Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não tinha conhecimento e andei a pesquisar e fiz contrato com a SU eletricidade.
    Deixo aqui a formula.

    Decreto-Lei n.º 76/2019
    Artigo 8.º
    Norma transitória
    4 - Nos casos referidos no n.º 1, a remuneração da energia elétrica fornecida à RESP é calculada de acordo com a seguinte expressão:
    Rm(índice PREi, m) = E(índice PREi, m) x Prm(índice MIBEL-PT, m) - Enc(índice PREi, m)
    sendo:
    a) «Rm(índice PREi, m)» - A remuneração da energia elétrica fornecida à RESP pelo produtor i no mês «m», em (euro);
    b) «E(índice PREi, m)» - A energia elétrica fornecida à RESP pelo produtor i no mês «m», em kWh;
    c) «Prm(índice MIBEL-PT, m)» - A média aritmética simples dos preços horários de fecho do mercado diário, afetos à área portuguesa do Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), publicados pelo Operador do Mercado Ibérico, polo espanhol (OMIE), ajustada ao perfil de produção do produtor i, relativos ao mês «m», em (euro)/kWh;
    d) «Enc(índice PREi, m)» - Os encargos, nos termos definidos pela ERSE, suportados com a representação em mercado do produtor i, nomeadamente os desvios à programação, devido à participação na área portuguesa do MIBEL, a tarifa de acesso à rede e outros encargos, relativos ao mês «m», em (euro);
    e) «m» - O mês a que se refere a contagem da energia elétrica fornecida à RESP pelo produtor i.


    https://sueletricidade.pt/pt-pt/contrato-facilitador-mercado
    • RMDR
    • 10 outubro 2023

     # 2

    "ajustada ao perfil de produção do produtor i, relativos ao mês «m», em (euro)/kWh;"

    Isto trocado em miúdos, o que significa?

    Quanto lhe pagam em média? O seu contrato é indexado certo?
  2.  # 3

    Colocado por: RMDR"ajustada ao perfil de produção do produtor i, relativos ao mês «m», em (euro)/kWh;"

    Isto trocado em miúdos, o que significa?

    Quanto lhe pagam em média? O seu contrato é indexado certo?

    Fiz contrato agora com a SU, mas vi na fatura de outro cliente da SU que em Setembro pagaram 0,0884€/kWh.
    Na Luzboa, em Agosto pagaram à volta dos 0,02€/kWh...
    Na SU é só indexado, não tem valores fixos. Fixos pode ir para a Ezu que paga o valor fixo mais alto 0,07€/kWh mas só aceitam acima dos 3kVA se não for clientes deles.
  3.  # 4

    A ultima analise que fiz ao mercado de venda de excedentes tinha este resumo.

    Na altura não consegui muitas informações sobre a faturação da SU.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      Captura de ecrã 2023-10-10 164802.png
  4.  # 5

    Colocado por: BigmouseA ultima analise que fiz ao mercado de venda de excedentes tinha este resumo.

    Na altura não consegui muitas informações sobre a faturação da SU.
      Captura de ecrã 2023-10-10 164802.png

    E no final por qual optou?
    • RMDR
    • 10 outubro 2023

     # 6

    Colocado por: BigmouseA ultima analise que fiz ao mercado de venda de excedentes tinha este resumo.

    Na altura não consegui muitas informações sobre a faturação da SU.
      Captura de ecrã 2023-10-10 164802.png

    Agora não está a fugir muito disso.
    Dado que não consigo fazer tarifa fixa com a EZU talvez opte pela Energia Simples indexada.
  5.  # 7

    Para os meus pais optei pela EZU, porque não obtive informação suficiente para decidir ou não pela SU.

    Colocado por: fpacardoso
    E no final por qual optou?
      • eu
      • 10 outubro 2023

       # 8

      Eu optei pelo indexado, mas se fosse agora escolhia o valor fixo de 7 cêntimos por KWh
    •  # 9

      Colocado por: euEu optei pelo indexado, mas se fosse agora escolhia o valor fixo de 7 cêntimos por KWh

      Depende sempre do indexado que se refere, ou seja a que empresa ou fórmula de cálculo que é utilizada.
      Quando escolhi a Luzboa, era quem pagava mais, no entanto mudaram as regras como quiseram e não se importam de perder clientes, a única solução que apresentam é rescindir o contrato.
      • SACS
      • 10 outubro 2023

       # 10

      Por acaso hoje também estive analisar média horária da omie e como tenho contrato de venda indexado com a ezu.
      Vou ter de configurar o inversor para carregar a bateria sempre depois das 11h.
      É que as primeiras horas do dia/sol são sempre as mais "caras" e em contrapartida as últimas horas do dia/sol são mais "económicas".
      São trocos, sim! Mas são trocos a somar aos trocos que no total anual espero conseguir fatura de electricidade zero.
      Concordam com este comentário: fpacardoso
    •  # 11

      Já dizia a minha avó, trocos a trocos, enches o porco mealheiro :D
    •  # 12

      Alguém me pode informar em termos práticos se compensa? Vi num anúncio de uma venda de casa que uma moradia com 14 painéis solares (de 350W) anunciava que recebiam da EDP 600 € mas calculo que faltou indicarem que era anual, estava à procura do anúncio mas julgo que já foi vendida.

      Um dos meus futuros objetivos era a auto-suficiência elétrica recorrendo a baterias e pelo que já tinha consultado, tinha visto muitas opiniões de que sim.. tem de se abrir atividade nas finanças, impacta o IRS e que não compensava.

      Para quem tem seria possivel informar quantos paineis solares têm, se têm baterias e quais os rendimentos em euros de venda por mês?

      Agradecido
    •  # 13

      Colocado por: PedroMSAlguém me pode informar em termos práticos se compensa? Vi num anúncio de uma venda de casa que uma moradia com 14 painéis solares (de 350W) anunciava que recebiam da EDP 600 € mas calculo que faltou indicarem que era anual, estava à procura do anúncio mas julgo que já foi vendida.

      Um dos meus futuros objetivos era a auto-suficiência elétrica recorrendo a baterias e pelo que já tinha consultado, tinha visto muitas opiniões de que sim.. tem de se abrir atividade nas finanças, impacta o IRS e que não compensava.

      Para quem tem seria possivel informar quantos paineis solares têm, se têm baterias e quais os rendimentos em euros de venda por mês?

      Agradecido

      Vai depender de caso para caso.
      Que potencia tem instalada, que potencia vai consumir, se vai meter baterias ou não.
      Na minha opinião, vender excedente compensa sempre, mesmo que só receba 5€ por mês, é lucro que não recebia se fosse para a rede a custo zero.
      Se trabalhar por conta de outrem não tem problema no IRS, e julgo que mesmo por conta própria tem um limite de 1000€ anuais.
      • eu
      • 11 outubro 2023 editado

       # 14

      Colocado por: PedroMSAlguém me pode informar em termos práticos se compensa?


      Tenho 5 KW de paineis (4 KW inversor), sem baterias, e recebo em média uns 25 € por mês.

      Para mim compensa, pois são 25 € que caem todos os meses sem trabalho nenhum.

      Ah, e estes ganhos estão isentos de IVA e IRS.
    •  # 15

      Colocado por: eu
      Para mim compensa, pois são 25 € que caem todos os meses sem trabalho nenhum.


      O único trabalho que teve foi ganhar dinheiro para instalar 5kw de painéis para render 25€ por mês.
    •  # 16

      Tenho 5 KW de paineis (4 KW inversor), sem baterias, e recebo em média uns 25 € por mês.

      Para mim compensa, pois são 25 € que caem todos os meses sem trabalho nenhum.

      Ah, e estes ganhos estão isentos de IVA e IRS.


      Obrigado.
      Posso perguntar porquê sem baterias?
      Não evitaria ter de pagar qualquer electricidade abatendo parte dos 25€?
    •  # 17

      Colocado por: PedroMS

      Obrigado.
      Posso perguntar porquê sem baterias?
      Não evitaria ter de pagar qualquer electricidade abatendo parte dos 25€?


      É quase impossível rentabilizar as baterias.
    •  # 18

      É quase impossível rentabilizar as baterias.


      Ok, mas fico com uma dúvida.

      Dando este exemplo, portanto 7000 € por 10 painéis, inversor e 5 baterias de litio.
      https://www.wccsolar.net/product-page/kit-solar-48v-4000w-h%C3%ADbrido-litio?lang=pt
      A adicionar o trabalho do instalador e suportes, penso que podemos arrendondar para 8000 €?

      Se tiver atualmente consumo de 60 €/mês de eletricidade e poder vender ainda excendente de 25 €/mês será 60 € de poupança e 25 € que se recebe. Portanto 85€/mês quando combinados, 1020 € num ano. O que significaria 8 anos para "pagar" o investimento, claro que estamos a excluir manutenção necessária. Este meu pensamento está correto?

      Se for ao abrigo do fundo ambiental então compensará mais.
    •  # 19

      Então avance.
    •  # 20

      Colocado por: PedroMS

      Ok, mas fico com uma dúvida.

      Dando este exemplo, portanto 7000 € por 10 painéis, inversor e 5 baterias de litio.
      https://www.wccsolar.net/product-page/kit-solar-48v-4000w-h%C3%ADbrido-litio?lang=pt
      A adicionar o trabalho do instalador e suportes, penso que podemos arrendondar para 8000 €?

      Se tiver atualmente consumo de 60 €/mês de eletricidade e poder vender ainda excendente de 25 €/mês será 60 € de poupança e 25 € que se recebe. Portanto 85€/mês quando combinados, 1020 € num ano. O que significaria 8 anos para "pagar" o investimento, claro que estamos a excluir manutenção necessária. Este meu pensamento está correto?

      Se for ao abrigo do fundo ambiental então compensará mais.


      Faça outras contas.
      Com metade desse dinheiro meta 4 a 6 kWh em painéis, e venda o excesso da produção à rede, em menos de quatro anos tem investimento pago.
      Quer pela poupança no autoconsumo
      Quer na venda energia à redw
      Concordam com este comentário: dom123, eu
     
    0.0287 seg. NEW