Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá amigos,

    Fiz o negocio verbal da minha casa por 100 000euros embora não soubesse ao certo quanto valia a mesma, veio cá um avaliador através do potencial comprador e avaliou o imovel por 111 000euros, este valor é aceitável ou a minha casa vale mais e foi avaliado por baixo?
  2.  # 2

    Amigo, nós n sabemos onde é a sua casa, o tamanho, o estado, se é num prédio, se é um apartamento...
  3.  # 3

    Colocado por: desofiapedroAmigo, nós n sabemos onde é a sua casa, o tamanho, o estado, se é num prédio, se é um apartamento...


    Eu só pretendo saber se esta diferença é credivel e se os avaliadores avaliam abaixo do valor de mercado ou o imovel vale mais e isto é pratica comum..!
    • imo
    • 27 abril 2022

     # 4

    Se já fez o negócio essa informação não lhe serve de muito. Ou estarei enganado?
    • NLuz
    • 27 abril 2022

     # 5

    Colocado por: petermoOlá amigos,

    Fiz o negocio verbal da minha casa por 100 000euros embora não soubesse ao certo quanto valia a mesma, veio cá um avaliador através do potencial comprador e avaliou o imovel por 111 000euros, este valor é aceitável ou a minha casa vale mais e foi avaliado por baixo?


    Veio um avaliador através do comprador ?
    Ou veio através do banco ?
  4.  # 6

    os avaliadores tem de avaliar mais coisa pelo valor de mercado. Assim sendo, se avaliou por 111k, e quer vender por 100k, ainda bem que assim foi, senão os bancos não emprestam o dinheiro ao potencial comprador, entende? ;)

    avaliador veio por parte do banco, certo? para efeitos de avaliação para credito hipotecário.
  5.  # 7

    Colocado por: desofiapedroAmigo, nós n sabemos onde é a sua casa, o tamanho, o estado, se é num prédio, se é um apartamento...


    Eu só pretendo saber se esta diferença é credivel e se os avaliadores avaliam abaixo do valor de mercado ou o imovel vale mais e isto é pratica comum..!

    Colocado por: Pedro Barradasos avaliadores tem de avaliar mais coisa pelo valor de mercado. Assim sendo, se avaliaou por 111k, e quer vender por 100k, ainda bem que assim foi, senão os bancos não emprestam o dinheiro ao potencial comprador, entende? ;)

    avaliador veio por parte do banco, certo? para efeitos de avaliação para credito hipotecário.



    Sim, através do banco
  6.  # 8

    Acordou vender pelo valor X, as avaliações devem sempre transmitir da melhor forma possível o valor de mercado.

    Isso do abaixo e acima é retórica, é uma estimativa do valor de mercado, podia outro avaliador avaliar por 120 e um terceiro por 95.

    O que acontece de forma frequente é alguma pressão das entidades bancárias para algum subida de valor por forma a permitir que os 85% do valor de avaliação atinjam os 90% do valor de escritura para que a operação se realize.

    Agora se acha que fez mau negócio devolva o sinal dobrado e coloque a casa à venda mais cara.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 9

    Na realidade o vendedor nem deveria saber quanto foi a avaliação, isso é entre o comprador e o banco.
    Desde que tenha capacidade de comprar a casa, não é assunto dele, senão sabem a avaliação e começam logo a pensar se poderiam vender por mais.
    Concordam com este comentário: Antonioconceicao
    • DVilar
    • 27 abril 2022 editado

     # 10

    A casa vale o que lhe derem por ela..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Antonioconceicao, NLuz
    • imo
    • 27 abril 2022

     # 11

    Colocado por: DVilarA casa vale o que lhe derem por ela

    Olhe que não, olhe que não.
    Ou pelo menos, nem sempre.
  8.  # 12

    Colocado por: imoOlhe que não, olhe que não.
    Ou pelo menos, nem sempre.

    Ah não?! Então que é que faz o valor de uma casa?
    • imo
    • 27 abril 2022 editado

     # 13

    Colocado por: J.Fernandes
    Ah não?! Então que é que faz o valor de uma casa?

    É o mercado, como todos sabemos. Mas com um detalhe: é suposto funcionar a lei da oferta e procura, em que ambos os intervenientes estão na posse de toda a informação, e o bem é suficientemente divulgado de modo a ser conhecido por vários potenciais compradores.
    Não me parece que tenha sido o caso.

    De outra forma: se eu chegar ao pé de si e lhe oferecer 100 000 € pela sua casa isso não é bem o mercado a funcionar, ou seja, não significa que a casa não valha mais (ou menos) no "mercado livre", chamemos-lhe assim.

    Ainda de outra forma: uma proposta para aquisição de um bem não define o valor de mercado desse bem.

    Espero que tenha percebido a ideia
    Concordam com este comentário: Benur120
  9.  # 14

    Valor de mercado
    O valor de mercado é a quantia pelo qual um imóvel pode ser transacionado à data da avaliação, após exposição num mercado livre e concorrencial, em termos de condições de oferta e procura, durante um período temporal considerado razoável, tendo por referência a transação de outros bens de natureza idêntica no mercado em que se insere e em que todos os operadores agem de forma livre e ponderada, pressupondo-se que têm acesso a toda a informação relevante quer para a formação de valor do imóvel quer para a tomada de decisão sobre a sua eventual transação e não possuem qualquer interesse particular que norteie a sua ação.

    No imobiliário há os casos das vendas aflitas (abaixo do valor), ou de interesse excecional no imóvel (terreno ao lado do meu, apartamento perto da mãe etc etc...)
    Concordam com este comentário: imo
  10.  # 15

    Colocado por: imoDe outra forma: se eu chegar ao pé de si e lhe oferecer 100 000 € pela sua casa isso não é bem o mercado a funcionar

    Olhe obrigadinho pela informação, você realmente abriu-nos os olhos a todos!!

    A sua casa vale o que derem por ela. Dentro de determinado prazo e em mercado livre e concorrencial, como é óbvio.
  11.  # 16

    Colocado por: petermoOlá amigos,

    Fiz o negocio verbal da minha casa por 100 000euros embora não soubesse ao certo quanto valia a mesma, veio cá um avaliador através do potencial comprador e avaliou o imovel por 111 000euros, este valor é aceitável ou a minha casa vale mais e foi avaliado por baixo?


    Ainda recentemente saiu uma noticia sobre o valor das avaliações bancárias que estão a subir.

    Sobre o valor da sua casa, somente com uma Análise Comparativa de Mercado é que se poderá saber se 100k é um bom valor ou não.

    Os seus compradores vão pedir empréstimo pelo que convem (quase sempre) o valor da avaliação ser superior ao valor de transação dado que os Bancos apenas emprestam a 85% - 90% e com um sinal de 10% a compra acontece.

    Se por exemplo, o valor acordado de venda fosse 120k, os seus clientes teriam que entregar um valor maior de sinal para comprar o imóvel ou simplesmente não o compram.

    Agora se 100k é correto? Não sei.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0188 seg. NEW