Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    tenho provas e testemunhas em como funcionários de uma loja de souvernirs do prédio em Lisboa onde resido pernoitam nas instalações, o que penso ser proibido.

    Dei conta à empresa de gestão e ao administrador, que alega ter falado com os funcionários e que estes negam o facto, e que como tal não dá seguimento à denúncia.

    A minha questão: a quem posso recorrer para que esta situação seja resolvida? A polícia bate à porta depois do fecho da loja e naturalmente, eles não respondem.

    Agradeço a ajuda,
    Juliana
    • ibyt
    • 23 abril 2022

     # 2

    Porque é que isso é um problema para si? Incomodam muito durante a noite?
  2.  # 3

    Vivo precisamente por cima da loja num prédio centenário em que o isolamento sonoro não é o melhor. O convívio durante a noite com amigos - não propriamente festas e barulho, mas o suficiente para não nos deixarem descansar -, faz com que seja uma situação que necessita de resolução.
  3.  # 4

    Chama a polícia.
  4.  # 5

    Como referido, a polícia já foi chamada ao local mas os funcionários evidentemente não abrem a porta (a loja fecha à meia-noite).

    Apenas pretendia saber se para além da polícia, haverá alguma entidade, nomeadamente a nível da CML, à qual possa fazer denúncia.
    • ibyt
    • 23 abril 2022

     # 6

    Fazem barulho até que horas? É razoável que demorem algum tempo a "fechar" a loja.
  5.  # 7

    A loja tem licença para esse horário tardio?
  6.  # 8

    Colocado por: ibytFazem barulho até que horas? É razoável que demorem algum tempo a "fechar" a loja.


    Os funcionários fecham a loja *por dentro* e dormem no chão da loja. Todos os dias. Uma loja pequena que não tem as condições mínimas de habitabilidade. Até do ponto de vista humano é uma situação degradante.

    Não temos qualquer problema com a entrada e saída de clientes até ao fecho à meia-noite, nem mesmo os 10 ou 15 minutos que levam a fechar a loja. O nosso problema é pernoitarem no local, naturalmente circulando na loja de madrugada e recebendo regularmente amigos.
  7.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoA loja tem licença para esse horário tardio?


    Têm sim licença para estarem em funcionamento até essa hora e não nos incomoda. No entanto, o facto haver convívio durante a madrugada à porta fechada e a circulação dentro da loja às 3 e 4 da manhã, tem impedido há meses o nosso descanso.
    • ibyt
    • 23 abril 2022

     # 10

    Julgo que a CM pode resolver o assunto. No entanto vale a pena pensar que só dorme numa loja onde não existem condições quem não tem sítio melhor onde dormir. Se o problema é fazerem barulho não seria melhor pedir ao condomínio que fale com eles e transmita a mensagem que ninguém se importa que fiquem lá de noite desde que não façam barulho?
  8.  # 11

    ibyt, agradeço a resposta. Os funcionários já foram avisados. Já tivemos com eles duas conversas amigáveis e outra terceira mais assertiva, mas cordial. Nada mudou no comportamento deles, seja por desconsideração ou por questões culturais. O administrador não está para se chatear muito e é uma via que já desistimos.

    É verdade isso que diz e não somos insensíveis a essa questão, mas efectivamente são madrugadas durante a semana em que acordamos com barulho vindo de baixo. Compreensivelmente, após meses de tentativas de resolver a questão de forma informal e não conseguindo e já chamada a polícia por uma ocasião, estamos a ficar sem alternativas.

    Tem ideia que departamento da CML?
  9.  # 12

    Tem de falar é sobretudo com o senhorio/proprietário da loja e fazer-lhe ver este problema, e os custos e multas que por esta situação lhe pode potencialmente vir a causar.
  10.  # 13

    Obrigada, Carlos! Infelizmente o senhorio vive no estrangeiro e tem sido praticamente impossível contactá-lo.
  11.  # 14

    Às vezes há barulhos que parecem vir de baixo quando na realidade vêm do andar de cima ou do lado.
    De resto não terá muitas alternativas, senão conversar com as pessoas, torna-las sensíveis ao problema.
    Provavelmente não terão onde morar.
  12.  # 15

    callinas, agradeço o contributo. Estamos a falar de convívio de madrugada, como já referido. Os vizinhos do lado e de cima são pessoas silenciosas e tranquilas que se recolhem ao final do dia e se levantam de manhã para irem trabalhar. Nem há sequer margem para qualquer dúvida que o barulho vem dali e seria imensamente irresponsável da minha parte denunciar alguém sem ter a certeza absoluta do que estou a dizer.

    Para além de dormirem no chão, a casa de banho da loja tem apenas uma sanita e um lavatório, pelo que nem sequer têm um espaço para fazer a higiene pessoal. Não é uma situação transitória como pensávamos de início, esta situação mantém-se quase há 1 ano e o diálogo não está a resultar.
  13.  # 16

    É um alojamento local, como tem licença de serviços, tá tudo bem. 😂
    • size
    • 24 abril 2022

     # 17

    Colocado por: julianacastroBoa tarde a todos,

    tenho provas e testemunhas em como funcionários de uma loja de souvernirs do prédio em Lisboa onde resido pernoitam nas instalações, o que penso ser proibido.


    Será muito difícil recorrer-se desta circunstância.

    Dei conta à empresa de gestão e ao administrador, que alega ter falado com os funcionários e que estes negam o facto, e que como tal não dá seguimento à denúncia.

    A administração do condomínio nada mais poderá fazer. Não tem legitimidade para gerir conflitos entre vizinhos.

    A minha questão: a quem posso recorrer para que esta situação seja resolvida? A polícia bate à porta depois do fecho da loja e naturalmente, eles não respondem.

    Se não está a obter a compreensão desses vizinhos, solicitada pelos meios normais e legais que referiu, continuando a prejudicar o seu descanso e tranquilidade, eu, no seu lugar, passaria a utilizar outros meios de combate.

    Eles também terão necessidade das suas noites de descanso....nomeadamente, a seguir às festas...
 
0.0176 seg. NEW