Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho uma moradia com um bom espaço ao lado inutilizado, onde costumo estacionar o carro e tem um pequeno anexo de arrumos. Neste momento não tenho possibilidade de investir na construção de uma casa nesse local e vender, mas gostaria de saber se é possível:

- Fazer um projeto de construção de moradia para esse local conforme o PDM;
    - Após aprovação do projeto fazer o destaque dessa parte da casa;
    - Vender para alguém construir.

Que passos deverei seguir? Não se trata propriamente de um "terreno para construção" atualmente porque tem o pavimento onde estaciono e o tal anexo, pelo que a minha maior dúvida ainda é como vai o comprador ter uma licença de habitação para fazer a escritura?

Alguém que domine estes assuntos poderia ajudar no que fazer? Fico muito grato.
  2.  # 2

Colocado por: t1gerQue passos deverei seguir?
    falar com um arquitecto ou com a CM a ver se o que quer fazer é possível.

a mim o que vc descreve sem ver documentação etc nao me parece que tem área para isso, mas so sei o que vc me diz.

em relação aos projectos. primeiro tem de fazer o destaque e só depois pode pensar em fazer projectos.
  3.  # 3

antony

pode se possivel fazer frações em propriedade horizontal e escusa de fazer destaque.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: t1ger
  4.  # 4

Colocado por: marco1antony

pode se possivel fazer frações em propriedade horizontal e escusa de fazer destaque.
    Concordam com este comentário:antonylemos

Se fizer propriedade horizontal depois como vendo a fracção, como terreno? Não tem licença de habitação para escritura?
  5.  # 5

Colocado por: antonylemosfalar com um arquitecto ou com a CM a ver se o que quer fazer é possível.

a mim o que vc descreve sem ver documentação etc nao me parece que tem área para isso, mas so sei o que vc me diz.

em relação aos projectos. primeiro tem de fazer o destaque e só depois pode pensar em fazer projectos.

O meu medo é que faça o destaque e depois não deixem construir o projeto.
  6.  # 6

Colocado por: t1gerO meu medo é que faça o destaque e depois não deixem construir o projeto.

!? Mas só faz o destaque, se tiver a certeza que as parcelas permitem a construção. Por isso é melhor informar-se com um Arqutiecto ( consulta privada), ou com o arquitecto da câmara através de atendimento.
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas
    !? Mas só faz o destaque, se tiver a certeza que as parcelas permitem a construção. Por isso é melhor informar-se com um Arqutiecto ( consulta privada), ou com o arquitecto da câmara através de atendimento.

Certo, já estive entretanto a ver com um Arquitecto conhecido e pelos índices do PDM o destaque vai ser difícil, mas poderei em propriedade horizontal.

A dúvida manteve-se foi como poderei depois fazendo propriedade horizontal vender essa parte (designada fração B) mantendo a minha (fração A). Tratar-se-á de um terreno? Não é preciso uma licença habitação?
  8.  # 8

veja isso com o tecnico que está a conduzir o processo.
    Normalmente em frações. tem de ter TUDO construido, depois vende a fracção, a outrem.
  9.  # 9

Acho tem razão, propriedade horizontal já tem que estar construído para se poder vender, caso contrário não há licença de habitação ainda para as escrituras..

Se for pelo destaque e vender o terreno, como serão calculadas as mais-valias da venda uma vez que sendo um terreno "novo" destacado, não existirá preço de compra?
  10.  # 10

Valor patrimonial do mesmo ou sobre valor da escritura de venda... como em qq imovel que venda.

0.0151 seg. NEW