Iniciar sessão ou registar-se
    • MDLM
    • 19 abril 2022

# 1

Boa tarde.
    Gostaria que me esclarecessem uma dúvida.
    Vou vender minha moradia para comprar outra.
    Sendo que vou vender minha moradia a um valor mais alto do que quando a comprei.
    O dinheiro de lucro será para pagar a imobiliária, mais a escritura da nova moradia e o restante será para reenvestir no novo crédito habitação permanente (mais valias).
    A moradia nova que compraremos será superior ao valor da nossa moradia vendida.
    A minha dúvida é, desse lucro, poderei eu tirar uma parte , sendo 1000€ ou 10.000€ ? Ou se o fizer, terei que no próximo IRS pagar metade desse valor? Pois gostaríamos de fazer uns melhoramentos na moradia nova mas não queríamos ter surpresas na altura do IRS.
    Alguém que me saiba dizer a certeza ? Obrigado.
  1.  # 2

nao paga metade, metade é considerado rendimento colectavel e é adicionado ao seus restantes rendimentos, havendo (ou nao) uma alteracao da taxa de IRS global
  2.  # 3

O valor que teve de "lucro" tem que o reinvestir na totalidade sem empréstimo bancário. Senão o fizer será taxado em mais valias. Se procurar no Google tem um simulador que lhe calcula o valor.
  3.  # 4

Não é o rendimento q teve de lucro, é todo o resultado da venda que fez, subraindo crédito a habitação que tenha liquidado na venda

0.0086 seg. NEW