Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Não percebo nada de bombas de água e queria montar um sistema de rega gota a gota que fosse possível regular uma vez q não tenho sempre a mesma necessidade de água, no pico terei cerca do dobro da área para regar do que quando começo a regar.
    A água é para sair de um poço q já tem motor mas tira demasiada água para as minhas necessidades tenho outro mas tira pouca água, nenhum é regulável, tenho também um tanque e depósito de 1000l mas o terreno é plano. Existem motores q sejam possíveis de regular? Q aconselham?
  2.  # 2

    Deu pouco informação.
    A bomba que tira demasiada água é de que caudal e potência? A não ser que seja coisa para ter uma saída a 1+1/2 pol não vejo porque não dê para colocar uma torneira e abrir só o necessário.

    A bomba que tira pouco. Qualquer bomba no mercado é suficiente para alimentar um circuito de rega gota a gota para, vá, 100 m2 de horta. Sendo que isto não quer dizer nada, porque nesse espaço tanto pode ter 4 tomateiros como 50 kg de batata de semente. É para árvores? Horta?

    Tanto quanto sei não existem bombas elétricas (pelo menos da linha não profissional) que permitam regular o fluxo. isso eram os velhinhos motores de rega a petróleo! :-)

    Bomba boa, barata e fiável é esta do leroy: STERWINS JET -3 900W 3800L/H
    Mas deve conseguir safar-se com uma das duas que já tem.
    Mostre fotos para se poder ajudar melhor.
  3.  # 3

    Colocado por: Mjmc tenho também um tanque e depósito de 1000l mas o terreno é plano. Existem motores q sejam possíveis de regular? Q aconselham?


    Não consegue elevar o deposito de 1000l? Enchia o deposito e fazia a rega por gravidade. Para gota a gota nem precisa de grande pressão.
  4.  # 4

    Mas se ligar o motor e só abrir meia torneira o motor avaria não? Pelo menos é o q me disseram. Uma bomba deve ser a volta dos 12mil litros a outra uns 8, não tenho a certeza mas ou é 1e meia ou 1e um quarto, a pequena não sei mas menos de 2. Todas são mais velhas que eu.
    E para regar horta e deve no máximo ser uns 2500m2 no pico (alfaces, couves, morangos, tomates, abóboras) ..

    O depósito o máximo q conseguia elevar seria uns 2.5m
  5.  # 5

    Colocado por: MjmcO depósito o máximo q conseguia elevar seria uns 2.5m


    Chega bem.

    Alguma delas tem balão?
  6.  # 6

    Não nenhuma tem balão. O homem da loja da rega tinha dito serem necessários pelo menos 5metros de desnivel. É uma área bastante grande.
  7.  # 7

    Uma horta em 2500 M2 já é para dedicação quase exclusiva! Assim sem saber mais acho que levava um tubo desde a bomba até ao final do terreno e dele ia derivando conforme necessidades. No final do tubo colocava uma torneira para ir gerindo a pressão. Se tivesse muita coisa plantada nem vai precisar de fechar o débito. Talvez usasse o tubo achatado verde para ser mais fácil instalar os gromets.

    Os 2,5 m de altura também me parecem pouco para uma área tão grande. Mas lá está, depende das linhas que tiver instaladas.
  8.  # 8

    Essa torneira para regular a pressão a correr para nada?
    Achas que faria sentido montar todo o sistema e só depois ver a melhor solução de bomba?
    Faz alguma diferença a grossura do tubo onde vou ligar a fita?
    A casa já tem uma tubos a toda a volta da casa para onde o motor actual puxa a água e tem vários pontos com torneira normais e saidas de polegada e meia e seria aí que ia ligar o tubo onde ia ligar a fita, actualmente ligamos aí tubos e regamos ao rego.
  9.  # 9

    Então se tem torneiras de jardim tem o assunto resolvido. Pode instalar um redutor de pressão à saída da torneira antes de ligar o tubo, são baratos e funcionam bem. Eu cheguei à conclusão que a maneira mais rápida e económica de regar com fita é fazer tudo com tubo de 16 mm. Espalha o tubo e vai metendo T para a fita onde precisar.
    Depois vá experimentando. Se tiver um batatal grande, por exemplo, aí com 300 M2, instale uma linha de tubo achatado com gromets incorporados. É mais profissional 😉 nesse caso usaria as saídas de 1 pol e tubo entre 25 a 30 e tal mm.

    Não se preocupe com reduzir o caudal da bomba. Também me disseram para não o fazer mas na verdade nunca tive problemas.

    Um exemplo. Uma das minhas bombas tem um débito de 6 m3/h a uma pressão de 5,5 bar. Uma das linhas de rega ligada a esta bomba tem 300 metros de tubo com gotejadores de 4 l/h espaçados a 33 cm. Parece muita água para pouca saída mas na verdade os últimos gotejadores já pouco regam! E ainda tenho outro exemplo que mostra bem que não se pode ligar muito só aos débitos. Deve testar.
  10.  # 10

    Muito obrigado já ajusdaste muito.
    Só mais duas coisas, q tubos achatados são esses q falsas? É os moles?.
    Para a mesma quantidade de fita, estar inteira ou dividida por vários grommets é igual?
  11.  # 11

    Chama-se mangueira tipo flat, há várias medidas.
    É indiferente, o que conta é o numero de gotejadores (saídas) da fita. Normalmente são a cada 25 cm, salvo erro.
      352272.jpg
 
0.0152 seg. NEW