Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Eu sei que o assunto não tem nada a ver com o fórum, mas a minha namorada vai abrir atividade para trabalhar por recibos verdes.
    Quais as vantagens que possui usufruir por trabalhar neste regime? Quando me refiro a atividades é do gênero poder ter cartão Makro, recheio, coisas do gênero.
    Tem algum problema fiscal ir fazer compras a esses cash and Carry?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Em relação as compras em principio não tens qualquer problema (se for contabilidade organizada não sei como funciona), pois no processo de validação das faturas no e-faturas podes indicar se as compras foram no âmbito da atividade profissional (o preço nem sempre compensa nesses locais).

    Se for para trabalhar maioritariamente para uma entidade também existe a possibilidade de fundo de desemprego, existe uma percentagem se não em engano esta nos 50% atualmente, apesar de demorar mais tempo para poder usufruir.

    No inicio também é costume existir uma isenção do pagamento da seg social mas também não conta esse tempo.

    Depois tudo depende do que se trata. A experiência que tenho em casa é a minha esposa que é professora numa escola profissional e está com essa finalidade.

    Abraço
  3.  # 3

    Quais as vantagens?!

    Não há vantagens em trabalhar a recibos verdes. Passado o período de isenção (um ano?) vai ter que começar a pagar segurança social do seu próprio bolso, quer passe recibos ou não, e se ganhar mais que 10.000 € começa a pagar IVA e precisa de contabilista.

    E não são as compras na makro que compensam essa chatice (e despesa) toda...
  4.  # 4

    Regime simplificado passa os 10000€ (12500€), passa para o regime de iva e continua sem contabilidade organizada, contabilidade organizada por opção ou volume de negócios superior a 200000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  5.  # 5

    Colocado por: jorgemlflorencioQuais as vantagens?!

    Não há vantagens em trabalhar a recibos verdes. Passado o período de isenção (um ano?) vai ter que começar a pagar segurança social do seu próprio bolso, quer passe recibos ou não, e se ganhar mais que 10.000 € começa a pagar IVA e precisa de contabilista.

    E não são as compras na makro que compensam essa chatice (e despesa) toda...


    Colocado por: jorgemlflorencioQuais as vantagens?!

    Não há vantagens em trabalhar a recibos verdes. Passado o período de isenção (um ano?) vai ter que começar a pagar segurança social do seu próprio bolso, quer passe recibos ou não, e se ganhar mais que 10.000 € começa a pagar IVA e precisa de contabilista.

    E não são as compras na makro que compensam essa chatice (e despesa) toda...


    Boas claro q não compensa, mas temos q trabalhar, o intuito deste tópico é saber se há vantagens de comprar coisas mais baratas, dei o exemplo da Makro, se há mais do gênero. e se no final do ano tenho algum problema em fazer compras deste gênero.
    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: VarejoteRegime simplificado passa os 10000€ (12500€), passa para o regime de iva e continua sem contabilidade organizada, contabilidade organizada por opção ou volume de negócios superior a 200000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgemlflorencio

    Efectivamente, obrigado pelas correcções.

    Colocado por: luis2424
    Boas claro q não compensa, mas temos q trabalhar, o intuito deste tópico é saber se há vantagens de comprar coisas mais baratas, dei o exemplo da Makro, se há mais do gênero. e se no final do ano tenho algum problema em fazer compras deste gênero.
    Obrigado

    Certo. Se vai trabalhar a recibos verdes, e não consegue fugir a isso, força. Não estou a par dos preços praticados nessas casas, mas todas as vantagens são positivas.
    Votos de sucesso nessa nova etapa.
  7.  # 7

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Efectivamente, obrigado pelas correcções.


    Certo. Se vai trabalhar a recibos verdes, e não consegue fugir a isso, força. Não estou a par dos preços praticados nessas casas, mas todas as vantagens são positivas.
    Votos de sucesso nessa nova etapa.


    Obrigado desde já.
    Só queria era perceber se ao ir a essas lojas se pago o IVA e se depois em termos fiscais como o IRS vou ter que repor o IVA.
  8.  # 8

    No regime simplificado com isenção de IVA, não tem direito a deduzir IVA, mesmo no regime de IVA também se for só prestação de serviços também não vai deduzir praticamente IVA de nada.
    Quer mais deduções, entra no regime de contabilidade organizada, mas só com prestação de serviços vai andar a pagar mais de 100€ mensais ao contabilista e pouco vai deduzir na mesma.
  9.  # 9

    Em primeiro lugar você só pode deduzir IVA se o liquidar. Ou seja se os recibos verdes não forem emitidos com IVA por anualmente serem inferiores a 12.500€ euros não pode ir buscar o IVA das compras.

    Em segundo lugar você só pode ir buscar o IVA das compras se essas compras forem indispensáveis à atividade da sua namorada. Não pode deduzir o IVA de gastos pessoais que nada tem a ver com a atividade profissional.

    E por fim o IVA é sempre faturado seja em que loja for seja na MAKRO ou no Continente.
 
0.0140 seg. NEW