Venho solicitar opiniões. Temos um projecto de arquitecto-paisagista que prevê a colocação de uma viga no exterior. Essa viga atravessa um cantinho de relva (comprimento perto de 7,50m) e vai servir de suporte a baloiços. A minha questão prende-se com os materiais. Duas soluções foram-nos propostas (o arquitecto-paisagista deixou em aberto as duas soluções):
- uma viga de madeira laminada, protegida por cima por uma pequena chapa metálica para proteger da água que fica por cima - uma viga metálica em I, coberta por contraplacado marítimo
Estamos numa zona muito húmida (Murtosa), e o nosso medo é que a viga fique fragilizada e comece a entortar (tipo barriga para baixo). A primeira solução parece aceitável ou será sempre melhor passar para a segunda?
7.5m será o comprimento da viga? Distancia entre apoios? Olhe é melhor meter um eng. civil a calcular isso. As preocupações não é só a flecha a longo prazo, mas também tem outras acções derivadas ao tipo de acçoes que os baloiços empreenderão a esse elemento estrutural.
Também importante é a resolução dos nós nos apoios da viga.
Presumindo que se trata de uma intervenção num terreno particular, para uso privativo... O ideal é comprar uma solução pre-feita, devidamente certificada. Depois desmonta isso. `que essas coisas são usadas uns tempos (curtos) e depois só empatam.
7.50m é o comprimento da viga. Tem dois apoios, um em cada extremidade. De facto, temos começado a pensar nestas questões de segurança que devem ser mais complexas do que inicialmente pensado. Até porque no futuro, além das crianças, estávamos a pensar pôr coisas para os adultos (rede...)