos a contar.
    se quiser pode colocar aqui o projecto.
    Cumprimentos
  5.  # 6

Caro Fernando,

não coloco o projecto no forum porque acho pouco ético, pois embora seja pago por mim é trabalho de um profissional que pode não gostar. No entanto terei todo o prazer em lho enviar e reunir consigo se for construtor e apresentar disponibilidade para a obra. Adianto que a mesma é para realizar na zona de Portalegre.
  6.  # 7

Colocado por: marcojoseCaro Fernando,

não coloco o projecto no forum porque acho pouco ético, pois embora seja pago por mim é trabalho de um profissional que pode não gostar. No entanto terei todo o prazer em lho enviar e reunir consigo se for construtor e apresentar disponibilidade para a obra. Adianto que a mesma é para realizar na zona de Portalegre.

Não sou construtor sou arquitecto, dizia para colocar aqui para ver se havia algum extra"" em projecto que pudesse tornar mais caro o projecto, por agora não posso ajuda-lo em termos de construtor, apesar de ter ligação a essa zona, mas procure mais construtores mais orçamentos, em princípio consegue mais baixo mas não conte com extras.
  7.  # 8

Colocado por: marcojosenão coloco o projecto no forum porque acho pouco ético, pois embora seja pago por mim é trabalho de um profissional que pode não gostar. .
    Ora essa! :-)
    Então... o projecto desse artista vai ser arquivado num local onde todos o poderão consultar (Câmara),
    a obra vai ser exposta no meio da rua com o nome dele escarrapachado num cartaz e tudo,
    e você está com pruridos de a colocar aqui, no nosso inocente Forum? :-)
  8.  # 9

Colocado por: iffbVou falar num projecto que tenho em mãos, o cliente só tem/ quer gastar 100 mil Euros, fiz o Projecto e vai cumprir religiosamente esse valor e tem 135m2 no piso 0 e cave com os mesmos 135m2... foi/é um desafio interessante.

ESTE PROJECTO é que eu gostava de ver!!

(a ver se ensinamos ao Souto Moura a não baralhar 100mil euros com 100mil contos!)
  9.  # 10

e eu atentar fazer uma para um cliente de 100m2 e nao consigo esse valor...
  10.  # 11

Colocado por: iffb

Vou falar num projecto que tenho em mãos, o cliente só tem/ quer gastar 100 mil Euros, fiz o Projecto e vai cumprir religiosamente esse valor e tem 135m2 no piso 0 e cave com os mesmos 135m2... foi/é um desafio interessante.
    Estamos a ultimar o processo para entregar na Câmara, como está num loteamento entra como Comunicação Prévia ou seja entregamos tudo ao mesmo tempo, Arquitectura, Especialidades, dados do construtor, seguros, etc, etc

Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas

E eu que queria fazer uma obra de 250m2 (sem o anexo) por esse valor e disseram que era avariado dos miolos...enfim, já não percebo nada.
    • iffb
    • 30 dezembro 2009

# 12

Vou explicar mais um pouco como consegui os 100 mil€, todos nós temos os nossos contactos e foi o que fiz... puz mãos à obra

1º Vou ser eu e o cliente a gerir/contratar as empreitadas (poupa-se imenso), começei por contactar, individuos da cofragem e ferro, para saber quanto levam de mão de obra.

2º Já tenho estimativa de betão e ferro, vamos comprar directamente com desconto...
    Só para terem a ideia, pediu-se a um construtor para fazer a cave e levantar a estrutura, demos os dados necessários... conseguimos por metade, sim metade do preço que ele deu... o ferro e o betão é o mesmo, o que está em causa é a mão-de-obra...

3º Começamos a ver preços de electricista/canalisador, etc, etc, as especialidades

4º Começamos a ver materiais... nós Arquitectos até temos uns bons descontos... só temos que usar isso em proveito do nosso cliente, vou ter uma peça controlada mas com alguns materiais porreiros... o que me interessa é servir bem o cliente, podia tirar proveito desses descontos para mim, mas o que me interessa é ter a casa construida. O que interessa é que no final o cliente passe a palavra do nosso trabalho é assim que eu encaro a minha Profissão.

E vamos construir bem, isto é, apostar num bom isolamento térmico ( sistema ETICS ) e bons caixilhos, Isto foi uma premissa do cliente.

Depois de cozinhar isto tudo ainda dá para usar Corian na ilha da cozinha, o único 'luxo'

Claro que isto tudo tem o seu tempo... os Projectos não são como chouriços 'que são só encher para dentro'
    • iffb

# 13

Planta Cave
    • iffb

# 14

Piso 0
  11.  # 15

Colocado por: iffbVou falar num projecto que tenho em mãos, o cliente só tem/ quer gastar 100 mil Euros, fiz o Projecto e vai cumprir religiosamente esse valor e tem 135m2 no piso 0 e cave com os mesmos 135m2... foi/é um desafio interessante.

E como está a pensar garantir isso, se não é indiscrição?

E se não for possível, você mete o resto do dinheiro ou paga o cliente?

Se você o conseguir e o demonstrar aqui no Fórum, eu pago um Almoço a quem quiser aparecer. E olhe que eu sou conhecido por seu um gajo agarradissimo ao dinheiro que até discute com os patrões porque não quero baixar preços e eles querem.

370€/m2? Com cave? A escravatura foi restabelecida?
    • iffb
    • 31 dezembro 2009

# 16

Isto são plantas do EP que tenho aqui em casa, as finais estão no atelier...

Acreditem, foi um desafio bastante interessante mas é aí que está os fascinante da nossa profissão, não fazemos só 'rabiscos' usamos a cabeça para muito mais...

E no final o dinheiro dá para todos os intervenientes... é uma questão de gestão...
    Acabamos por ser o empreiteiro, temos nós/cliente a dor de cabeça, e no final da obra o lucro que geralmente é do empreiteiro fica para o cliente...
  12.  # 17

Colocado por: iffbAcabamos por ser o empreiteiro, temos nós/cliente a dor de cabeça, e no final da obra o lucro que geralmente é do empreiteiro fica para o cliente...

E acha que esse lucro é assim tão grande que consegue baixar dessa forma o preço? Já fizeram um orçamento?

Colocado por: iffbE no final o dinheiro dá para todos os intervenientes... é uma questão de gestão...

Só vejo fé. Gestão é baseada em números enquanto a fé se baseia em acreditar ou não.

Mas ok, vou sair da discussão senão acabamos como em todas as outras. Todos dizem que vão fazer, mas ainda ninguém disse que o fez
    • iffb
    • 31 dezembro 2009

# 18

Caro Paulo Correia,

Não faça as contas dessa maneira, sabe muito bem que o preço de cave é diferente do Piso 0, e como disse atrás o trabalho de casa foi feito previamente e terei todo o gosto de vir cá falar desta obra...

E terei todo o prazer nesse almoço, não me vou esquecer e o meu cliente tb não, adoramos bons almoços...
  13.  # 19

Boas

1º Vou ser eu e o cliente a gerir/contratar as empreitadas (poupa-se imenso), começei por contactar, individuos da cofragem e ferro, para saber quanto levam de mão de obra.

Nesse caso terá de começar por arranjar um empreiteiro que lhe ceda o alvará e assuma a responsabilidade por um trabalho que não vai realizar; e ainda um director técnico da obra ou seja, o director técnico do empreiteiro, que alinhe nisso; e ainda um coordenador de segurança que feche os olhos. Talvez seja útil pensar no que fazer se a fiscalização apertar e rezar para que não haja nenhum acidente, caso em que as companhias de seguros são as primeiras a retirar de cena.

2º Já tenho estimativa de betão e ferro, vamos comprar directamente com desconto...
    Só para terem a ideia, pediu-se a um construtor para fazer a cave e levantar a estrutura, demos os dados necessários... conseguimos por metade, sim metade do preço que ele deu... o ferro e o betão é o mesmo, o que está em causa é a mão-de-obra...

Acha então que a margem de lucro dos empreiteiros é desse calibre? ou a diferença está nos descontos para a S. Social e no IVA?

.. os Projectos não são como chouriços 'que são só encher para dentro'

É verdade, mas olhe que a execução da obra em si também não. E a orçamentação de uma obra também não, embora às vezes possa parecer.

Em todo o caso faço votos para que tudo corra pelo melhor e espero que vá dando notícias sobre o desenrolar da obra.

cumps
    josé Cardoso
    • iffb
    • 31 dezembro 2009

# 20

Acabei de ler o seu ultimo post,
    Como deve ter lido atrás disse que contactamos um empreiteiro só para dar preço para levantar a estrutura ou seja Cofragem+betão+ferro+mão-de-obra, o orçamento dele é o dobro daquele que temos...
    Nesta profissão vamos adquirindo vários contactos e daí nada melhor que ter reunião com essas pessoas...
    Falamos com o Carpinteiro de toscos, com o do ferro, sabemos o preço do m3 de betão e do kg ferro (estes dois ultimos pusemos um preço por alto pq estão sempre a oscilar) e deu metade do preço que o empreiteiro deu, mesmo metade.

0.0246 seg. NEW