Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: palmstrokeEu tenho a mesma dúvida!

Os preços de compra em Lisboa são absurdos, mas mal ou bem as pessoas podem recorrer a crédito com taxa 0% (por enquanto), e isso, junto com o investimento estrangeiro, suponho que ainda possa sustentar os preços de compra.

E quem não tem os 10% na mão para dar de entrada?
  2.  # 22

Colocado por: rjmsilva

E quem não tem os 10% na mão para dar de entrada?

Sujeita-se.
  3.  # 23

Colocado por: NPRP
    Sujeita-se.

Ao arrendamento.
  4.  # 24

O que leva alguem ao arrendamento decorre de varios factores.
    Mas o que me intriga mesmo é, a avaliar pelas rendas pedidas, o numero de Portugueses com elevado poder de compra é acima daquele que o rendimento medio evidencia.
    Por exemplo, um t2 em lisboa, por regra, comeca proximo dos 1.000 fora, zonas proxima, comeca nos 800-900.
    Sendo que estes valores facilmente escalam para os proximo dos 1.500-2000 em lisboa e fora para os 1.000-1200.
    É a quantidade a estes precos 1ue me faz confusao, Nao os precos em si pq ha sempre quem possa pagar.
  5.  # 25

Colocado por: AMVPHá assim tanta gente para poder pagar a partir de 850-900€ por um T2?

creio que sim,muita gente é que pensa que não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
    • Bondi
    • 3 maio 2022 editado

# 26

Colocado por: joaopiresx

creio que sim,muita gente é que pensa que não

Qual é o rendimento dessas pessoas?
  6.  # 27

Colocado por: BondiQual é o rendimento dessas pessoas?

Não sou funcionário da AT
    • RCF
    • 3 maio 2022

# 28

o que eu constato:
    1 - o aumento das rendas não acompanhou o aumento do preço de venda das casas. Em 6/7 anos, o preço de venda das casas, praticamente, duplicou, ao passo que os arrendamentos, ainda que tenham subido, foi numa percentagem significativamente menor;
    2 - há muitas casas arrendadas em Lisboa com sobrelotação, fazendo com que o valor da renda, a dividir por muitos, seja mais comportável. Não são apenas os estudantes que partilham casa. Cada vez mais há trabalhadores a partilhar casa e até a partilhar quarto.
    Concordam com este comentário: NLuz
  7.  # 29

Colocado por: AMVPPor exemplo, um t2 em lisboa, por regra, comeca proximo dos 1.000 fora, zonas proxima, comeca nos 800-900.

Faz este mês um ano aluguei um T2 em Benfica totalmente remodelado por 650€. Em poucos dias tive dezenas de candidatos. Mas como exigia garantia bancária de 6 meses de renda com os custos por minha conta, numa semana fiquei reduzido a 3 candidatos.
    Parece-me que muita gente que procura arrendamentos tem problemas de crédito que resulta mais tarde em incumprimentos.
  8.  # 30

Colocado por: CarvaiParece-me que muita gente que procura arrendamentos tem problemas de crédito que resulta mais tarde em incumprimentos.

Verdade, mas Nao é menos verdade que ha pessoas a pagarem 12 meses de renda adiantados.
  9.  # 31

Colocado por: Carvai
    Faz este mês um ano aluguei um T2 em Benfica totalmente remodelado por 650€. Em poucos dias tive dezenas de candidatos. Mas como exigia garantia bancária de 6 meses de renda com os custos por minha conta, numa semana fiquei reduzido a 3 candidatos.
    Parece-me que muita gente que procura arrendamentos tem problemas de crédito que resulta mais tarde em incumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMVP

Concordo totalmente! Acho que hoje em dia não é preciso imobiliárias , nem tar a pedir irs, fiadores, etc... é pedir a garantia bancária e a caução para os estragos no imóvel.. desta forma afastam-se os problemáticos e a selecção natural é feita.. imagine-se... pelos bancos!!
    Concordam com este comentário: Carvai
  10.  # 32

Colocado por: joaopiresx

Não sou funcionário da AT

Mas sabe que as pessoas podem pagar... Certo...
  11.  # 33

Colocado por: RCFo que eu constato:
    1 - o aumento das rendas não acompanhou o aumento do preço de venda das casas. Em 6/7 anos, o preço de venda das casas, praticamente, duplicou, ao passo que os arrendamentos, ainda que tenham subido, foi numa percentagem significativamente menor;
    2 - há muitas casas arrendadas em Lisboa com sobrelotação, fazendo com que o valor da renda, a dividir por muitos, seja mais comportável. Não são apenas os estudantes que partilham casa. Cada vez mais há trabalhadores a partilhar casa e até a partilhar quarto.
    Concordam com este comentário:NLuz

Bem visto, o preço do aluguer subiu de facto a uma taxa menor face ao crescimento do Valor de venda. No entanto, o Valor mensal das prestacoes tendencialmente diminuiu nesse periodo.

Quanto a partilha de casas é ate de quartos, sim nota-we bastante ate procura para casais com um filho.
  12.  # 34

Colocado por: AMVP
    Verdade, mas Nao é menos verdade que ha pessoas a pagarem 12 meses de renda adiantados.

Tive ofertas dessas mas recusei. Apenas exijo a Gar Bancária e o mês da renda quando entram. Nem caução peço.
  13.  # 35

Colocado por: Carvai
    Tive ofertas dessas mas recusei. Apenas exijo a Gar Bancária e o mês da renda quando entram. Nem caução peço.

Posso saber pq rejeitou?
  14.  # 36

Já é normal, pagamentos a 12 meses de renda, do que conheço é mais em rendas elevadas, abrem uma porta para negociação, avançam 12 k€ de renda em vez de pagarem 15 k€ no total do ano, o arrendatário aceita e fica logo calçado para aquele ano logo no início...
    Concordam com este comentário: Inessoares
  15.  # 37

Até pode ser normal, mas é ilegal.
  16.  # 38

Colocado por: AMVPnota-we bastante ate procura para casais com um filho.
    O que é ótimo sinal do porquê da evolução demográfica do país estar como está.
  17.  # 39

Colocado por: AMVP
    Posso saber pq rejeitou?

Porque garantia-me o período pago adiantado. Depois disso continuo a depender da sorte. Com a Gar Bancária garanto o período todo do contrato.
    Concordam com este comentário: AMVP
  18.  # 40

Olá, acerca desta opção de Garantia Bancária há cerca de um ano também coloquei um apartamento a arrendar, questionei no meu banco se tal era possível, e indicaram que nunca tinham feito e levantaram dúvidas da legalidade jurídica dessa opção em contratos de arrendamento, depois acabei por desistir da ideia.
    Acho uma opção interessante a acautelar nos próximos contratos no entanto tenho as seguintes dúvidas se me puder ajudar:
    - Essa condição fica explicita no contrato de arrendamento que fica registado, correto?
    - Transita nas renovação caso não seja exercida?
    - Na situação "mais usual" diria que a garantia bancária particular deverá ser sobre uma conta a prazo do inquilino, nesta situação qual a diferença de exigir por exemplo 6 meses de renda adiantada que serão descontados nos últimos 6 meses de contrato, garantindo que o inquilino terá que pagar mensalmente os 6 primeiros meses (assumindo 1 ano de contrato)?

Obrigado e desculpem alguma "ideia estapafurda" :)

0.0230 seg. NEW