Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Vou dar início ao meu primeiro tópico (:

    A imagem em anexo demonstra o que tenho atualmente em minha casa. Tenho uma lâmpada em cada quarto que tem que ligar de forma independente (simples).

    A lâmpada da sala (comum) deverá ser possível ligar/desligar nos 3 pontos.

    Alguém me consegue ajudar a fazer esta ligação? É posssível concretizar com o material que já tenho ou será necessário alterar alguma coisa?

    Desde já muito obrigado!
      esquema.jpeg
  2.  # 2

    Colocado por: stivesebastiaoBom dia a todos,

    Vou dar início ao meu primeiro tópico (:

    A imagem em anexo demonstra o que tenho atualmente em minha casa. Tenho uma lâmpada em cada quarto que tem que ligar de forma independente (simples).

    A lâmpada da sala (comum) deverá ser possível ligar/desligar nos 3 pontos.

    Alguém me consegue ajudar a fazer esta ligação? É posssível concretizar com o material que já tenho ou será necessário alterar alguma coisa?

    Desde já muito obrigado!
      esquema.jpeg



    porque é que tem um comutador simples e outro duplo? tem outra iluminação na zona do comutador duplo?
  3.  # 3

    O que precisa de fazer é uma comutação de escada com inversor. Veja a figura anexa.

    Essencialmente, cada quarto precisa de um comutador de escada duplo (um funciona como interruptor simples e o outro fará parte do circuito da sala) e a sala precisa de um inversor de grupo. Se essas caixas de derivação/aparelhagem não tiverem ligação entre si, vai ser chato.

    Poderá sempre tentar uns interruptores wi-fi ou coisa do género, os quais poderão simplificar a montagem.
      84fb8e1a8e16ca4bb5f4b2b7fa38eb47fc683f16.jpeg
  4.  # 4

    Consegui ultrapassar a situação com a resolução de Cravelle.

    Bem haja a todos, obrigado!
  5.  # 5

    Tardou, mas voltou! 👍
 
0.0105 seg. NEW