Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Como já descrevi num tópico antigo coloquei um fogão de indução numa casa que vai exigir troca de cablagem
    A casa tem um sistema com 3 fases de 2.5mm 1 neutro de 2.5mm e 1 terra de 2.5mm
    (a casa tem energia monofásica, não sei qual foi o sentido de ser colocado isto de origem mas já vi que é comum nos apartamentos com esta idade)

    Usando o mesmo tubo que está limitado pela grossura penso que tenho as seguintes opções para criar 2 circuitos:

    3x 4mm + 2x2.5mm
    ou
    3x2.5mm + 2x2.5mm

    Pretendia ter um circuito para o forno e outro para a placa, nestes exemplos esse cenário ficava coberto, num deles até com fio de 4mm para a placa que é o ideal

    A minha questão é se é legal e se a instalação fica "conforme" ao partilhar 1 fio terra pelos 2 aparelhos, posso fazer isto? como é uma casa alugada tenho sempre um pouco de receio caso um dia haja problemas com inquilinos e seguros ao barulho!

    Caso esta partilha de terra não seja possível ou não seja o ideal penso que só me resta passar 3x4mm ou 3x6mm e ligar os 2 aparelhos no mesmo circuito/disjuntor

    EDIT: Estive a fazer uma pesquisa e parece que em termos de regulação em Portugal nem sequer e permitido 2 circuitos no mesmo tubo.. é mesmo assim? Talvez coloque 3x4mm e ligo os 2 aparelhos no mesmo circuito nesse caso

    Que me dizem?
    Obrigado!
  2.  # 2

    Sim, circuitos diferentes não devem partilhar as mesmas caixas. É uma questão de segurança em caso de manutenção de um dos circuitos haver outro com tensão. Há formas simples de contornar esse problema.

    Idealmente cada circuito deverá ter a respectiva terra associada. Mas vido a limitação de espaço que tem pode partilhar a terra. Não terá qualquer problema em termos de segurança da instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
    • eu
    • 7 maio 2022

     # 3

    Colocado por: everforward_Talvez coloque 3x4mm e ligo os 2 aparelhos no mesmo circuito nesse caso


    Exato. Não se esqueça de dimensionar o disjuntor de acordo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
  3.  # 4

    Colocado por: BigmouseSim, circuitos diferentes não devem partilhar as mesmas caixas. É uma questão de segurança em caso de manutenção de um dos circuitos haver outro com tensão. Há formas simples de contornar esse problema.

    Idealmente cada circuito deverá ter a respectiva terra associada. Mas vido a limitação de espaço que tem pode partilhar a terra. Não terá qualquer problema em termos de segurança da instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:everforward_


    Ora então a melhor forma de eu fazer isto dentro da legislação e sem chatices penso que é os 3x 4mm e ligo lá o forno e placa certo?
    Assim pode levar disjuntor de 20a e vai +- até aos 5000w sem disparar?
    Dificilmente o forno e a placa vão estar a gastar 5000w com a utilização que vão ter
  4.  # 5

    E pode programar a placa para um limite de potencia se quiser ainda ficar mais seguro.
    Tenha a placa dos meus pais limitada aos 4.2kW. dos 7.2kW ( as placas normalmente tem uma função de programação - leia o manual). Está ligada a 3x2.5mm2 e protecção de 16A. Consigo bem ter dois foso de indução a funcionar, sem problemas.
    A placa está conectada com ligadores WAGO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasE pode programar a placa para um limite de potencia se quiser ainda ficar mais seguro.
    Tenha a placa dos meus pais limitada aos 4.2kW. dos 7.2kW ( as placas normalmente tem uma função de programação - leia o manual). Está ligada a 3x2.5mm2 e protecção de 16A. Consigo bem ter dois foso de indução a funcionar, sem problemas.
    A placa está conectada com ligadores WAGO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:everforward_


    Obrigado, isso por acaso já sabia, já tenho a minha programada com esse "downgrade"

    Mas no seu caso pelo menos tem uma linha separada de 3x 2.5mm só para a placa certo? Se eu tivesse isso provavelmente nem trocava nada e só controlava a potencia total, o problema e que ainda vou ter de ligar o forno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
  6.  # 7

    Colocado por: everforward_só para a placa certo? Se eu tivesse isso provavelmente nem trocava nada e só controlava a potencia total, o problema e que ainda vou ter de ligar o forno

    Tenho provisoriamente o forno ligado também... provisoriamente. Sendo que nesse caso há instrucções para somente se utilizar um foco em simultaneo com o forno ligado. e não utilizar a função boost.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Tenho provisoriamente o forno ligado também... provisoriamente. Sendo que nesse caso há instrucções para somente se utilizar um foco em simultaneo com o forno ligado. e não utilizar a função boost.


    A eterna palavra do pobre … é Provisório….😂😂😂😂
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 9

    Colocado por: QuilleuteA eterna palavra do pobre … é Provisório….😂😂😂😂

    Lolol.. Precisava do equipamento a funcionar.... Há que desenrascar/ improvisar. Mas o circuito irá ser alterado para cabos 4mm2 e protecção adequada. ainda este ano... Portanto, sim, confirmo que será provisório.
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    Lolol.. Precisava do equipamento a funcionar.... Há que desenrascar/ improvisar. Mas o circuito irá ser alterado para cabos 4mm2 e protecção adequada. ainda este ano... Portanto, sim, confirmo que será provisório.


    No seu caso também só vai conseguir deixar 3x4mm para os 2 aparelhos? ou tem como fazer 2 circuitos?
  10.  # 11

    Colocado por: everforward_No seu caso também só vai conseguir deixar 3x4mm para os 2 aparelhos? ou tem como fazer 2 circuitos?

    3x4mm, para a placa de indução - circuito novo.
    Os 3x2.5mm, para o forno, fica como está.
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas
    3x4mm, para a placa de indução - circuito novo.
    Os 3x2.5mm, para o forno, fica como está.


    Presumo que será uma remodelação para colocar um circuito novo certo? por fora da parede fica um bocado mal

    Ou mete tudo no mesmo tubo? tem espaço?
  12.  # 13

    Colocado por: everforward_Presumo que será uma remodelação para colocar um circuito novo certo? por fora da parede fica um bocado mal

    Certo. Não ficará mal porque consigo esconder o troço de cabo ;)
 
0.0181 seg. NEW