Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Moro em Lisboa e acabei de instalar este filtro debaixo da bancada da minha cozinha para tirar o sabor a cloro e reter algumas particulas solidas que por vezes encontrava na água,sempre que fazia um chá ou colocava água num tacho para cozer. A verdade é resolvi as duas coisas que me incomodavam e a água está francamente melhor, mas após 1 ano de água filtrada agora não consigo encontrar quem me venda os elementos filtrantes para substituição.
    Alguém conhece alguma loja on line com fotos e medidas destes filtros?
      ESQUEMA ANTICALC COPO.JPG
    • naar
    • 12 janeiro 2010

     # 2

  2.  # 3

    Olá Francisco.

    Conheço uma empresa em lisboa que fornece esse tipo de filtros e outros mais completos a óptimos preços. Eu tenho um de osmose inversa e estou muito satisfeita com o filtro e o serviço da empresa. Se precisar espreite:

    www.filtrosdeagua.com.pt

    Cumprimentos

    Ana Simoes
  3.  # 4

    Ató o Aki ou Leroy e Merlin têm desses filtros e recargas.
  4.  # 5

    Colocar um filtro por osmose inversa em Lisboa, é jogar dinheiro à rua...
    Experimente em lojas que vendam filtros para piscinas.
  5.  # 6

    Resposta a sussurro:
    Porque a água da EPAL tem mais controlo de qualidade que a produção de qualquer componente desses filtros... Isto para ser mauzinho :-)
    Custa-me ver os esquemas, ainda que por vezes inocentemente (neste caso o mesmo que burrice), que são mostrados às pessoas para comprarem esses filtros.
    Só uma água sem sais nenhuns é que passavam no famoso teste dos electrólitos (aquele que começam a aparecer umas coisas pretas ou brancas numa peça de metal).
    Quem vê aquelas apresentações, e que tem umas noções de hidroquímica, apercebe-se que um fabricante resolveu vender os tais sistemas de filtragem a pessoas com abastecimento público, então entregou umas receitas a uns vendedores, que, sem saberem, estão a enganar o pessoal com testes que até fariam a água do Luso imprópria para consumo!
  6.  # 7

    Colocado por: jnascimentoResposta a sussurro:
    Porque a água da EPAL tem mais controlo de qualidade que a produção de qualquer componente desses filtros... Isto para ser mauzinho :-)
    Custa-me ver os esquemas, ainda que por vezes inocentemente (neste caso o mesmo que burrice), que são mostrados às pessoas para comprarem esses filtros.
    Só uma água sem sais nenhuns é que passavam no famoso teste dos electrólitos (aquele que começam a aparecer umas coisas pretas ou brancas numa peça de metal).
    Quem vê aquelas apresentações, e que tem umas noções de hidroquímica, apercebe-se que um fabricante resolveu vender os tais sistemas de filtragem a pessoas com abastecimento público, então entregou umas receitas a uns vendedores, que, sem saberem, estão a enganar o pessoal com testes que até fariam a água do Luso imprópria para consumo!



    x2
    tb trabalho numa firma municipal de aguas
    e realmente o que escreve é verdade aqui tb já tive casos de vendedores que se fizeram passar por funcionarios da minha firma e tentar vender esses filtros, mas ainda houve quem telefonasse e demos todos as ajudas possiveis pra nao serem enganadas, nao foi nem duas mas muitas vezes
  7.  # 8

    Olá c_florido.

    Pode-me explicar que produtos utilizam na vossa empresa para tornar a água "potável"?
    Já agora, a firma para a qual trabalha analisa a água que sai na torneira de todas as habitações da area que abastece?
    E aproveitando, sabe de que materiais são contituidas as condutas que levam a água "tratada" à sua casa?


    Não acha que está a fazer uma confusão entre vendedores intrujas e um produto desnecessário?
    Tal como tem colegas que trabalham mal e não olham a meios para atingirem os fins, não que dizer que a sua firma preste um mau serviço, certo?


    Faça uma experiencia, mande analisar a agua da sua canalização num laboratório certificado....


    Espero não estar a fazer nenhuma pergunta indiscreta acerca da sua actividade profissional.
    Aguardo resposta...
  8.  # 9

    ana marinha
    não foi a mim que fez a pergunta mas vou contribuir para a discussão.

    hoje em dia as empresas produtoras e distribuidoras de água para consumo humana têm a sua actividade bastante vigiada.
    obviamente que poderão ocorrer elementos numa água resultante de canalizações antigas, mas nunca será esta a razão para se colocar um sistema de tratamento de água em casa.
    para um aparelho, seja por osmose inv., troca iónica, ozonização, UV... retirar esses elementos, terá que retirar a quase totalidade dos iões da água, tornando-as mais próximas de água destilada, ou das ultra puras, do que das água engarrafada (estas, apesar da pouca concentração de elementos, têm sempre algumas concentrações benéficas para a saúde - para uma água ser considerada mineral terá, entre outras coisas, que ter comprovado a sua contribuição para a melhoria de saúde). E se há coisa que não faz nada bem é beber água próxima da destilada. Assim como não convém beber apenas água engarrafada (do tipo hipossalinas, ou leves , que são quase todas em Portugal, excepto a de Monchique e mais uma ou duas)

    eu não sou completamente contra esses sistemas (alguns), para quem não tem outra hipótese senão beber água de uma captação própria (furo, poço, etc.) é uma questão a ver. no que diz respeito a distribuição pública é que não concordo, é errado porque faz mal à saúde e é dinheiro mal gasto.

    penso que discutir se há abuso por parte dos vendedores não elucida as pessoas, sei que isso acontece, mas vamos admitir que são criminosos (abuso de qualquer coisa) e existe maus em todo o lado. como já referi anteriormente, o problema dos vendedores é estarem a fazer testes em casa das pessoas que nunca poderiam comprovar se a água é potável ou não, mas convencidos que é possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ema22
  9.  # 10

    Colocado por: jnascimentoana marinha
    não foi a mim que fez a pergunta mas vou contribuir para a discussão.

    hoje em dia as empresas produtoras e distribuidoras de água para consumo humana têm a sua actividade bastante vigiada.
    obviamente que poderão ocorrer elementos numa água resultante de canalizações antigas, mas nunca será esta a razão para se colocar um sistema de tratamento de água em casa.
    para um aparelho, seja por osmose inv., troca iónica, ozonização, UV... retirar esses elementos, terá que retirar a quase totalidade dos iões da água, tornando-as mais próximas de água destilada, ou das ultra puras, do que das água engarrafada (estas, apesar da pouca concentração de elementos, têm sempre algumas concentrações benéficas para a saúde - para uma água ser considerada mineral terá, entre outras coisas, que ter comprovado a sua contribuição para a melhoria de saúde). E se há coisa que não faz nada bem é beber água próxima da destilada. Assim como não convém beber apenas água engarrafada (do tipo hipossalinas, ou leves , que são quase todas em Portugal, excepto a de Monchique e mais uma ou duas)

    eu não sou completamente contra esses sistemas (alguns), para quem não tem outra hipótese senão beber água de uma captação própria (furo, poço, etc.) é uma questão a ver. no que diz respeito a distribuição pública é que não concordo, é errado porque faz mal à saúde e é dinheiro mal gasto.

    penso que discutir se há abuso por parte dos vendedores não elucida as pessoas, sei que isso acontece, mas vamos admitir que são criminosos (abuso de qualquer coisa) e existe maus em todo o lado. como já referi anteriormente, o problema dos vendedores é estarem a fazer testes em casa das pessoas que nunca poderiam comprovar se a água é potável ou não, mas convencidos que é possível.



    nem mais eu trabalho numa firma municipal mas não lhe digo qual

    alem disso sei bem quantos são gastos em tratamento da agua e os sistemas alem disso temos laboratório em que todos os clientes podem fazer analises a sua agua mais lhe digo acerca desses vendedores que se andavam a fazer de funcionários da nossa firma alguns deles tem processos em tribunal a conta do que fizeram , qualquer assunto tem de ser bem discutido mas assim que encontrar um vendedor honesto e sincero me apresente a pessoa que terei todo o gosto em negociar com o dito ,
    acrescento ainda o facto de na minha firma fazermos descargas programadas todos os dias em topos de linha que é onde se acumula mais detritos alem disso temos equipas sempre a verificar o estado de condutas , alem de muito mais que não vou estar a descrever tb temos dois funcionários a fazer teste bacteriologicos e de ph a agua diariamente em vários pontos da nossa rede

    em resposta a penúltima parte antigamente eu andava no barro nas terras de cultivo dos meus avós em poços bebi muita agua das ribeiras e poços e minas e até hoje 100 cento saudável as pessoas agora são protectoras demais descontrai e viva a vida e o que esta lhe tem pra oferecer pois em relação a agua canalizada somos mais controlados que possa imaginar
  10.  # 11

    Viva.

    Vou aproveitar esta discussão para esclarecer as minhas dúvidas:

    Eu estou a pensar colocar uma torneira de água filtrada na minha cozinha. O filtro seria um simples filtro da Brita (ou similar) apenas para retirar/reduzir o sabor da água.
    Não me preocupa bactérias nem doenças pq sei que a água da companhia já tem os tratamentos necessários. A única coisa que me chateia é o sabor a... bem... a água da companhia :P

    Muitos frigoríficos, etc já são vendidos equipados com este tipo de filtros pelo que deduzo que não façam grande mal à saúde.

    Que dizem? Posso colocar um filtro destes à vontade? Ou então o que sugerem para melhorar o gosto da água?
  11.  # 12

    Será que a "ana marinha" conhece muito bem a empresa porque até trabalha lá??
    ou será que foi das que comprou um, e agora quer agarrar-se a qualquer justificação para a compra?

    O que sei é que quando era novo os meus pais tinham um filtro de ceramica, que se não fosse limpo muito frequentemente até algas criava. E nunca notamos beneficios dele...

    Curiosamente Osmose inversa é tão potente que é utilizada para retirar o sal à agua do mar. Assim como já foi dito sai agua quase destilada, que não faz bem beber regularmente!

    Sim, acredito que em alguns pontos a qualidade da agua poderá não ser boa e ai poderá ter logica um sistema de filtragem, mais simples , mas para a maioria dos casos é só marketing !!
    •  
      bio
    • 9 julho 2010

     # 13

    Como achei interessante este tema, vou dar o meu acrecento.

    Para começar não sou comercial de qualquer marca ou não represento qualquer companhia privada ou estatal, directa ou indirectamente ligada às redes de abastecimento de água dita canalizada.

    Em relação à qualidade da água tratada pelas companhias ou empresas de abastecimento, digamos assim, acredito que seja de qualidade pois a maioria delas está certificada e é controlada por entidades externas ou possuem laboratórios de controlo de qualidade. Além disso a certificação é um processo contínuo.
    Agora no que respeita à qualidade da água que chega à casa das pessoas depois de sair do tratamento, já é outra conversa.
    Aqui anexo uma fotografia de uma bateria de filtros mecânicos (60 e 50 micras de poro das membranas) cuja cor resulta do uso doméstico após 3 dias de instalação.
    Para informação: concelho de Sintra.
    O prédio é novo mas a canalização da rua já não direi a mesma coisa.
    Este exemplo é só um de alguns que tive a "felicidade" de presenciar. Desde o Norte, ao centro e Sul de Portugal.
    Não sou a favor de uso de aparelhos de osmose inversa para consumo directo por seres humanos, pois:
    - Este sistema retira basicamente quase todos "os compostos" da água, deixando só passar água, o que é contra pruducente uma vez que água tem sais, mesmo a doce, e ao se beber essa água dita tratada, iremos fazer com que, por exemplo ao nível do intestino grosso, onde ocorre a maior absorção de água no sistema digestivo,ocorra passagem de sais do nosso corpo para essa água, por osmose. Isto tudo dito de um grosso modo.
    Além do facto de que este sistema tem um desperdicio de água enorme.

    Para mim nada como um sistema de filtração mecânico, (baterias de filtros de polipropileno) e outro para filtração química (metais pesados, poluentes orgânicos e inôrganicos).
    Existem com cones transparentes, opacos e cantos e gastos ao fado.
    Simples, eficazes e com resultados bastantes positivos.

    Isto tudo porquê?
    A problemática prende-se na esmagadora maioria das vezes com a qualidade de tubagens após a saída da água da zona de tratamento.

    Em relação aos comerciais: Só compra quem quer.
    O problema é que muitas das vezes as pessoas vão nas lengalengas deles, apesar de que ainda existem bons profissionais. Mas nos dias que correm, o que muitas pessoas não fazem é darem-se ao trabalho de se informarem ou procurarem ajuda, antes de avançarem com a compra ou aquisição do que quer que seja.
    A informação é uma arma muito boa.
    Eu já tive uma vez um comercial de sistemas de tratamento de água potável a expor o seu produto e após lhe ter feito 2 perguntas, aconteceu o seguinte:
    - Fico a olhar para mim
    - A conversa ficou curta pois apercebeu-se que não estava a falar com um pato.


    Bio
      Filtros 60 e 50 micras.JPG
  12.  # 14

    Essas empresas de filtros de osmose que vão a casa fazem o teste da electrólise onde aparece aquele resíduo preto (até a água do Luso teria esse resíduo) e depois têm o desplante de pedir mais de 2000 Euros pelo sistema, com uma mensalidade de 100 Euros. Mas esta gente não se enxerga? Por esse dinheiro podia usar água do Luso até ao fim da vida e ainda poupava. Na ultima vez a minha rua foi invadida por uma equipa de raparigas jeitosas, a atacar todas as casas a tentar vender o sistema.
  13.  # 15

    Que as tubagen antigas libertam residuos e que esse tipo de filtros os apanha, não tenho duvidas, agora se esses minerais fazem mal??? Maioritariamente deve ser oxidos de ferro, algum calcario, e pouco mais...

    Não esquecer das culturas de algas e bacterias que chamam a esses filtros:casa!!

    E olhe que o que os meus pais tinham , ficava verde... era só uma questão de tempo!


    Colocado por: bioComo achei interessante este tema, vou dar o meu acrecento.

    Para começar não sou comercial de qualquer marca ou não represento qualquer companhia privada ou estatal, directa ou indirectamente ligada às redes de abastecimento de água dita canalizada.

    Em relação à qualidade da água tratada pelas companhias ou empresas de abastecimento, digamos assim, acredito que seja de qualidade pois a maioria delas está certificada e é controlada por entidades externas ou possuem laboratórios de controlo de qualidade. Além disso a certificação é um processo contínuo.
    Agora no que respeita à qualidade da água que chega à casa das pessoas depois de sair do tratamento, já é outra conversa.
    Aqui anexo uma fotografia de uma bateria de filtros mecânicos (60 e 50 micras de poro das membranas) cuja cor resulta do uso doméstico após 3 dias de instalação.
    Para informação: concelho de Sintra.
    O prédio é novo mas a canalização da rua já não direi a mesma coisa.
    Este exemplo é só um de alguns que tive a "felicidade" de presenciar. Desde o Norte, ao centro e Sul de Portugal.
    Não sou a favor de uso de aparelhos de osmose inversa para consumo directo por seres humanos, pois:
    - Este sistema retira basicamentequasetodos "os compostos" da água, deixando só passar água, o que é contra pruducente uma vez que água tem sais, mesmo a doce, e ao se beber essa água dita tratada, iremos fazer com que, por exemplo ao nível do intestino grosso, onde ocorre a maior absorção de água no sistema digestivo,ocorra passagem de sais do nosso corpo para essa água, por osmose. Isto tudo dito de um grosso modo.
    Além do facto de que este sistema tem um desperdicio de água enorme.

    Para mim nada como um sistema de filtração mecânico, (baterias de filtros de polipropileno) e outro para filtração química (metais pesados, poluentes orgânicos e inôrganicos).
    Existem com cones transparentes, opacos e cantos e gastos ao fado.
    Simples, eficazes e com resultados bastantes positivos.

    Isto tudo porquê?
    A problemática prende-se na esmagadora maioria das vezes com a qualidade de tubagens após a saída da água da zona de tratamento.

    Em relação aos comerciais: Só compra quem quer.
    O problema é que muitas das vezes as pessoas vão nas lengalengas deles, apesar de que ainda existem bons profissionais. Mas nos dias que correm, o que muitas pessoas não fazem é darem-se ao trabalho de se informarem ou procurarem ajuda, antes de avançarem com a compra ou aquisição do que quer que seja.
    A informação é uma arma muito boa.
    Eu já tive uma vez um comercial de sistemas de tratamento de água potável a expor o seu produto e após lhe ter feito 2 perguntas, aconteceu o seguinte:
    - Fico a olhar para mim
    - A conversa ficou curta pois apercebeu-se que não estava a falar com um pato.


    Bio
      Filtros 60 e 50 micras.JPG
    •  
      bio
    • 9 julho 2010

     # 16

    Tem razão no que diz.

    Mas para o caso das algas, isto é microalgas de água doce (ou tanto poderiam ser de água salgada) não crescem nem se reproduzem na ausência de luz. Para isso tem cones opacos para estes filtros de cartucho.
    Em relação às bacterias, além do cloro que é acrescentado à água poderá usar uma bateria de UV´s para consumo directo. Teria para isso que o caudal ser baixo para o UV ser eficiente, apesar de não ser 100%. Colocaria um sistema de refluxo de modo a que a água pelo menos passe 2 vezes pelo UV.
    No que respeita a filtros de cartuchos que filtrem bactérias ou virus, teria que pelo menos ser de 0,20 micras, o que traria problemas de caudal. Por isto quero dizer que basicamente com o tempo, teria que estar a substituir os filtros de 0,20 micras senão teria um "fiozinho de água a correr. Isto tudo só para consumo directo.
    Em relação a mioritariamente serem oxidos de ferro, algum calcario, e pouco mais... vou-lhe ser sincero, não acredito muito pois desde as ETA´s até casa, muito corre muita água



    Colocado por: system32Que as tubagen antigas libertam residuos e que esse tipo de filtros os apanha, não tenho duvidas, agora se esses minerais fazem mal??? Maioritariamente deve ser oxidos de ferro, algum calcario, e pouco mais...

    Não esquecer das culturas de algas e bacterias que chamam a esses filtros:casa!!

    E olhe que o que os meus pais tinham , ficava verde... era só uma questão de tempo!


    Colocado por: bioComo achei interessante este tema, vou dar o meu acrecento.

    Para começar não sou comercial de qualquer marca ou não represento qualquer companhia privada ou estatal, directa ou indirectamente ligada às redes de abastecimento de água dita canalizada.

    Em relação à qualidade da água tratada pelas companhias ou empresas de abastecimento, digamos assim, acredito que seja de qualidade pois a maioria delas está certificada e é controlada por entidades externas ou possuem laboratórios de controlo de qualidade. Além disso a certificação é um processo contínuo.
    Agora no que respeita à qualidade da água que chega à casa das pessoas depois de sair do tratamento, já é outra conversa.
    Aqui anexo uma fotografia de uma bateria de filtros mecânicos (60 e 50 micras de poro das membranas) cuja cor resulta do uso doméstico após 3 dias de instalação.
    Para informação: concelho de Sintra.
    O prédio é novo mas a canalização da rua já não direi a mesma coisa.
    Este exemplo é só um de alguns que tive a "felicidade" de presenciar. Desde o Norte, ao centro e Sul de Portugal.
    Não sou a favor de uso de aparelhos de osmose inversa para consumo directo por seres humanos, pois:
    - Este sistema retira basicamentequasetodos "os compostos" da água, deixando só passar água, o que é contra pruducente uma vez que água tem sais, mesmo a doce, e ao se beber essa água dita tratada, iremos fazer com que, por exemplo ao nível do intestino grosso, onde ocorre a maior absorção de água no sistema digestivo,ocorra passagem de sais do nosso corpo para essa água, por osmose. Isto tudo dito de um grosso modo.
    Além do facto de que este sistema tem um desperdicio de água enorme.

    Para mim nada como um sistema de filtração mecânico, (baterias de filtros de polipropileno) e outro para filtração química (metais pesados, poluentes orgânicos e inôrganicos).
    Existem com cones transparentes, opacos e cantos e gastos ao fado.
    Simples, eficazes e com resultados bastantes positivos.

    Isto tudo porquê?
    A problemática prende-se na esmagadora maioria das vezes com a qualidade de tubagens após a saída da água da zona de tratamento.

    Em relação aos comerciais: Só compra quem quer.
    O problema é que muitas das vezes as pessoas vão nas lengalengas deles, apesar de que ainda existem bons profissionais. Mas nos dias que correm, o que muitas pessoas não fazem é darem-se ao trabalho de se informarem ou procurarem ajuda, antes de avançarem com a compra ou aquisição do que quer que seja.
    A informação é uma arma muito boa.
    Eu já tive uma vez um comercial de sistemas de tratamento de água potável a expor o seu produto e após lhe ter feito 2 perguntas, aconteceu o seguinte:
    - Fico a olhar para mim
    - A conversa ficou curta pois apercebeu-se que não estava a falar com um pato.


    Bio
      Filtros 60 e 50 micras.JPG
    • Itsme
    • 12 julho 2010 editado

     # 17

    Porque a água da EPAL tem mais controlo de qualidade que a produção de qualquer componente desses filtros... Isto para ser mauzinho :-)
    Custa-me ver os esquemas, ainda que por vezes inocentemente (neste caso o mesmo que burrice), que são mostrados às pessoas para comprarem esses filtros.
    Só uma água sem sais nenhuns é que passavam no famoso teste dos electrólitos (aquele que começam a aparecer umas coisas pretas ou brancas numa peça de metal).
    Quem vê aquelas apresentações, e que tem umas noções de hidroquímica, apercebe-se que um fabricante resolveu vender os tais sistemas de filtragem a pessoas com abastecimento público, então entregou umas receitas a uns vendedores, que, sem saberem, estão a enganar o pessoal com testes que até fariam a água do Luso imprópria para consumo!


    Os filtros de água, no nosso país são desnecessários e a sua propaganda pode ser considerada uma fraude!
    Porquê?

    Porque tendo a água que a EPAL nos fornece os sais minerais que a tornam preciosa para os nossa saúde, (não poderia ser de outra maneira, senão seria uma água imprópria para consumo humano) fica sujeita a que se aproveitem desse facto para enganar os incautos.
    É ver esses vendedores a submeterem a boa água com sais minerais a electrólise e, depois de fazerem depositar os sais, a apelidarem esse resíduo de sujeira, tirando partido do facto de as partículas depositadas pela hidrólise serem escuras.
    Lá se vai o cálcio, o ferro, o magnésio, o flúor... e lá vem a osteoporose por falta de cálcio, a cárie dentária por falta de flúor, as cãibras por falta de magnésio, a anemia por falta de ferro, etc.
    Meus amigos, a água destilada só é boa para os motores dos carros e, para o nosso ferro de engomar... PARA NÓS e PARA O NOSSO GATO NÃO!
    Os aparelhos de tratamento de água não são necessários, onde a água é tratada e está sujeita a verificações diárias que garantem a sua qualidade.
    Pela sua saúde, não deixe que apliquem filtros de água na sua torneira.

    Assim:

    É apenas nos locais onde a água não é tratada que o problema da qualidade da água existe.
    (Aí justificar-se -ia a venda de alguns aparelhos especializados para tratamento da água.)
    Nos países do Terceiro Mundo o problema da qualidade da água é crucial. Seria necessário tratar a mesma, como o fazem nos países desenvolvidos, retirando as impurezas que contém e, sobretudo, eliminando (por cloragem) todos os microorganismos que a tornam perigosa para as populações.
    Mas aí ninguém aparece a vender aparelhos. Eles não são um mercado atractivo porque as populações não têm $$$$.


    Deixo-vos um vídeo engraçado sobre o problema da água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ema22
    • Nick
    • 6 novembro 2010

     # 18

    Meus amigos,não tenham medo da agua do osmose inversa. Ja que consomem todos os minerais e sais com os outros produtos ,podem bebe-la a vontade.E quem diz ao contrario,ou não sabe ou ta mentir ! Saude pra todos!
  14.  # 19

    Boa noite,
    e se o problema existente for canalização feita em tubo galvanizado com mais de 20 anos que libertam partículas de ferrugem,e quando não se pretende gastar uma verba significativa na substituição dos mesmos.
    Serão estes filtros de bancada de cozinha uma solução?
    Cumps
  15.  # 20

    Neste caso optaria apenas por remoção mecânica. Se não houver mesmo hipótese de alterar a canalização...



    Colocado por: NickMeus amigos,não tenham medo da agua do osmose inversa. Ja que consomem todos os minerais e sais com os outros produtos ,podem bebe-la a vontade.E quem diz ao contrario,ou não sabe ou ta mentir ! Saude pra todos!


    eheh! não tenham medo, comprem os filtros à mesma que sempre entra mais algum... para quem vende!
 
0.0260 seg. NEW