Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho andado a seguir uns canais do Youtube britânicos que mostram como se faz aplicação da estuque ou massa de acabamento lá com um produto aderente chamado "PVA" https://propertyworkshop.com/plasterwork/pva-for-plastering/

    Alguém em Portugal já alguma vez encontrou tal coisa? Existe um equivalente em Portugal ou simplesmente não se usa devido a massas diferentes etc? Já tenho andado à procura mas não vi ainda nada deste género, o mais parecido que já vi é https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Argamassas/Aditivos-primarios/WPR_REF_13181504 mas parece-me não ser exactamente a mesma coisa
  2.  # 2

    Não precisa nada disso de PVA.

    Quanto ao primario de aderência, normalmente não é utilizado em obra nova.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasNão precisa nada disso de PVA.

    Quanto ao primario de aderência, normalmente não é utilizado em obra nova.


    Obrigado pela resposta, só por curiosidade faz alguma ideia qual é a diferença? É que eles indicam que é sempre obrigatório a não ser que se use pladur, qual será a diferença? Massas diferentes? Alvenaria diferente?

    Já agora, em Portugal portanto o processo seria simplesmente chapisco, reboco e massa de acabamento? Ou há casos onde se pinta simplesmente o reboco?
  4.  # 4

    Eu referi o primario de aderencia nos esquemas de reboco/ estucagem.

    Esquemas de pintura, é outro assunto. A pintura segue os esquemas recomendados pelos fabricantes do produto que utilizar, assim como está dependente do tipo e condições do suporte.

    Não confunda conceitos e não se confunda com esses youtubers "estrangeiros" ;)
    Existem igualmente canais youtube dos fabricantes de tintas e das argamassas técnicas utilizadas em Portugal, veja e aprenda.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasEu referi o primario de aderencia nos esquemas de reboco/ estucagem.

    Esquemas de pintura, é outro assunto. A pintura segue os esquemas recomendados pelos fabricantes do produto que utilizar, assim como está dependente do tipo e condições do suporte.

    Não confunda conceitos e não se confunda com esses youtubers "estrangeiros" ;)
    Existem igualmente canais youtube dos fabricantes de tintas e das argamassas técnicas utilizadas em Portugal, veja e aprenda.


    Vou tentar, o grande problema é que conteúdos nacionais deste género são raríssimos infelizmente só temos meia dúzia de videos Portugueses deste género e os videos promocionais dos fabricantes de 2 minutos que só dão uma ideia básica, mas vou tentar aprofundar mais a procura por conteúdo de Portugal.

    Grato pelo comentário e pela ajuda contudo Sr. Barradas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H.L.
  6.  # 6

    Jserra.. mas afinal você quer aprender a fazer o quê em concreto?
    Tem é de ir às obras ver como é.... meter a mão na massa ;)
  7.  # 7

    Neste caso tou a tentar aprender a fazer reboco de gesso e deixar a parede direita, é mais para aprender mesmo estou a usar um quarto extra em casa que não se encontra em uso para praticar, mas o intuito é mesmo o de aprender, não ajuda muito é o facto de já ter um emprego e não posso simplesmente demitir-me para ir passar uma temporada nas obras só para aprender, e não há nenhum local tanto quanto sei que tenha qualquer curso pós-laboral nestas coisas.

    Às vezes preferia viver no Brasil para estas coisas seria muito melhor, o que não falta é conteúdos BR para todo o tipo de obras e bricolages mas ocasionalmente há diferenças entre a forma de se fazer as coisas noutros países e em Portugal e isso perde-se um bocado, mas pronto é redobrar a pesquisa
  8.  # 8

    alguns brasileiros tem coisas válidas, ´so tem memso de saber separar o trigo do joio. Algumas designações são diferentes e os produtos mudam um pouco.

    è comprar massa pronta de estucar manual e fazer conforme está descrito nos esquema da marca. O que está a utilizar neste momento?
  9.  # 9

  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasalguns brasileiros tem coisas válidas, ´so tem memso de saber separar o trigo do joio. Algumas designações são diferentes e os produtos mudam um pouco.

    è comprar massa pronta de estucar manual e fazer conforme está descrito nos esquema da marca. O que está a utilizar neste momento?


    Neste momento estou a usar Massa de Acabamento da Sival https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Gesso-estuque/WPR_REF_13985475
    Já tentei alguns tipos de gesso diferentes e até agora este pareceu-me o melhor pois dá-me umas boas horas para trabalhar, à medida que gesso estuque seca demasiado rápido.

    Comecei por tentar usar o gesso estuque mas mudei rapidamente para esta massa, estou neste momento somente a tentar alisar um bocado umas lombas que a parede tem, a parede já tem gesso mas tem imensas lombas e estou a tentar corrigir as mesmas, já fiz a pergunta a um conhecido que trabalha nas obras mas a resposta foi somente "não há paredes direitas" mas estou a tentar mesmo assim para ver se consigo pelo menos melhorar um bocado.
  11.  # 11

    Umas massas são para enchimento/ regularização, outras para barramento de acabamento.
    Mas leia o documento que enviei.
    Leia a documentação técnica dos fabricantes dessas mesmas massas.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasUmas massas são para enchimento/ regularização, outras para barramento de acabamento.
    Mas leia o documento que enviei.
    Leia a documentação técnica dos fabricantes dessas mesmas massas.


    Estou a ler neste momento, muito obrigado, já me ajudou bastante
 
0.0155 seg. NEW