Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: Djdasa
    Marcocar gostava de entrar em contacto consigo, tem email que possa fornecer?

Nao lhe consigo enviar mensagem, isto nao tem mensagens privadas?
  2.  # 122

Colocado por: marcocar
    Nao lhe consigo enviar mensagem, isto nao tem mensagens privadas?

Acho que tem requerer a administração do fórum essa função!
  3.  # 123

Colocado por: Djdasa
    Acho que tem requerer a administração do fórum essa função!

O DR ja ai passa e com certeza podera ajudar nisso.
  4.  # 124

Gosto de ver todas estas opinioes que por aqui aparecem, pena nao virem mais engenheiros e arquitetos comentarem.
    Vou mudar o titulo do topico para:

Porque é que a construçao em portugal nao evolui?

Porque as estruturas armadas resistentes diretamente em blocos ou tijolos como aqui se falou, conseguem respeitar todos os requisitos do ec8, em todas as zonas sismicas, e mesmo assim continua a usar se o que se fazia a 30 e 40 anos.
    É como por exemplo as vmc's, aqui em frança se nao me engano foi tornado obrigatorio nos anos 80, em portugal é so E quiseres... Depois vé se exemplos como aqui ha uns meses de casas novinhas em falho estarem cheias de manchas pretas por falta de ventilaçao
  5.  # 125

Colocado por: marcocarGosto de ver todas estas opinioes que por aqui aparecem, pena nao virem mais engenheiros e arquitetos comentarem.
    Vou mudar o titulo do topico para:

Porque é que a construçao em portugal nao evolui?

Porque as estruturas armadas resistentes diretamente em blocos ou tijolos como aqui se falou, conseguem respeitar todos os requisitos do ec8, em todas as zonas sismicas, e mesmo assim continua a usar se o que se fazia a 30 e 40 anos.
    É como por exemplo as vmc's, aqui em frança se nao me engano foi tornado obrigatorio nos anos 80, em portugal é so E quiseres... Depois vé se exemplos como aqui ha uns meses de casas novinhas em falho estarem cheias de manchas pretas por falta de ventilaçao
    Nao evolui? Eu primeiro nao via capoto,nao via tanto pladur, nao via LSF, ICF, etc etc...
    Se o pessoal nao adere à alvenaria armada nao é dificil perceber porquê
  6.  # 126

Colocado por: DR1982Nao evolui? Eu primeiro nao via capoto,nao via tanto pladur, nao via LSF, ICF, etc etc...
    Se o pessoal nao adere à alvenaria armada nao é dificil perceber porquê

So chegou com uns 20 anos de atraso em relação a outros países europeus.
  7.  # 127

Colocado por: Sasapo
    So chegou com uns 20 anos de atraso em relação a outros países europeus.
    E porque será? Talvez porque o preço torna se a coisa pouco apetecível.
  8.  # 128

Colocado por: DR1982E porque será? Talvez porque o preço torna se a coisa pouco apetecível.

Não acho que seja somente o preço, acho que é mesmo o cepticismo em relação ao que é novo e à falta de vontade do ramo em evoluir, é sempre mais fácil fazer como sempre se fez.
  9.  # 129

Não acho que seja somente o preço, acho que é mesmo o cepticismo em relação ao que é novo e à falta de vontade do ramo em evoluir, é sempre mais fácil fazer como sempre se fez.
    Podera ser um pouco dos dois, mas para se mudar por algo tem de ser por algo muito melhor e mais caro ou igual mais barato.
    Neste caso dos tijolos em concreto o preço nao torna a solução aptecivel.
  10.  # 130

Os preços que falei aqui sao preços venda ao publico. A empreiteiro fica a menos de metade deste preço.
    O meu patrao, quando começamos nisto, apesar de o material ser mais caro, conseguia ganhar muito mais dinheiro do que a andar a fazer massas e tudo.
    Mesmo o material se do mais cara, a rentabilidade em obra é 3vezes superior ao tradicional! E com uma mais valia a nivel de penibilidade.
    Nao é por nada que agora do usem disto, mesmo sendo mais caro torna se muito mais rentavel para os patroes e tambem para os clientes porque o tempo de obra é muito menor.
    Nao se pode falar so no preço do material, tem de se ver um todo...
    • Sasapo
    • 27 abril 2022 editado

# 131

Colocado por: DR1982Podera ser um pouco dos dois, mas para se mudar por algo tem de ser por algo muito melhor e mais caro ou igual mais barato.
    Neste caso dos tijolos em concreto o preço nao torna a solução aptecivel.

Não necessariamente, existem muitos outros motivos para se escolher um outro sistema construtivo / material. Imagino que o DR sendo um fã de betão, queira esse material não propriamente por ser mais barato ou por a parede dupla não lhe dar a qualidade que procura.
  11.  # 132

Não necessariamente, existem muitos outros motivos para se escolher um outro sistema construtivo / material. Imagino que o DR sendo um fã de betão, queira esse material não propriamente por ser mais barato ou por a parede dupla não lhe dar a qualidade que procura.
    Nao me parece uma comparação muito justa, o betao é um acabamento também, se fosse para revestir talvez eu nao optasse por betão.
    Se bem que no meu caso, o betao talvez seja das soluções mais baratas.
  12.  # 133

Colocado por: DR1982Nao me parece uma comparação muito justa, o betao é um acabamento também, se fosse para revestir talvez eu nao optasse por betão.
    Se bem que no meu caso, o betao talvez seja das soluções mais baratas.

Acho que não é assunto que paredes em betão acabadas são mais caras que paredes em alvenaria acabadas. No seu caso, quer betão porque questões estéticas (acabamento) e é precisamente esse ponto que me estava a referir, nem todas as escolhas são pela parte económica.
  13.  # 134

Acho que não é assunto que paredes em betão acabadas são mais caras que paredes em alvenaria acabadas.
    Tenho as minhas dúvidas.

No seu caso, quer betão porque questões estéticas (acabamento) e é precisamente esse ponto que me estava a referir, nem todas as escolhas são pela parte económica.

E qual é mesmo a vantagem de usar estes tijolos que aqui se fala ou estrutara de betao e tijolos termicos termoarcilha por exemplo?
  14.  # 135

Rapidez de execuçao pela forma de colar e pelo tamanho,
    Nao é necessaria cofrar estruturas,
    Menos material necessario em obra
    Menos mao de obra para mais rendimento ..
  15.  # 136

Ganhos termicas incluidos na espessura da parede, reduzindo espessura de isolamento,
  16.  # 137

Em Portugal apesar dos aumentos significativos a mão de obra ainda é barata em relação a outras países europeus e é esse o maior entrave a utilização de métodos construtivos alternativos, mas continuando esta subida de preços poderá mudar! Apesar de achar interessante alguns métodos alternativas como clt, os alvenaria armada etc. aquele que se adapta melhor ao nosso país será os blocos isotex, tem rapidez de execução, limpeza,estabilidade!
    Concordam com este comentário: marcocar
  17.  # 138

Colocado por: marcocarRapidez de execuçao pela forma de colar e pelo tamanho,
    Nao é necessaria cofrar estruturas,
    Menos material necessario em obra
    Menos mao de obra para mais rendimento ..
    Bem mais barato https://youtu.be/u_-zvX2o4Zk
  18.  # 139

Colocado por: DjdasaEm Portugal apesar dos aumentos significativos a mão de obra ainda é barata em relação a outras países europeus e é esse o maior entrave a utilização de métodos construtivos alternativos, mas continuando esta subida de preços poderá mudar! Apesar de achar interessante alguns métodos alternativas como clt, os alvenaria armada etc. aquele que se adapta melhor ao nosso país será os blocos isotex, tem rapidez de execução, limpeza,estabilidade!
    Concordam com este comentário:marcocar

Tambem ja contactei a area dobras para saber o preço disso. Estou a espera da planta d'arquitetura para pedir orçamento.
    O unico defeito é que nao vendem so o material, so fornecem se forem eles a fazer estabilidades... Acho mal
    Porque qualsuer engenheiro é capaz de calcular isso e nao darem acesso ao material nao permite o desenvolvimento desse metodo
    Concordam com este comentário: Djdasa
  19.  # 140

Colocado por: DR1982Bem mais baratohttps://youtu.be/u_-zvX2o4Zk

Viu quanto mede cada tijolo?
    Menor resistencia termica,
    Menos resistencia compressao...
    O metodo de aplicar é igual, mas nao tem comparaçao possivel

0.0304 seg. NEW