Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, tinha colocado a dúvida noutro tópico mas como o assunto lá era outro não estou a obter resposta.
    A minha dúvida é: o gesso em contacto prolongado com o inox corrói?
    Estive a pesquisar e tanto o ferro como o aço encontro essa informação. Isso aplica-se também ao inox?
  2.  # 2

    Nim.

    Defina a aplicação em concreto em como vai utilizar o inox em contacto com o "gesso"

    E esse gesso para si é o quê? Aquele material que metem nos doentes em hospitais, quando alguém cai de bicicleta e parte um braço? Ou queria referir-se ao estuque?

    Os carbonatos de magnésio e cálcio (presentes nos estuques, gessos, cal, etc) tem efeito corrosivo em ligas de aço, sejam inox ou carbono. Dai os termoacumuladores inox usarem sempre anodos de magnésio (elemento de sacrifício), devido à acumulação destes elementos naturalmente presentes na água "dura".

    Num cilindro de água isto demora anos a acumular e fazer pitting, numa canalização em contacto com estuque seria preciso quanto tempo? 50 anos? 100 anos?

    Se isso lhe tira o sono, pode sempre usar a parte final, em contacto com o gesso/estuque, em cobre. Mas muito sinceramente, muitos de nos já seremos pó, muito antes dessa tubagem estar furada da corrosão do estuque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
  3.  # 3

    Colocado por: NostradamusNim.

    Defina a aplicação em concreto em como vai utilizar o inox em contacto com o "gesso"

    E esse gesso para si é o quê? Aquele material que metem nos doentes em hospitais, quando alguém cai de bicicleta e parte um braço? Ou queria referir-se ao estuque?

    Os carbonatos de magnésio e cálcio (presentes nos estuques, gessos, cal, etc) tem efeito corrosivo em ligas de aço, sejam inox ou carbono. Dai os termoacumuladores inox usarem sempre anodos de magnésio (elemento de sacrifício), devido à acumulação destes elementos naturalmente presentes na água "dura".

    Num cilindro de água isto demora anos a acumular e fazerpitting, numa canalização em contacto com estuque seria preciso quanto tempo? 50 anos? 100 anos?

    Se isso lhe tira o sono, pode sempre usar a parte final, em contacto com o gesso/estuque, em cobre. Mas muito sinceramente, muitos de nos já seremos pó, muito antes dessa tubagem estar furada da corrosão do estuque.


    Calafetar o tubo de exaustão do recuperador junto à placa com o gesso e sisal. Fui para comprar o gesso para o fazer e na loja disseram que fazia mal porque o gesso corroi o inox. Sai da loja e falei com o empreiteiro que me fez a casa e ele disse o mesmo (por acaso lembro-me de eles terem barrado o reboco das cassetes das portas de correr com rede e cola antes de rebocarem com o estuque e na altura eles disseram que era porque o gesso corrói a estrutura metálica da cassete). Estive a pesquisar e encontro referências a isso no ferro e aço, relativamente ao inox não encontrei nada.
    Como vejo aqui sempre falar nessa solução de calafetar com gesso e sisal custa-me acreditar que isso aconteça mas com esses avisos da loja de materiais e do empreiteiro já não fiquei descansado =/
  4.  # 4

    não havendo humidades(presença de agua), não acredito que tal aconteça. isso é valido para qq metal em contacto com o que quer que seja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
  5.  # 5

    A água aqui joga como o elemento de transporte e ligação entre o "gesso" e o tubo. Ciclos de secagem/evaporação vao criar os ditos precipitados sob a forma de carbonato de cálcio/magnésio. Se garantir que fica tudo seco, o gesso nunca vai ter estes estes carbonatos. Ou garantir que nunca ha contacto entre os 2.

    Mas, e é um grande MAS, sendo a aplicação uma tubagem para um recuperador de calor, ha outro detalhe muito importante; Temperatura. Muitas pessoas não sabem mas a temperatura tem um papel muito importante na velocidade da oxidação dos metais (entre outros elementos).

    Ou seja, tem um elemento que na base já é propicio à corrosão dos aços, e ainda lhe da com uma catalizador de calor com ciclos de temperatura elevada...

    Sabendo esse detalhe adicional, eu evitaria isso em contacto directo.


    Colocado por: jrapEstive a pesquisar e encontro referências a isso no ferro e aço, relativamente ao inox não encontrei nada.


    Agora tem um bom exemplo, à vista de todos nos, os termoacumuladores feitos com folha de inox requerem todos anodos em magnésio, que não são mais que peças de sacrifício. A água não tem gesso, mas transporta os mesmos elementos que fazem a tal corrosão no aço.

    Os termoacumuladores em cobre, por exemplo da Videira, não precisam de nenhum anodo uma vez que o cobre não sofre este tipo reacções Redox agressiva, como os carbonatos de cálcio/magnésio. Da mesma maneira, pode fazer parte da ligação em cobre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
  6.  # 6

    Já me estão a estragar o dia... Em 2014 fiz a tal vedação do costume com gesso e sisal em torno do tubo de exaustão da salamandra. Espero não ter que vir a partir a curto prazo todo o pladur onde aquilo está escondido.
  7.  # 7

    Colocado por: ClioIIJá me estão a estragar o dia... Em 2014 fiz a tal vedação do costume com gesso e sisal em torno do tubo de exaustão da salamandra. Espero não ter que vir a partir a curto prazo todo o pladur onde aquilo está escondido.


    Pois, é essa a minha dúvida. Agora faço tudo o que quiser, depois de fechado ter de andar com obras a conversa é outra
    • SrR
    • 2 maio 2022

     # 8

    Colocado por: Nostradamusos termoacumuladores feitos com folha de inox requerem todos anodos em magnésio
    todos nao!!!
    • SrR
    • 2 maio 2022 editado

     # 9

    Colocado por: jrap

    Pois, é essa a minha dúvida. Agora faço tudo o que quiser, depois de fechado ter de andar com obras a conversa é outra
    ande pra frente nao se chateie com isso, mau era se todas as ferralhas para gesso cartonado com sancas e tudo mais, e muitas barradas com gesso em cima estavam todas a cair de podre, tanto aro de portas blindadas com gesso em cima e continuam ali rijas como gente grande.
  8.  # 10

    Colocado por: SrRtodos nao!!!


    Os feitos na china e de qualidade fraca se calhar não.

    Se não forem de cobre, precisam sempre de um anodo de sacrifício.

    Mas mostre ai um feito com folha de inox que não precise deste componente (os esmaltados ou com outro tipo de revestimento não contam)
    • SrR
    • 3 maio 2022

     # 11

    Colocado por: Nostradamus

    Os feitos na china e de qualidade fraca se calhar não.

    Se não forem de cobre, precisam sempre de um anodo de sacrifício.

    Mas mostre ai um feito com folha de inox que não precise deste componente (os esmaltados ou com outro tipo de revestimento não contam)
    https://www.profissional.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_28736 por ex, pesquise tb por depósitos em inox 316l
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
    • SrR
    • 3 maio 2022

     # 12

    Colocado por: Nostradamusesmaltados
    esses precisam
  9.  # 13

    Colocado por: NostradamusMas mostre ai um feito com folha de inox que não precise deste componente
    todos os depósitos em inox 316 ou 404 não usam anodo de sacrificio
    Concordam com este comentário: SrR
  10.  # 14

    Colocado por: ClioIIEm 2014 fiz a tal vedação do costume com gesso e sisal em torno do tubo de exaustão da salamandra
    e está como deve ser executado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  11.  # 15

    Eu não sabia que a vulcano usava essa folha LDX 2101 nos reservatórios deles.

    Por vezes queremos simplificar as explicações, generalizamos e fazemos estas gafes. Erro meu ao generalizar os inox (304 com o 316)

    Os termo acumuladores em 316L ja entram nas ligas de luxo, como as de cobre. Que é o caso de marcas premium como a Videira que complementam a gama de cobre com essa linha em 316 - ambos não precisam de ânodos.

    Ainda assim, tirando a Vulcano, Videira, entre outras premium, qual a % de toda a oferta disponível no mercado que não requerem ânodos? Vamos às ditas lojas da "especialidade" e só vemos cenas rafeiras com ânodos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • SrR
    • 3 maio 2022 editado

     # 16

    Há várias marcas, por ex muitas usam o rebrand dos depósitos da videira, tem tb a therca da aquecionx com inox 444, 304 e 316 entre outras marcas no mercado
  12.  # 17

    Efectivamente a termobrasa ( da freguesia onde moro ) tb tem termoacumuladores com a cuba em Inox.
    Não quis abrir um post novo.
    Ia perguntar entre Cobre e Inox se tinham algum feedback da durabilidade do "cilindro".
    A minha água de poço é agressiva, a cada 05 anos tenho de trocar ( este último da Ariston já me está a pingar ). Talvez seja da falange, mas acho que isso não se consegue fazer manutenção.
  13.  # 18

    Ressuscitando do post muito antigo?
    Sorry
  14.  # 19

    Colocado por: AnibalventuraIa perguntar entre Cobre e Inox se tinham algum feedback da durabilidade do "cilindro".


    Tenho um caso na família com um "cilindro" que tem 25 anos. Feito em cobre por uma empresa em Alvaiázere, zona de Pombal, que já nem existe. Deve ter levado com umas 3-4 resistências eléctricas no máximo. Já nem me lembro da ultima vez que me pediram para comprar uma resistência.

    Zona de água dura e sem qualquer aparelho para reduzir a dureza.

    Será que uma liga de inox, dessas faladas em cima, iria durar tanto tempo? Tenho as minhas duvidas.. mas uns 10 anos deve sempre durar.

    Colocado por: AnibalventuraA minha água de poço é agressiva


    Investir num filtro que reduza a dureza da agua é sempre um bom investimento, independentemente do tipo de cilindro que opte. Vai poupar o resto da canalização e electrodomésticos.
 
0.0234 seg. NEW