Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Gostava pf de esclarecer uma questão com quem me puder ajudar. Tenho um terreno do qual paguei IMI o ano passado, tendo-o adquirido para construção em 2020.

    A dúvida é, este ano comecei a construir, há alguma isenção de pagamento do IMI? Como funciona?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Se até dezembro de 2022 ainda estiver em seu nome, paga imi (se não estiver abrangido por nenhuma situação de isenção).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagosp90
  3.  # 3

    Mas não existe uma isenção do pagamento de IMI sendo a casa para mim (HPP)? Pensei que havia isenção durante 3 anos..
  4.  # 4

    Colocado por: tiagosp90Mas não existe uma isenção do pagamento de IMI sendo a casa para mim (HPP)?


    A isenção é para HPP, não é para terrenos ou casas em construção.
  5.  # 5

    Colocado por: tiagosp90Mas não existe uma isenção do pagamento de IMI sendo a casa para mim (HPP)? Pensei que havia isenção durante 3 anos..

    Quando lá tiver a HPP logo pede a isenção, até lá paga sobre o valor do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagosp90
  6.  # 6

    E mesmo assim, só há direito a isenção até a um determinado valor... Se for superior, não há isenção para ninguém (o que lhe deve acontecer também).
  7.  # 7

    Colocado por: rjmpiresQuando lá tiver a HPP logo pede a isenção, até lá paga sobre o valor do terreno.


    Muito obrigado pela resposta. Esclarecido obrigado!
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpiresE mesmo assim, só há direito a isenção até a um determinado valor...

    125.000€
    Casas com VPT superior não tem isenção de IMI
  9.  # 9

    E só tem direito a isenção em HPP até á segunda casa. A terceira vez que registar uma habitação para HPP já escusa de pedir isenção ...
 
0.0128 seg. NEW