Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Parabéns pelo excelente fórum. Que tantas ajudas oferecem na resolução de problemas. Espero poder contar com a vossa ajuda para o meu caso. Comprei um andar (último andar), em Setembro de 2005, virado a norte, o prédio foi pintado o ano passado pois terminava a garantia do prédio.
    O mês passado naqueles dias de grande nevoeiro, comecei a descobrir água no chão da cozinha, sem saber o que podia ser começo à procura do problema e deparo-me com água desde o tecto até ao chão como se fosse vapor. Isto é difícil de ver temos que estar mesmo a procura de algo. Telefonei ao construtor que me disse que era uma telha partida no 2º telhado(Existem dois telhados um até as arrecadações e o outro 2º que é das cozinhas) que eu tinha que mandar alguém, pois ele não vinha pois a garantia do prédio (Março 2003) já tinha passado. Isto ficou -me na cabeça e liguei para a Deco. Na semana seguinte liguei-lhe e contei-lhe que tinha falado com a Deco e que ele era obrigado a resolver o problema, pois a minha fracção ainda esta na garantia, no dia seguinte veio "resolver" o problema. Disse que eram telhas mal encaixadas e que com o bater do vento entraria água pelas telhas, encaixou-as para não entrar água. Mas descobri que não é necessário chover, pois o problema presistiu. Isto acontece à noite, e pode estar só nevoeiro para aparecer. Já fiz a experiência de não cozinhar o dia todo, mas aparece na mesma. Aparece até um metro da janela. Do lado da parede onde aparece mais água tenho uma varanda e a sala, mas estão recolhidas um metro para dentro em relação a cozinha. O construtor diz que é dos respiradores que vedam mal e que vem fechar mais os respiradores, para o ar da rua não entrar por ali. Eu penso que seja mau isolamento, alguém tem alguma ideia do que possa ser? Obrigada
      Gotas1 640x480.jpg
    • jma
    • 12 janeiro 2010

# 2

peça ao seu construtor para lhe encontrar um respiradouro que vede bem! hehe.. há cada um... pela sua descrição, não se tratam de infiltrações...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlacajo
  2.  # 3

(foto 2)
      ventiladores 640x480.jpg
  3.  # 4

(foto 3)
      P1110157 640x480.jpg
  4.  # 5

Jma, obrigada pelo comentário. Pelas fotos que anexei acha que esta água é só pelo facto do respiradouro vedar mal? Ou acha que é mais uma desculpa? Qual o seu parecer?
    • jma
    • 12 janeiro 2010

# 6

eu não lhe dou pareceres, apenas opiniões!.. agora, parece-me que o objectivo de um respiradouro é respirar! portanto, pela sua propria definição, um respiradouro tem forçosamente que "vedar" mal! senão, não valia a pena terem feito o buraco na parede ou nos estores... agora o que eu vejo das fotos, é que tem água a escorrer pelas paredes... se isso fosse uma infiltração, era porque não tinha tecto, tal a quantidade de água..... isso parece ser excesso de humidade.. provavelmente sem isolamento térmico na laje superior (o seu tecto)... talvez isolar essa laje por cima (debaixo das telhas) com lã de rocha...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlacajo
  5.  # 7

Mais uma vez obrigada pela sua opinião! Vou falar sobre o isolamento térmico ao construtor. Preciso mesmo de saber todas as hipóteses possíveis e o que pode ser feito para lhe dizer e ouvir a resposta do Sr. construtor. Eu sempre disse ao construtor que achava que era mau isolamento, mas a resposta foi logo a seguinte:" acha?! se o prédio foi pintado o ano passado, logo está bem isolado". Eu não percebo do assunto, mas acho que não tem nada a ver. Só sei que fico todos os dias sem vontade de chegar a casa, pagamos tanto e depois problemas ...
    • jma
    • 12 janeiro 2010

# 8

são coisas diferentes: impermeabilização... isolamento térmico... a tinta até pode ajudar a "isolar" da água, agora de certeza que não isola do frio... e como deve ter as paredes e tectos muito frios, tem essa condensação toda... pode também comprar um desumidificador, enquanto não resolve a questão.. sempre pode minorar o problema..
    • naar
    • 12 janeiro 2010

# 9

Colocado por: jmasão coisas diferentes: impermeabilização... isolamento térmico... a tinta até pode ajudar a "isolar" da água, agora de certeza que não isola do frio... e como deve ter as paredes e tectos muito frios, tem essa condensação toda... pode também comprar um desumidificador, enquanto não resolve a questão.. sempre pode minorar o problema..

Exactamente!

E em relação á pintura não é "á toa" que os pintores normalmente nas fachadas viradas a Norte dão mais 1 ou 2 demãos de tinta!
    • jma
    • 12 janeiro 2010

# 10

pois, mas a chuva batidinha a vento, no inverno, vem normalmente de sul (sudoeste)!
  6.  # 11

Nunca pensei que estas coisas acontecem-se numa casa/prédio nova(o), mas o mais estranho disto tudo é mesmo a quantidade de água que se condensa na cozinha, nunca pensei que fosse possível e a maior parte condensa-se do lado da parede que tem a varanda recolhida. Na sala não tenho nada (apesar de estar um pouco mais recolhida), no quarto onde dormimos, com porta fechada começou a aparecer uns pontinhos pretos no tecto, junto à janela, comprei um desumidificador, ligo-o à noite e deixou de aparecer os pontinhos pretos. No escritório onde se trabalha pela noite dentro com aquecedor ligado também não aparece nada. Tanto a cozinha, como o quarto e o escritório estão ao mesmo nível e têm o mesmo tecto. Deixo um rascunho de como esta a disposição da casa para verem melhor. O que acontecerá se não fizer nada? Tenho que esperar que ele arranje, certo? Dúvido que ele diga que seja falta de isolamento térmico. Vai ser a minha palavra contra a dele. Como posso inverter essa situação, chamar algum técnico? O que aconselham. Obrigada!
      12.jpg
    • eu
    • 12 janeiro 2010

# 12

Este caso parece-me um caso flagrante de falta de isolamento térmico. Ai estes construtores... ;(
  7.  # 13

Em conversa com o meu vizinho do andar de baixo, ele referiu que aparecia essa condensação quando fechava os respiradores e aconselhou-me a não fechá-los. Estranho pois o construtor disse para mantê-los sempre fechados. O que é certo é que desde que tenho os respiradores abertos dia e noite não voltou a criar aquela humidade. Será isto o correcto para se fazer? ter sempre os respiradores abertos? ou esta só a disfarçar o problema? Será que eu é que criava o problema ao fechá-los, provocando assim aparecimento daquela humidade toda, ou isto continua a ser falta de isolamento térmico como o jma referiu .
    • jma
    • 27 janeiro 2010

# 14

na minha opinião é um misto das duas situações.. tem falta de isolamento térmico.. e ao fechar os respiradouros impede que o ar quente da casa saia para o exterior... ao não permitir essa transferencia, esta a manter a divisão mais quente. Se a parede e janela tÊm pouco isolamento térmico, significa que vão estar sujeitas do lado exterior a uma temperatura muito fria, e o lado interior também vai estar frio (se tivesse isolament mais térmico, o lado interior das paredes estaria menos frio).
    Assim, o ar quente ao bater na superficie fria transforma-se em água e escorre paredes abaixo.... portanto, e como disse desde o início, parece-me correcto deixar os respiradouros abertos, se bem que seja uma desculpa para disfarçar o problema base: falta de isolamento...
    (só um exemplo: já reparou que os hoteis estão sempre super aquecidos e não escorre água nas paredes? so o isolamento fosse identico de certeza que acontecia o mesmo..)

0.0194 seg. NEW