Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Pedia a vossa ajuda numa dúvida.

    Contactei um vendedor da Remax para aferir o valor da minha casa uma vez que queria vender e sair da minha zona atual de residência por motivos profissionais. O vendedor dirigiu-se lá a casa onde levava prontamente um contrato que pediu que assinasse, com exclusividade.

    Entretanto, agendaram o fotógrafo que também foi lá a casa e o anúncio foi publicado cerca de dois dias depois.

    Já recebi alguns agendamentos de visitas e recebi também por email a cópia do contrato com a imobiliária já assinado por eles, onde é indicado que disponho, ao abrigo do direito de reflexão previsto na legislação em vigor quanto aos direitos dos consumidores, do prazo de 14 dias para o efeito (atenção, a informação consta no email e não no contrato).

    No dia seguinte, tive um revés profissional inesperado que me obrigará a ficar mais algum tempo no local onde estou. Considerando que a minha casa está com um valor muito ajustado ao mercado (não está inflacionada) e que deverá ser uma venda rápida não posso sequer esperar pelo término do contrato para rescindir pois arrisco-me a ficar sem casa.

    Sei também que a imobiliária teve custos e custa-me abordá-los para cancelar o contrato uma vez que entendo que se trata do seu trabalho e tempo, no entanto, estou a fazê-lo por circunstâncias muito especificas (não é para vender de forma autónoma, ou por outra imobiliária, nada desses cenários, trata-se mesmo de um imprevisto).

    Assim, questiono se na minha situação esta rescisão ao abrigo do direito de reflexão se aplica e se sim como agilizar? Ou na prática, o disclaimer está lá no email, mas ninguém pode usufruir desse direito?

    Alguém que tenha passado pelo mesmo?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Colocado por: FredVargascusta-me abordá-los para cancelar

    Não tenha pena deles, que eles não têm pena de si :) Se vai a tempo de cancelar, não pense duas vezes.
    Concordam com este comentário: ricat, Vítor Magalhães, NLuz, desofiapedro, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FredVargas
    • RCF
    • 4 maio 2022

     # 3

    Colocado por: FredVargasSei também que a imobiliária teve custos e custa-me abordá-los para cancelar o contrato uma vez que entendo que se trata do seu trabalho e tempo, no entanto, estou a fazê-lo por circunstâncias muito especificas (não é para vender de forma autónoma, ou por outra imobiliária, nada desses cenários, trata-se mesmo de um imprevisto).

    É a vida. Trate da sua, que eles tratam da deles.
    Os seus motivos são perfeitamente atendíveis.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FredVargas
  3.  # 4

    1º Fala com eles e diz que já não quer vender.
    2º Se não aceitarem o 1º, usa o direito de reflexão tal como eles lhe indicaram.
    3º Se nenhum dos anteriores não resultar, não abre a porta a ninguém.
    4º Se não conseguir fechar a porta, está presente em todas as visitas, e diz claramente aos potenciais compradores, que a casa é vendida sem móveis de cozinha, louças sanitárias, portas, azulejos e pavimentos, porque vai necessitar desses materiais para a casa que está a construir.
    Concordam com este comentário: b3dukes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FredVargas
  4.  # 5

    Se a casa já não está à venda... o contrato da "causa", extinguiu-se. não!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FredVargas
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasSe a casa já não está à venda... o contrato da "causa", extinguiu-se. não!?


    Peço desculpa, mas não percebi o que indicou. A casa está ainda à venda e publicada no site. A minha dúvida vai no sentido de poder, ou não, usufruir do direito de reflexão mencionado no email da imobiliária e rescindir o contrato.
  6.  # 7

    Já não quer vender, certo!? A casa é sua. O contrato é de exclusividade para venda. Se entretanto decidiu não vender a casa, estará a mesma fora do mercado. Ja não existe causa. Portanto o Contrato fica sem efeito.

    Acho que é claro.
    Fale com a imobiliária a dizer que já não prende ter o imóvel disponivel para venda.
    Está aviolar alguma clausula específica do contrato? o que diz o contrato?

    Tambem pode utilizar o periodo de reflexão que a lei lhe dá.
    Não vejo qual é o problema, Homem, fale com a imobiliária.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Susi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FredVargas
  7.  # 8

    Acho que é claro.
    Fale com a imobiliária a dizer que já não prende ter o imóvel disponivel para venda.
    Está aviolar alguma clausula específica do contrato? o que diz o contrato?

    Tambem pode utilizar o periodo de reflexão que a lei lhe dá.
    Não vejo qual é o problema, Homem, fale com a imobiliária.


    O contrato é um contrato normal da Remax, além da identificação do imóvel, valor, comissão, indica apenas a duração do contrato e a exclusividade do mesmo. O período de reflexão não é mencionado no contrato mas sim no email da imobiliária que acompanha o contrato, mas como desconhecia a existência deste direito de reflexão, fiquei sem entender se de facto é um instrumento passível de utilizar ou se é apenas algo que eles são obrigados por lei a colocar mas na prática vão "inventar" pretextos para que o vendedor não consigo cancelar o contrato.
  8.  # 9

    Mas.. não entendeu o que escrevi!?
    Já não existe "causa", o imóvel deixou de estar disponivel!!?
    Obviamente que se decidir vender o dito, dentro do prazo de vigência do contrato, sem recorrer aos serviços deles, podem eles alegar que quis fugir ao mesmo e "persegui-lo" no intuito de verem ressarcidos das comissões devidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FredVargas
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasJá não existe "causa", o imóvel deixou de estar disponivel!!?

    Pode ter de pagar os custos que a imobiliária já teve com a promoção do imóvel, que deve ser pouco mais do que zero.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FredVargas
  10.  # 11

    Pode ter de pagar os custos que a imobiliária já teve com a promoção do imóvel, que deve ser pouco mais do que zero.


    Suponho que pelo menos com as fotografias teve custos pois, pelo que percebo, contrataram um fotógrafo profissional.
  11.  # 12

    Obviamente que se decidir vender o dito, dentro do prazo de vigência do contrato, sem recorrer aos serviços deles, podem eles alegar que quis fugir ao mesmo e "persegui-lo" no intuito de verem ressarcidos das comissões devidas.


    Não pretendo mesmo vender a casa, preciso retirá-la do mercado até resolver esta questão profissional. Como indiquei acima isto nada está relacionado com comissões ou vender por outra imobiliária, nada disso. Mas agradeço a sua opinião, acho que tentarei numa primeira abordagem fazer uso do período de reflexão e veremos se aceitam.
  12.  # 13

    Envia carta registada com aviso de recepção.
    Caso se façam difíceis é não atender telefone deles e de desconhecido e ignorar qualquer contacto.

    A técnica utilizada por eles é bastante agressiva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FredVargas
 
0.0171 seg. NEW