Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Pretendo adquirir uma casa térrea construída no ano de 1971.os proprietários foram ampliando a casa, construindo divisões ao longo dos 202m2 que é a área total do terreno. Não só as divisões são muito pequenas como estão distribuídas sem sentido estando divididas por uma parede quase contínua, literalmente a meio da casa. É estilo mediterrâneo, que, para chegar ao quintal há que passar por todas as divisões, sejam do lado esquerdo ou direito. Eu gostaria de reduzir a área do logradouro por forma a ampliar a área habitacional e construir um 1°andar.
    Tenho muitas dúvidas e gostaria, se possível que me elucidassem.
    Na casa há paredes que são visivelmente mais grossas, paredes essas que dividem a casa ao meio quase na totalidade do seu comprimento. Gostaria de saber se essa parede poderá ter sido construída como pilar que suporta a placa (sim porque tem placa do rc para o sótão) e havendo a possibilidade de o ser, se posso por exemplo partir a parede e deixar uma parte da referida parede ficando algo parecido à um pilar ou coluna (creio que se pode chamar assim).
    No fundo o que eu gostaria era de ter um rc em open space com um hall de entrada, um escritório, uma sala de estar, de jantar e cozinha com acesso a um pequeno logradouro, construir uma pequena lavandaria e uma garagem para por apenas 1 viatura na parte traseira da casa, na zona do quintal. Estou consciente que teria que ficar algo a suportar o peso da placa em zonas estratégicas e isso seria de fácil adaptação mesmo tendo em conta o conceito de openspace.
    Também gostaria de fazer 1° andar com 3 quartos, sendo 2 com closet e WC privativo e um outro mais pequeno.
    Como a casa tem uma placa de betão conseguimos fazer as escadas de acesso ao primeiro andar? E quanto às paredes, partindo do princípio de que as paredes mais grossas têm por exemplo 10mts de comprimento, conseguiríamos partir a maior parte deixando apenas pilares? Se sim qual seria a medida/largura máxima desses pilares/postes/colunas?
    Quanto à viabilidade de construção do 1° andar e redução da área do logradouro, já enviei requerimento dirigido ao departamento técnico da câmara municipal a questionar sobre a referida viabilidade. Espero parecer positivo uma vez que na mesma fachada há mais casas com 1° andar e até algumas sem logradouro.
    Com os dados fornecidos conseguem me ajudar?
    No que concerne aos valores, por forma a ter uma noção, em quanto me ficariam estas obras?
    Obrigada
  2.  # 2

    Contrate um arquitecto ou engenheiro que a possa ajudar a fazer essa avaliação com seriedade. Não são perguntas para uma data de estranhos que não conhecem o caso.
    Concordam com este comentário: AMVP, Pedro Barradas, Sandra Jesus
    • AMVP
    • 26 abril 2022

     # 3

    So um aviso, ha uns tempos passou por aqui um user que se pos a partir paredes é passou a ter a placa a ceder. Tome atencao que podem existir paredes a suster a placa. Faca o que o user #zemvpferreira lhe recomendou.
  3.  # 4

    tem de contactar um tecnico, como já referiem, pedir uma visita técnica para avaliação da situação e verem o que poderá ser ou não viável.
    Além da parte de viabilidade técnica/ estrutural, ainda terá de ser visto se a sua pretensão (ampliação), é passivel de ser executada/ licenciada. e ainda, se o construído es´ta conciliado com as papeladas, senão terá aianda um processo de legalização, que pode ter demolições por forma a repor a situação.

    Onde é localizada a casa?
    Eu faço esse tipo de serviço. Mas dependendo da localização, poderá não ser vantajoso economicamente.
 
0.0092 seg. NEW