Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Antes de mais quero agradecer a todos os que possam ajudar a esclarecer as minhas dúvidas neste área.

    Encontro-me em processo de construção de uma moradia T4 e estamos na fase de adjudicar o sistema de AQS. Estamos a ponderar instalar um sistema de Bomba de Calor (300L) com 6 painéis fotovoltaicos para autoconsumo. Foi-nos dado um orçamento em que a Bomba de Calor tem uns painéis fotovoltaicos específicos só para ela e outros painéis fotovoltaicos para autoconsumo. Alguém sabe se uma Bomba de Calor tem de ter painéis solares dedicados ou pode estar integrada nos painéis de autoconsumo?

    Estes foram os orçamentos que obtivemos:

    Sistema fotovoltaico autoconsumo - "Fornecimento e instalação de sistema solar fotovoltaíco trifásico para autoconsumo, Kit da marca Solius modelo Masterkit 6/400 performance plus 2.25 KWP + estrutura para terraço, inclui 6 coletores 375 WP, 1 inversor trifásico 3,3 kW (corte DC e WI-FI incluído), 1 ficha MC4 macho + 1 ficha MC4 fêmea , Quadro de proteções AC para Masterkit trifásico, quadro eléctrico com porta transparente até 12 módulos equipado com interruptor diferencial 4x25A 300mA tipo A, disjuntor tetrapolar 4P 20A" (5.248,20€)

    Sistema solar e de bomba de calor para AQS - "Fornecimento e instalação de sistema solar e de bomba de calor para AQS constituído por kit solar da marca Vulcano modelo FKC-2S de 300L+ ligaçõs hidraulicas + grupo de circulação + estrutura para telhado plano e uma bomba de calor para águas quentes sanitárias (AQS) Vulcano modelo AquaSmart HP 270-3E C com serpentina, depósito de 300L, coletores solares , controlador solar, grupo hidráulico, vasos de expansão, tubagem hidráulica de ligação entre bomba de calor e depósito, etc" (7.770,00€)

    Não fiquei 100% esclarecida com a conversa que tive com o empreiteiro.

    Obrigado
  2.  # 2

    Na solução 2 tem um típico sistema térmico em circulação forcada com coletores térmicos, actualmente não é o sistema mais indicado
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesNa solução 2 tem um típico sistema térmico em circulação forcada com coletores térmicos, actualmente não é o sistema mais indicado

    Obrigado pela resposta. Então no seu entender devia-me ficar apenas pela 1ª opção mas acrescentava uma Bomba de Calor?
  4.  # 4

    Não.

    O 1o sistema é de produção de energia, o 2o de AQS.

    O 1o só mete se quiser e esse é caro e não acredito que precise dum sistema trifásico.

    O 2o escolha uma bomba de calor monobloco da Daikin por exemplo e fica bem servida.
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoNão.

    O 1o sistema é de produção de energia, o 2o de AQS.

    O 1o só mete se quiser e esse é caro e não acredito que precise dum sistema trifásico.

    O 2o escolha uma bomba de calor monobloco da Daikin por exemplo e fica bem servida.


    Então não tenho benefícios em tentar apoiar a bomba de calor com paineis, so a bomba de calor isolada é melhor opcao é isso?

    Obrigada
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 6

    Sim.

    E mais tarde coloca os fotovoltaicos quando souber quanto gasta ao certo
    Concordam com este comentário: Palmix
  7.  # 7

    Pode também fazer o seguinte colocar bomba de calor depósito FS Tisun que faz tudo só com um depósito e pode adicionar mais que uma fonte de calor para melhor rendimento se precisar, colocar Fotovoltaico de apoio para não gastar tanta energia pode colocar bateria ou não para acumulação de energia
 
0.0119 seg. NEW