Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Legalmente, não pode pedir 6 meses de renda adiantada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zxalves
    • RCF
    • 6 maio 2022

     # 2

    Colocado por: rjmsilvaLegalmente, não pode pedir exigir 6 meses de renda adiantada.

    Pedir pode...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zxalves
  2.  # 3

    Sim, nem todos os Bancos fazem garantias bancárias para particulares. A garantia é feita no Banco do inquilino e não do senhorio. Já tive garantias do Novobanco, Caixa Crédito Agricola e agora tenho do BPI. O BCP e a CGD não fazem.
    A garantia é válida pelo mesmo periodo do contrato e consta do mesmo. Pode ser renovado mas eu depois de um período de 3 ou 4 anos com o mesmo inquilino já dispenso a mesma. Aliás uma das grandes vantagens da garantia é "escolher" o inquilino pois os bancos têm acesso a todo o historial financeiro dos candidatos.
    Se um inquilino tem disponíveis 6 meses de renda usa esse dinheiro num depósito a prazo e automaticamente tem a garantia aprovada (a não ser que tenha um mau historial de crédito).
    Concordam com este comentário: fenicio31
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zxalves
  3.  # 4

    Colocado por: AMVPcie haver, potencialmente, tantas pessoas com capacidade para honrrar compromissos de renda quando os valores estao tao elevados.


    É bom que a triagem dos inquilinos com capacidade financeira seja feita pelos proprietários e/ou ou pelas imobiliárias, eu quando arrendei o apartamento não facilitava nessa análise! Por vezes a imobiliária tentava baixar o critério de endividamento de 30/35% dos rendimentos que eu tinha definido, mas não ia na conversa deles, seria o "jeitinho fatal" para as coisas correrem mal com o pagamento das rendas.

    O mercado de arrendamento está com preços elevados e vai subir ainda mais enquanto o Estado não melhorar as condições do setor: (justiça lenta nos despejos, impostos elevados, etc.). Como já foi referido existem proprietários que preferem ter as casas fechadas ou vendê-las para não terem problemas de rendas em atraso e casas destruidas com prejuizos elevados!

    Ainda esta semana vi uma reportagem de um país europeu, onde para arrendar casa pediam 3 meses de renda adiantados mais 3 meses de caução. Conheço um familiar que fez um contrato de arrendamento com um estrangeiro e este pagou 12 meses adiantados, pode ser ilegal mas é feito com regularidade quando as pessoas não tem rendimentos e património em Portugal!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle, AMVP
  4.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaAté pode ser normal, mas é ilegal.


    Se for mutuo acordo não é ilegal.
  5.  # 6

    Colocado por: fenicio31Ainda esta semana vi uma reportagem de um país europeu, onde para arrendar casa pediam 3 meses de renda adiantados mais 3 meses de caução. Conheço um familiar que fez um contrato de arrendamento com um estrangeiro e este pagou 12 meses adiantados, pode ser ilegal mas é feito com regularidade quando as pessoas não tem rendimentos e património em Portugal!


    Pois eu soube hoje de um outro que em vez desses 6 meses têm de pagar 8 meses.
    Quanto a pagar 12 meses adiantados, já há vários portugueses a fazê-lo, eu pessoalmente conheço 2.
  6.  # 7

    Colocado por: Apostador

    Se for mutuo acordo não é ilegal.
    0

    A lei só permite o adiantamento de 3 meses de renda. Cláusulas que vão contra isso são nulas.
  7.  # 8

    O que eu vejo é que a procura por T0 e T1 está a aumentar significativamente, mesmo quando se trata de casais com um filho, bem como de quartos por parte de casais com filhos.
  8.  # 9

    Colocado por: rjmsilvameses de renda. Cláusulas que vão contra isso s


    Uma coisa é a legislação nacional e o clausulado do contrato de arrendamento estar em linha com a lei. Outra coisa é o acordo mutuo verbal entre as partes! No caso que falei foi feita uma transferencia bancaria de 12 meses, mas o contrato definia que a renda era paga mensalmente por transferencia bancária até ao dia 8 de cada mês! Sendo assim está tudo legal...

    Faz-me lembrar o que relatou uma vez a notária em conversa, nós sabemos que são feitas escrituras no notário com valor inferior ao real preço de venda, e que lá fora entregam o valor restante em dinheiro para não deixar registo da operação. Existem muitos negócios assim em Portugal, agora até já deixam pagar imóveis em bitcoin!

    https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-10-21-ja-e-possivel-comprar-casas-em-portugal-e-pagar-em-criptomoeda/
  9.  # 10

    Não deixa de ser ilegal.
  10.  # 11

    Colocado por: fenicio31No caso que falei foi feita uma transferencia bancaria de 12 meses, mas o contrato definia que a renda era paga mensalmente por transferencia bancária até ao dia 8 de cada mês! Sendo assim está tudo legal...

    E teve o cuidado de declarar o recebimento com a data em que realmente recebeu o dinheiro?
    Se não o fez cometeu uma infracção tributária.
  11.  # 12

    Colocado por: ibytm a data em que realmente recebeu o dinheiro?
    Se não o fez cometeu uma infracção tributária.


    Como é obvio para se fazer as coisas "legalmente" não pode declarar que recebeu 12 meses adiantados na data X, mas sei que declarou o contrato de arrendamento nas finanças, declarou o dinheiro das rendas e emitiu os recibos, pagando os devidos impostos referentes ao 12 meses de arrendamento. Todas as infrações tributárias fossem assim, Portugal seria um país mais rico!

    Já que estavamos a falar dos preços elevados no arrendamento em Lisboa, partilho o artigo de hoje da visão sobre o assunto:

    https://visao.sapo.pt/exame/2022-05-06-lisboa-e-a-terceira-cidade-do-mundo-menos-viavel-para-arrendar/?fbclid=IwAR2eAdCV2dOpNfIm85QFurqCahblQVIiXmUzQBEc-8YNnwKSjt_90KljZ-Y
  12.  # 13

    As rendas que se praticam parecem-me desfasadas dos rendimentos.
    Em Lisboa é muito difícil arranjar um apartamento pequeno por uma renda pagável. Ou existem apartamentos grandes (T3 ou T4) com rendas de 2000 ou 3000 euros, ou espeluncas por 600/650 euros.
    Quem procura arrendar são pessoas em início de vida que não têm rendimentos para gastar 50% do seu salário numa renda e ainda pagar as contas.
    Se a pessoa sai para os arredores tem de ter um carro e aí poderá baixar a renda, mas não mais de 100/150 euros. Com sorte, pode arranjar um prédio com garagem e com elevador o que por uma renda de 600 euros é difícil/impossível em Lisboa.

    Depois encontro estas "casas à venda":

    https://www.idealista.pt/imovel/31596396/

    Comprar uma casa com um inquilino a pagar 104 euros de renda. Se calhar o problema dos arrendamento vem de trás e as novas gerações é que estão a pagar o socialismo do passado.
  13.  # 14

    Colocado por: fernando32Com sorte, pode arranjar um prédio com garagem e com elevador o que por uma renda de 600 euros é difícil/impossível em Lisboa.

    Isso nao existe nos arredores, nao por esse valor.
    E ha varios locais nos arredores com mais transportes publicos do que em diversas zonas de lisboa.
  14.  # 15

    Colocado por: AMVP
    Isso nao existe nos arredores, nao por esse valor.
    E ha varios locais nos arredores com mais transportes publicos do que em diversas zonas de lisboa.


    Que tipo de arredores? Nem na Amadora?
    É verdade que andei a ver e encontrei T0's lá por 500 euros junto à estação de comboios da Reboleira, creio.
    E não tinha as características que referi. Mas uma coisa é colocar um preço, outra é ser arrendado ou vendido pelo preço anunciado.
  15.  # 16

    Colocado por: fernando32

    Que tipo de arredores? Nem na Amadora?
    É verdade que andei a ver e encontrei T0's lá por 500 euros junto à estação de comboios da Reboleira, creio.
    E não tinha as características que referi. Mas uma coisa é colocar um preço, outra é ser arrendado ou vendido pelo preço anunciado.

    Bom se esta a falar de t0 nao tenho opiniao sobre o assunto, o unico concelho dos arredores que acompanho nao tenho memoria de alguma vez ter visto um t0 é os t1 ha mas sao poucos.
  16.  # 17

    Colocado por: fernando32Mas uma coisa é colocar um preço, outra é ser arrendado ou vendido pelo preço anunciado.

    Claro é isso é valido tb para Lisboa. Onde vivo os apartamentos tem as caracteristicas que refere mas nao arrenda por valores entre 600-650 euros, sim arrendar nao estou a falar de anunciar. É sim, é now arredores.
  17.  # 18

    Quanto a transportes, nao onde vivo mas onde tenho uma segunda habitacao o apartamento esta a cerca de 800 metros de duas estacoes de metro, diversas autocarros a porta, incluiindo a rede da madrugada da carris. Pelo que considero ter mais transportes que a ajuda ou campo de ourique, é um exemplo.
  18.  # 19

    Colocado por: Carvai
    Tive ofertas dessas mas recusei. Apenas exijo a Gar Bancária e o mês da renda quando entram. Nem caução peço.


    E é suficiente para assegurar?
  19.  # 20

    Colocado por: Inessoares

    E é suficiente para assegurar?

    Nada é garantido a 100%, mas ajuda muito :
    1º È o Banco que avalia a viabilidade financeira do pretendente a inquilino e eles têm muito mais meios para avaliação. E só custa 200 a 300€ (menos de metade que cobra uma imobiliária)
    - Se o inquilino falhar não fica só a dever ao Zé Senhorio. Fica com o registo de incumprimento no Banco de Portugal e isso é muito grave mesmo para vigaristas.
    -O custo é baixo, cerca de 2% do valor das rendas.
 
0.0238 seg. NEW