Iniciar sessão ou registar-se
    • Attila
    • 23 abril 2022 editado

     # 1

    Boa tarde, tenho uma duvida acerca de como fazer correctamente a ligação de um interruptor duplo no wc para luz e exaustor.

    Quando instalado fizeram com que a luz e o exaustor se ligassem ao mesmo tempo num interruptor de botão singular.

    Comprei um interruptor duplo para fazer a separação da luz e do exaustor.

    Na cavidade do interruptor saem 2 tubos cada um com 3 fios:

    1 com fio azul/preto e terra outro tubo com azul/castanho e terra. Os 2 fios azuis estão num acoplador/ligador sozinhos, e no interruptor tenho o castanho e o preto ligados(um em cima outro em baixo).

    Alguem me consegue ajudar a fazer a ligação correctamente no interruptor duplo separando assim a luz num botão e o exaustor no outro.

    Não percebo quase nada de eletricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  1.  # 2

    Colocado por: Attila
    Comprei uma tomada dupla para fazer a separação da luz e do exaustor.

    Tomada ?? Ou interruptor duplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Attila
    • zeto
    • 23 abril 2022

     # 3

    Foto, pode tirar do interruptor e dos fios
    • Attila
    • 23 abril 2022 editado

     # 4

    Colocado por: m.martins
    Tomada ?? Ou interruptor duplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Attila


    Tem razão martins interruptor sim. Já corrigi no post principal, obrigado.
  2.  # 5

    E já agora, consegui ver que o castanho faz parte da luz.
      2022-04-23 16.28.03.jpg
      2022-04-23 16.26.29.jpg
  3.  # 6

    não ira conseguir separar os circuitos como pretende, sem ter que passar um condutor novo.

    o que tem ainda dentro da caixa de aparelhagem, é a chegada da alimentação e a saída para a iluminação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Attila
  4.  # 7

    Colocado por: Bigmousenão ira conseguir separar os circuitos como pretende, sem ter que passar um condutor novo.

    o que tem ainda dentro da caixa de aparelhagem, é a chegada da alimentação e a saída para a iluminação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Attila


    Ok, plo que percebi os cabos vão a luz do tecto e seguem partilhados ate ao exaustor, portanto o que aqui tenho a fazer é passar dois cabos até onde esta a união do exaustor com a luz(no tecto) e fazer ai a separação individual entre eles(luz e exaustor), correcto? Obrigado pla resposta BigMouse

    (Assim que possa fotografo a união que vi no tecto, atras da luz encastrada)
  5.  # 8

    basicamente só necessita de passar um cabo até a iluminação que pretende controlar. partilha o neutro já existente.

    depois é só adaptar a ligação no interruptor duplo.

    Colocado por: Attila

    Ok, plo que percebi os cabos vão a luz do tecto e seguem partilhados ate ao exaustor, portanto o que aqui tenho a fazer é passar dois cabos até onde esta a união do exaustor com a luz(no tecto) e fazer ai a separação individual entre eles(luz e exaustor), correcto? Obrigado pla resposta BigMouse

    (Assim que possa fotografo a união que vi no tecto, atras da luz encastrada)
 
0.0138 seg. NEW