Iniciar sessão ou registar-se
    • RSP
    • 1 maio 2022

     # 1

    Preciso de opiniões para o seguinte:
    Em 2018, assinei CPCV e Caderno de Encargos para aquisição em planta de moradia. Nesse caderno de encargos, relativamente à Caixilharia diz o seguinte: “A Caixilharia será em alumínio extrudido com corte térmico de acordo com dimensões do Projeto de Arquitetura do tipo série cor 60 da Cortizo”. A obra ficou concluída em NOV/2020.
    Em SET/2021, verifiquei quase por acaso que a caixilharia aplicada é na verdade a série ARI da Anicolor. Durante a obra ou no final da obra nunca da empresa construtora ninguém me disse nada. Agora após vários com a empresa construtora, dizem sempre que “é a mesma coisa”, com as mesmas características e o mesmo desempenho.
    Mas da pesquisa que fiz, o desempenho não é exatamente o mesmo é o valor comercial também não.
    Por isso, é porque durante a obra tudo o que fugia ao Caderno de Encargos tive que pagar extra, pondero formalizar reclamação ou intentar ação para perceber se tenho razão e como corrigir ou compensar a troca.
    Perguntas:
    . Tenho razão?
    . Justifica-se a minha posição ou estarei a exagerar (a minha mulher diz que vou comprar problemas)?
    . Qual o melhor meio para formalizar reclamação: Livro de Reclamações da empresa construtora e posterior contacto com advogado?
    . Contacto desde já com advogado para fundamentar argumentação?
    Obrigado.
    • SrR
    • 1 maio 2022

     # 2

    Colocado por: RSPA Caixilharia será em alumínio extrudido com corte térmico de acordo com dimensões do Projeto de Arquitetura do tipo série cor 60 da Cortizo”.
    aqui o que influencia é isto.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • RSP
    • 1 maio 2022

     # 3

    Não percebi
  1.  # 4

    Colocado por: RSPNão percebi
    se é "tipo", não quer dizer que seja aquela.

    É uma cerveja tipo Sagres. Dão-lhe Cergal, e vai reclamar. Mas lá está, é "tipo".

    Dependerá muito se as características técnicas da caixilharia são de facto muito diferentes, não sei é se não vai acabar por gastar mais que a diferença de valor comercial. É lixado, mas o DO é sempre quem fica a perder num processo de construção.
    • RSP
    • 1 maio 2022

     # 5

    Na minha interpretação, quando diz "do tipo Cor 60", isso indicaria a série/modelo aplicado: poderia ser Cor 60, Cor 70 ou outro modelo, mas seria sempre da Cortizo. O que não acontece.
    Estou a pensar mal?
  2.  # 6

    está, tipo podem ser muitas marcas
    a unica coisa que se pode agarrar é verificar se o que está instalado tem o mesmo desempenho/ carateristicas (aparencia) que a tal cor 60
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 7

    Colocado por: RSPEstou a pensar mal?
    Está. No meu entender a frase quer dizer que é uma caixilharia com as mesmas características das da série cor60 da cortizo. Veja se as características técnicas da marca e série aplicada são equiparáveis ás da cor 60. Se forem muito distintas, então talvez possa vale a pena chatear-se. A reclamação pode sempre fazer.
  4.  # 8

    Ou tipo cor 60 no feitio. Tipo serve para tudo
  5.  # 9

    Colocado por: RSPNão percebi

    Eu traduzo o que o Sérgio quis dizer.
    Goze a casa pois não tem por onde se agarrar.
    Os cadernos de encargos quando são feitos com a palavra “tipo” é justamente para precaver situações como estas.
    Nos concursos públicos por exemplo, a palavra “tipo” ou outra com o mesmo intuito, é obrigatória de constar justamente para não haver monopolização do material escolhido.
    Concordam com este comentário: SrR
  6.  # 10

    Colocado por: RSP. Contacto desde já com advogado para fundamentar argumentação?

    Deveria contactar o advogado, mas era antes de assinar o CPCV.
    Quando está "tipo" pode ser qualquer outra coisa que tenha o mesmo desempenho, ou coisa parecida.
    Só terá hipóteses de ter sucesso na sua reclamação se conseguir demonstrar que por exemplo o desempenho térmico é muito inferior, o que eu duvido muito.
    E qual era o vidro que estava previsto, e qual é que está aplicado?
 
0.0127 seg. NEW