Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    O videoporteiro da minha casa deixou de dar imagem. De quem é a responsabilidade da reparação: condomino ou condominio?

    Obrigado
    • AMVP
    • 19 abril 2022

     # 2

    dependerá da causa da avaria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Naticave1
  2.  # 3

    como detetar a causa? Acho que só o meu está avariado.
  3.  # 4

    Colocado por: Naticave1Olá

    O videoporteiro da minha casa deixou de dar imagem. De quem é a responsabilidade da reparação: condomino ou condominio?

    Obrigado


    Meu estimado, pese embora a imperatividade do nº 1 do art. 1421º do CC...

    1. São comuns as seguintes partes do edifício:
    a) O solo, bem como os alicerces, colunas, pilares, paredes mestras e todas as partes restantes que constituem a estrutura do prédio;
    b) O telhado ou os terraços de cobertura, ainda que destinados ao uso de qualquer fracção;
    c) As entradas, vestíbulos, escadas e corredores de uso ou passagem comum a dois ou mais condóminos;
    d) As instalações gerais de água, electricidade, aquecimento, ar condicionado, gás, comunicações e semelhantes.

    ... dimana do nº 3 do art. 1424º do CC que: "As despesas relativas às partes comuns do prédio que sirvam exclusivamente algum dos condóminos ficam a cargo dos que delas se servem".

    Destarte, prima facie, se a avaria ocorreu no equipamento sito no interior da sua fracção, cabem-lhe a si as despesas com a requerida reparação/substituição. Porém, se a avaria ocorreu algures no sistema de comunicação (leia-se, em local exterior à sua fracção autónoma), a responsabilidade é do condomínio (cfr. art. 1420, nº 2 do CC). Pessoalmente, inclino-me por esta interpretação.

    No entanto, em face da imperatividade do sistema de comunicação, onde o telefone se inclui, e sem o qual o sistema não funciona, não me choca que, se se provar que a avaria não se deveu a um uso negligente do condómino, deva ser o condomínio a suportar a reparação/substituição. Neste caso, esta regra aplicar-se-á aos sistema de comunicação de todos os condóminos aquando de uma avaria - é este o "sistema" que, por força do regulamento, vigora, por minha sugestão, no "meu" prédio...


    https://apropriedadehorizontal.blogspot.com
  4.  # 5

    Colocado por: Naticave1Olá

    O videoporteiro da minha casa deixou de dar imagem. De quem é a responsabilidade da reparação: condomino ou condominio?

    Obrigado

    É fácil, se o seu não funciona e os outros vizinhos funcionam o problema é seu.
    Se a avaria é para todos repara o condominio.
    Concordam com este comentário: AMVP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Naticave1
    • AMVP
    • 19 abril 2022

     # 6

    Vou-lhe dar o meu exemplo, o fio do intercomunicador estragou-se, pelos vistos terá sido o cão do proprietário anterior, e com isto não havia campainha na minha casa, para além de obviamente não conseguir falar com ninguém, que culpa é que o condomínio tinha?

    Mas tb lhe digo, se é proprietário de uma fração tb paga para o dito condomínio e se todos substituírem à conta no fim você tb pagou diretamente, sim eu sei que é diluído no tempo.

    O que fiz na altura foi procurar no olx algum usado, lá encontrei um que comprei a um senhor que quando são substituídos ele fica com eles e procede às reparações necessárias, caso aplicável. Cheguei a casa, coloquei no local e pronto tudo a funcionar, ficou por menos de um quarto do preço do fornecedor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Naticave1
 
0.0123 seg. NEW