Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia Fórum da Casa,

    Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o risco de comprar uma moradia de 265k € (anunciada a 285k) tendo em conta as seguintes variáveis:

    -30 anos, solteiro
    -rendimentos anuais à volta dos (editado) € brutos
    -poupanças (editado) €
    -investimentos em ações (editado) €

    A moradia só ficará pronta no final de 2024 e até lá tenho que adiantar 60mil € até a obra estar pronta.

    Trata-se de uma moradia em banda, com 3 pisos, 280m2, bons acabamentos, bons acessos e localizada em Guimarães.

    Que tipo de custos adicionais deverei contar?

    Deixo em anexo a planta.

    Obrigado desde já
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xpro
  2.  # 2

    Adiantar já 60K para uma moradia que estará pronta em 2024? Qual o seu grau de confiança no empreiteiro? Essa deveria ser a sua primeira questão.

    Para colocar as coisas em perspetiva aqui ao lado andam a fazer apartamentos que em finais de 2021 estava anunciada a conclusão das obras em julho de 2022, neste momento já apontam para dezembro de 2023...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luismendes535
  3.  # 3

    Será para adiantar por trimestre até finais de 2024. Fazendo a conta a 11 trimestres, seria à volta dos 5500€ por trimestre. Isto ainda pode ser negociado.

    A confiança no empreiteiro é alta, é uma empresa com mais de 30 anos, muitas construções conhecidas no centro da cidade e já têm os lotes pagos. Os materiais penso que já os tenham também mas sem certeza.

    Não é possivel adicionar uma cláusula ao contrato para pagamento de rendas em caso da obra atrasar?

    O prazo que me dão vai de encontra ao prazo que deram a um conhecido que lá mora. Cerca de 2 anos e meio.
  4.  # 4

    Colocado por: Luismendes535Não é possivel adicionar uma cláusula ao contrato para pagamento de rendas em caso da obra atrasar?

    O melhor é aceitar já que a obra vai atrasar, e planear a sua vida para isso.
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luismendes535
  5.  # 5

    Colocado por: Luismendes535Que tipo de custos adicionais deverei contar?

    Desde já , com a consulta a um Advogado por forma a defende-lo na realização do contrato desse negócio.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luismendes535
  6.  # 6

    Com uma pequena parte desses 60 mil euros contrata a elaboração de um Mapa de Trabalhos e paga em função de Autos de Medição em obra.

    Andar a pagar por trimestres não vai dar bom resultado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luismendes535
  7.  # 7

    Viva, também sou de Guimarães e pelas plantas parecem-me ser na zona de Candoso, certo?

    Não foi assim há tanto tempo, estavam à venda por 230k :\

    Contactei a empresa responsável no final do ano passado e pareceram-me de confiança. Não avancei porque o prazo de conclusão era muito avançado. as moradias são bem bonitas e estão numa zona sossegada.

    Boa sorte!
  8.  # 8

    Viva @dmatos,

    Sim, são essas mesmo! Tenho conhecimento que as primeiras foram vendidas por 200k no início de 2019. Não sabia que tinham estado a 230k tão recentemente.

    Sem grande negociação baixaram de 280 para 265k. Mas dizem que mais barato não é possível.

    Neste momento o que me está a deixar de pé atrás é ter 3 pisos e a única entrada ser pelo piso 0 que é a garagem. À conversa com algumas pessoas que têm casas com 2 andares ouvi opiniões diversas, mas na generalidade futuramente querem casas sem escadas...
  9.  # 9

    O ideal seria a casa térrea.. 2 pisos é o mais comum, 3 pisos realmente é um pouco mais chato.. Mas há plantas piores, em Mesão Frio existem umas moradias em banda que têm 3 pisos, em que o -1 é zona social, 0 é a entrada, garagem e 2 quartos, 1 é a suite.

    Tem que pensar na vivência que teria dentro daquela casa.. Se todos os dias chegar a casa, estacionar o carro e a seguir for ao quarto fazer qualquer coisa, ou fica em forma ou então muda de rotina :D

    Se está realmente interessado, nada melhor que falar com os vizinhos para perceber se estão satisfeitos com a escolha, se A ou B é realmente um problema, etc..

    Ando com alertas no idealista para o caso de surgir alguma oportunidade e só tenho a dizer que está tudo maluco :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luismendes535
  10.  # 10

    @Luismendes535, por curiosidade sempre avançou com o negócio?
  11.  # 11

    e com 30 anos solteiro necessita de uma casa de 265k ??
  12.  # 12

    Colocado por: Luismendes535Neste momento o que me está a deixar de pé atrás é ter 3 pisos e a única entrada ser pelo piso 0 que é a garagem. À conversa com algumas pessoas que têm casas com 2 andares ouvi opiniões diversas, mas na generalidade futuramente querem casas sem escadas...

    Tem toda a razão. Se fosse para mim, a tipologia dessas casas não me apelaria. Escadas e mais escadas, tudo supercompacto. foi mesmo um projecto para espremer ao maximo, e dar o maior lucro possivel ao promotor, Sofre a vivencia de quem for viver nessas casas.
    Concordam com este comentário: dmatos
  13.  # 13

    Colocado por: tviegase com 30 anos solteiro necessita de uma casa de 265k ??


    pode querer comprar como investimento. Para vender daqui a uns anos, ou para colocar a alugar.

    pessoalmente acho uma casa demasiado grande para uma pessoa. Sentia-me mais aconchegado a viver numa coisa mais pequena, mas gostos são gostos.

    por outro lado como já foi referido, se a garagem fosse numa cave e o piso da cozinha/sala estivesse no R/C a casa ganhava outra vivencia, ou se tivesse pelo menos um bom terraço para usufruir do espaço exterior. Agora o que tem ai pouco mais é do que um apartamento, sem vizinhos em cima e em baixo. vai acabar por viver fechado dentro de 4 paredes. eu não comprava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno varanda
  14.  # 14

    Colocado por: pauloagsantos

    pode querer comprar como investimento. Para vender daqui a uns anos, ou para colocar a alugar.

    pessoalmente acho uma casa demasiado grande para uma pessoa. Sentia-me mais aconchegado a viver numa coisa mais pequena, mas gostos são gostos.

    por outro lado como já foi referido, se a garagem fosse numa cave e o piso da cozinha/sala estivesse no R/C a casa ganhava outra vivencia, ou se tivesse pelo menos um bom terraço para usufruir do espaço exterior. Agora o que tem ai pouco mais é do que um apartamento, sem vizinhos em cima e em baixo. vai acabar por viver fechado dentro de 4 paredes. eu não comprava.


    Não tinha visto as imagens pensei q era uma moradia isolada, aquilo é super compacto e claustrofóbico, mais pequeno ate q seria um apartamento para solteiro, com 265k fazia uma boa moradia mais desafogada e sobrava dinheiro
  15.  # 15

    Colocado por: tviegasNão tinha visto as imagens pensei q era uma moradia isolada, aquilo é super compacto e claustrofóbico, mais pequeno ate q seria um apartamento para solteiro, com 265k fazia uma boa moradia mais desafogada e sobrava dinheiro


    depende das zonas, uma moradia destas inserida na malha urbana de muitas cidades, com serviços disponiveis indo pé, até pode valer o dinheiro, mas eu entre uma moradia em banda destas, e alguns apartamentos em condomínios fechados, com piscina e áreas de lazer. ia de caras para o apartamento.
  16.  # 16

    Colocado por: pauloagsantosapartamentos em condomínios fechados, com piscina e áreas de lazer. ia de caras para o apartamento.
    P condominio tambem nao sera comparável, a vantagem das moradias geminadas para mim é mesmo o facto de nao terem condomínio, as que conheço pelo menos
  17.  # 17

    Acabei por não avançar pelas razões que já referiram acima. Tamanho, escadas, preço, possível correção de mercado com a subida da euribor e não ter necessidade de algo tão caro.

    Além disso, como me desloco muito em trabalho estou a considerar investir num imóvel para arrendar e eu próprio ir arrendando onde me for mais conveniente.
    Concordam com este comentário: dmatos
  18.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesAdiantar já 60K para uma moradia que estará pronta em 2024? Qual o seu grau de confiança no empreiteiro? Essa deveria ser a sua primeira questão.

    Para colocar as coisas em perspetiva aqui ao lado andam a fazer apartamentos que em finais de 2021 estava anunciada a conclusão das obras em julho de 2022, neste momento já apontam para dezembro de 2023...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Luismendes535



    Onde são esses apartamentos Vitor? No Vale do Sousa?
 
0.0141 seg. NEW