Iniciar sessão ou registar-se
    • djouze
    • 28 abril 2022 editado

     # 1

    Estou a pensar isolar o meu sótão a que só acedo esporadicamente (por exemplo, para a manutenção do painel solar térmico).
    Andei aqui a pesquisar pelo forum e já percebi que a recomendação neste caso vai para a aplicação de lã de rocha, por ter melhor isolamento acústico, ser menos inflamável, mais barata e mais fácil de aplicar. No entanto, gostava de poder continuar a pisar o chão, não só para circular esporadicamente, mas também porque se acumulam kilos de pó no chão e é preciso fazer uma limpeza periódica. Por essa razão, estou mais inclinado para o XPS, porque entendi que pode ser pisado sem grandes problemas.
    Dito isto, gostava de ter a vossa opinião sobre o seguinte:
    - Posso colocar o XPS e pisá-lo sem colocar mais nada?
    - Que espessura é recomendável aplicar numa lógica de custo/ benefício (ou seja, sem chegar ao ponto em que estou a adicionar espessura com um benefício marginal baixo)?
    - É melhor instalar 1 camada ou 2 camadas de XPS? Por exemplo, melhor uma camada de 12cm ou duas de 6cm?
    - Confirmam que é mais eficiente colocar o XPS no chão do que no "tecto" (ou seja, por baixo das vigotas que suportam as telhas)?

    Obrigado pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha
  1.  # 2

    Colocado por: djouze- Posso colocar o XPS e pisá-lo sem colocar mais nada?

    Vai ficar marcado mas nada de grave. Mas se meter umas tabuas antes de proceder à manutençao, ja nao "esborracha" as placas.
    Esferovite/EPS seria pior.

    Colocado por: djouze- Que espessura é recomendável aplicar numa lógica de custo/ benefício (ou seja, sem chegar ao ponto em que estou a adicionar espessura com um benefício marginal baixo)?


    Comece por 6 ou 8 cm. Ja nota melhorias significativas. Mais tarde se quiser meta mais uns quantos cm. A vantagem é que pode ir comprando placas e adicionando consoante o conforto térmico ressentido no interior. Tenha como alvo uma espessura total a rondar os 10-12 cm para ter um bom custo beneficio. Também depende muito da zona e da sensibilidade térmica de cada um.

    Colocado por: djouze- É melhor instalar 1 camada ou 2 camadas de XPS? Por exemplo, melhor uma camada de 12cm ou duas de 6cm?


    Indiferente. Se 2x6 ficar mais barato que 1x12, faça 2x6 entrelaçado.


    Colocado por: djouze- Confirmam que é mais eficiente colocar o XPS no chão do que no "tecto" (ou seja, por baixo das vigotas que suportam as telhas)?


    Sim. Se colocar junta às telhas vai haver calor a escapar entre o piso inferior e o sótão. Se meter na laje, o calor de baixo fica armazenado nessa laje sem escapar para o sótão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djouze
    • eu
    • 29 abril 2022 editado

     # 3

    Colocado por: djouze- Posso colocar o XPS e pisá-lo sem colocar mais nada?

    Claro que sim.

    Eu tenho XPS no sótão e ando lá sempre a pisá-lo e nem sequer deixa marcas profundas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djouze
  2.  # 4

    Obrigado @Nostradamus pela resposta detalhada e obrigado também ao @Eu por partilhar a experiência.
    Já agora, vêm problema em colocar o XPS directamente em cima da placa? O chão parece-me razoavelmente direito, mas está em tosco (foto em baixo).
      20220417_150716.jpg
    • eu
    • 29 abril 2022 editado

     # 5

    Pode aplicar diretamente. O melhor resultado é com duas camadas, a segunda a tapar as juntas da primeira camada.

    Esse telhado também está a pedir desesperadamente por lã de rocha ;)
  3.  # 6

    Colocado por: euPode aplicar diretamente. O melhor resultado é com duas camadas, a segunda a tapar as juntas da primeira camada.

    Esse telhado também está a pedir desesperadamente por lã de rocha ;)


    Obrigado! Acho que é uma hipótese. Com lã de rocha no telhado e XPS no chão passava a ter menos pó a entrar no sótão e ficava com um duplo isolamento :)
 
0.0111 seg. NEW