Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.

    Gostaria, se possível, se alguém pudesse me tirar uma dúvida sobre estrutura metálica.

    Digamos que eu tenha uma viga treliçada 1 (ver imagem em anexo), a qual tem a resistência para suportar uma carga total de 300kg em três cargas concentradas de 100kg. E digamos, também, que eu necessite colocar três cargas concentradas de 150kg nesta viga. Como a soma das cargas passariam da resistência total da viga 1, eu posso adicionar uma outra viga treliçada 2 (ver imagem em anexo) feita do mesmo material que a viga 1 e com mesmas dimesões, sendo estas duas ligadas por duas outras vigas treliçadas 3 e 4 (ver imagem em anexo) e também estas sendo feitas do mesmo material das outras, para que ambas, vigas 1 e 2, possam juntas suportar essas três cargas de 150kg? AS ligações entre vigas são feitas por parafusos. E digamos que os parafusos suportem as forças cortantes. Vigas 1 e 2 estão engastadas em pilares. Segue em anexo uma imagem em PNG com um croqui para um melhor entendimento da minha dúvida.

    Muito obrigado pela atenção!
      imagem_2022-04-27_210600210.png
  2.  # 2

    Essa estrutura é hiperstatica por isso facilita de colocar isso num programa de cálculo.

    Mas em 1a análise, da forma que tem isso, não vai resistir.

    Se a trelica de 16m suporta no maximo 300kg, significa uma resistência de 18,75kg por metro.

    No primeiro tramo da viga inferior, já ultrapassou essa resistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcio Mota
 
0.0084 seg. NEW