Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: FFADMas eu ia para o carvão, porque para mim um churrasco tem de ser um ritual, não é apenas cozinhar...

a gás nem dá para beber uma mini enquanto se espera.
    • FFAD
    • 26 abril 2022

# 22

Colocado por: pauloagsantos

a gás nem dá para beber uma mini enquanto se espera.

tem de ser um shot de tequilla!!!
  2.  # 23

... se bebes menos...
    ... Fumas menos (fumo do carvão)...
    ... Fo#es mais!!!😅
  3.  # 24

Carvão, Primo Grill, bastante caro mas muite bem. Limpar é facil, depois executar a alto temperatura e tudo estara limpo.
  4.  # 25

Já fiz muitos grelhados a carvão e a gás.

Neste momento uso o CAMPINGAZ 3 SERIES CLASSIC WLD (gás).

Quanto á preparação para grelhar carne/peixe, sem dúvida que o mais simples e mais rápido é a gás.
    em 5 minutos, tenho a grelha pronta para colocar carne.
    O fumo durante a preparação dos alimentos é ligeiramente menor que o carvão, mas existe na mesma. Principalmente quando se usa carnes com muita gordura. Sardinhas nem se fala.

Relativamente à limpeza, o modelo que tenho permite desmontar quase tudo e colocar na máquina de lavar loiça. Não fica como novo, mas fica limpo (a grelha pode requerer alguma limpeza mais rigorosa à mão). O modelo permite ainda utilizar 1 "zona" quando faço churrasco só para 3 pessoas ou usar a área total quando é para mais pessoal.

Relativamente á limpeza, não suja como o carvão. Nos locais onde já fiz a lenha/carvão o chão fica sempre sujo.

Sabor... tem tudo a ver com quem está na grelha e a forma como se tempera a carne/peixe. Isso de "o carvão dá sabor" tem um quê de mito...(é a minha opinião)no entanto, há técnicas para criar um ambiente de fumo para certas carnes que se utiliza no barbecues a gás, é só pesquisar no youtube. Tanto a carne como o peixe ficam no ponto.

Gastos... Uma botija dá para muitos grelhados, nunca fiz as contas a fundo, mas provavelmente gastaria muito mais dinheiro em carvão para fazer a mesma quantidade de grelhados.

Resumindo, sempre fui muito céptico quando a grelhadores a gás, até ter experimentado em casa de um familiar que tinha um Weber. Fiquei rendido ao grelhador a gás. Ás vezes para jantar já está a anoitecer, mas arrisco na mesma um grelhado, porque é rápido, se fosse a carvão perdia muito tempo até ter o carvão no ponto.

Quantos ás minis... é um facto. Num grelhador a gás, bebe-se menos... :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  5.  # 26

Colocado por: FantoQuantos ás minis... é um facto. Num grelhador a gás, bebe-se menos... :P

Imperdoável. Só isto é motivo para excluir o gás das opções 😁😁😁
    Concordam com este comentário: Fanto
  6.  # 27

É todo um ritual.. o fazer a brasa, o levar com o fumo, o cheiro da carne, o maduro branco fresco ou a mini gelada a aguçar o apetite enquanto se vai começando pelo chouriço de aperitivo..
    não tem como comparar o incomparável... 😂😂😂
    Concordam com este comentário: Dacepa, FFAD
  7.  # 28

Tenho vários amigos que "passaram para o lado negro da força" (ou seja o gás, ainda que negro seja o carvão ehehehe) e todos sem excepção estão maravilhados.
    Eu apesar de tudo ainda me mantenho fiel ao carvão, mas sobretudo porque ainda não encontrei um grelhador a preços que queira pagar :-(
    E como não percebo nada disso, tenho algum receio de comprar um simplório que depois me arrependa.
    Concordam com este comentário: Beto1980
  8.  # 29

Eu comprei este:
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Jardim/Barbecues-e-churrasqueiras/Barbecues/WPR_REF_80062031?utm_source=google&utm_medium=cpc&gclid=Cj0KCQjwyMiTBhDKARIsAAJ-9VvrLG1UCU8RtSXpzVKyfTc7KyhYDacSnq4nHBjwrFEeG5OnQh7jb98aAt4FEALw_wcB

Estou super satisfeito! Agora, as Douradas, Sardinhas e Picanha, continuam a ser na brasa!

Colocado por: Bruno.AlvesTenho vários amigos que "passaram para o lado negro da força" (ou seja o gás, ainda que negro seja o carvão ehehehe) e todos sem excepção estão maravilhados.
    Eu apesar de tudo ainda me mantenho fiel ao carvão, mas sobretudo porque ainda não encontrei um grelhador a preços que queira pagar :-(
    E como não percebo nada disso, tenho algum receio de comprar um simplório que depois me arrependa.
    Concordam com este comentário:Beto1980
    • RCF
    • 4 maio 2022

# 30

comparar, apenas, um grelhador a carvão com um grelhador a gás, é mais ou menos como comparar um carro elétrico com um carro a gasolina. Qual o melhor? Qual o que dá maior prazer de condução?
    Colocando as coisas apenas assim, facilmente dirão a gasolina.
    E se acrescentar que o carro elétrico é um Porsche Taycan Turbo S e o a gasolina é um Citroen C1?
    Aí ninguém terá dúvidas que o elétrico é melhor...

Quanto a grelhadores, tenho um Gresilva a gás e só num aspeto fica a perder para um a carvão - o tempo de preparação não dá sequer para uma mini... de resto, ganha em tudo
  9.  # 31

Colocado por: ricardoantunesEstou super satisfeito! Agora, as Douradas, Sardinhas e Picanha, continuam a ser na brasa!

Isso é que não. Quando e se alguma vez comprar um a gás, é para ficar só esse que tralha já tenho muita na garagem :-)
    Picanha apanhei num outro fórum alguém a dar uma receita para grelhar o naco inteiro.

Colocado por: RCFQuanto a grelhadores, tenho um Gresilva a gás e só num aspeto fica a perder para um a carvão - o tempo de preparação não dá sequer para uma mini... de resto, ganha em tudo

É a ideia que transparece do que tenho lido. Basicamente numa daquelas meias botijas com pernas qualquer um de nós se safa bem, num a gás (especialmente os que fazem forno) abrem-se outras possibilidades para cozinhar "diferente" e que enquanto não se sabe pode dar asneira.
    Mas tem de dar para grelhar a sardinhada, isso tem de ser :-)
    Estava a brincar com a necessidade de ter tempo para a mini há bocado, mas confesso que cada vez tenho menos tempo e paciência para esse ritual. São muito mais as vezes que não grelho por falta de tempo do que as vezes que grelho e tiro prazer do ritual.
    Mas para ganhar tempo no carvão, apanhei uma dica muito interessante:

Tenho de experimentar
    • RCF
    • 4 maio 2022

# 32

Colocado por: Bruno.AlvesSão muito mais as vezes que não grelho por falta de tempo do que as vezes que grelho e tiro prazer do ritual.

Um grelhador Gresilva (ou de outra marca dentro do género) é um grande investimento, mas o nível é outro. É o que usam muito bom restaurante / churrasqueira, onde muita boa gente vai comer uns bons grelhados, tanto de carne como de peixe, feitos no gás, julgando que são feitos no carvão.
  10.  # 33

Colocado por: Bruno.Alves
    Isso é que não. Quando e se alguma vez comprar um a gás, é para ficar só esse que tralha já tenho muita na garagem :-)
    Picanha apanhei num outro fórum alguém a dar uma receita para grelhar o naco inteiro.

É a ideia que transparece do que tenho lido. Basicamente numa daquelas meias botijas com pernas qualquer um de nós se safa bem, num a gás (especialmente os que fazem forno) abrem-se outras possibilidades para cozinhar "diferente" e que enquanto não se sabe pode dar asneira.
    Mas tem de dar para grelhar a sardinhada, isso tem de ser :-)
    Estava a brincar com a necessidade de ter tempo para a mini há bocado, mas confesso que cada vez tenho menos tempo e paciência para esse ritual. São muito mais as vezes que não grelho por falta de tempo do que as vezes que grelho e tiro prazer do ritual.
    Mas para ganhar tempo no carvão, apanhei uma dica muito interessante:

Tenho de experimentar

Essas coisas são do melhor, já uso há dois anos para acender a brasa e poupa muito tempo. Nos 15 minutos que isso demora dá para ir salgar o peixe ou descascar as batatas. Ou beber umas minis!
    Tive do Aldi e do Lidl e basicamente são iguais (os da Weber são para ai €40 nas superficies €7).
  11.  # 34

Cumé que se usa esse caneco?
  12.  # 35

Colocado por: RCFUm grelhador Gresilva (ou de outra marca dentro do género) é um grande investimento

Isso seria mais ou menos quanto, em €?
  13.  # 36

Colocado por: RCFUm grelhador Gresilva (ou de outra marca dentro do género) é um grande investimento, mas o nível é outro. É o que usam muito bom restaurante / churrasqueira, onde muita boa gente vai comer uns bons grelhados, tanto de carne como de peixe, feitos no gás, julgando que são feitos no carvão.

Dar milhares de euros por um grelhador... só mesmo para restaurantes. Esse tipo de investimento para churrascadas caseiras é só mesmo para quem não tem o que fazer ao dinheiro.
    • RCF
    • 4 maio 2022

# 37

Colocado por: MikeMelga
    1. Esse tipo de investimento para churrascadas caseiras é só mesmo para quem não tem o que fazer ao dinheiro.

Há quem o gaste em coisas piores...
    Concordam com este comentário: ricat
    • RCF
    • 4 maio 2022

# 38

Colocado por: Beto1980
    Isso seria mais ou menos quanto, em €?

Novo, mais de €4000
    usados, arranjam-se por €2000
  14.  # 39

Colocado por: Beto1980Cumé que se usa esse caneco?

Dizem para meter uma folha de jornal no fundo, acendalha ou acendalhas em cima, encher de carvão. Ao fim de 15min está o brasido pronto a usar, é só virar para o grelhador e usar.
  15.  # 40

Colocado por: RCF
    Há quem o gaste em coisas piores...

Tratores para a horta. :D

0.0207 seg. NEW