Iniciar sessão ou registar-se
    • sn
    • 12 janeiro 2010 editado

     # 1

    como posso calcular a quantidade a utilizar de areia , brita e cimento para fazer cada m3 de betão (feito em betoneira), para um tipo de resistencia média(não sei se o termo está correcto),
    obrigado desde já
  1.  # 2

    Boas

    Pode ver aqui a "receita" dos vários tipos de betão ainda com o nome antigo B20, B25, etc. Quanto maior o número maior a resistência. Não sei o que considera resistência média.

    cumps
    José Cardoso
    • sn
    • 13 janeiro 2010

     # 3

    Obrigado pelos calculos
    o betão irá ser colucado sobre vigas v3 e abobadilhas 48x25x12, que sera metade em comprimento de um chão de uma garagem que fica sobre pilares com um vão de 2.5 m (em vigas) e o restanto sobre o tereno já compactado , e assim suportar o peso de um carro
  2.  # 4

    Boas

    o betão irá ser colucado sobre vigas v3 e abobadilhas 48x25x12

    Fabricante da laje?
    Tem a certeza que uma laje com essa espessura é a indicada para a carga de uma garagem? Tenho algumas dúvidas. Ponha aqui um desenho do que pretende.

    cumps
    José Cardoso
    • sn
    • 14 janeiro 2010

     # 5

    As abobadilhas são da TORRENSE, e o vão não é assim tão grande , e com 10 cm de betão ,com a malha sol e ferro de 12; o que assenta sobre terreno firme ainda são 3 m.
    NA opinião do pedreiro é suficiente , e alguns vizinhos já o fizeram e até agora não deu problemas , a minha duvida sobre os calculos é saber quanto vou comprar de materiais para depois não ter muitas sobras.
 
0.0105 seg. NEW