Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Posso comprar uma casa à minha mãe por um valor abaixo do valor patrimonial por exemplo 30k por uma casa avaliada em 100k?
    Se sim quais a implicações de o fazer?
    • RCF
    • 11 maio 2022

     # 2

    Colocado por: JB711Boas,

    Posso comprar uma casa à minha mãe por um valor abaixo do valor patrimonial por exemplo 30k por uma casa avaliada em 100k?
    Se sim quais a implicações de o fazer?

    Existem outros irmãos/herdeiros? Se sim, fazendo a casa parte da herança, é conveniente ter o aval dos irmãos.
    Comprando abaixo do valor patrimonial tributário, pagará sempre IMT relativo a esse valor.
  2.  # 3

    Colocado por: RCF
    Existem outros irmãos/herdeiros? Se sim, fazendo a casa parte da herança, é conveniente ter o aval dos irmãos.
    Comprando abaixo do valor patrimonial tributário, pagará sempre IMT relativo a esse valor.

    Existe mais um herdeiro mas ele aceita a venda e existem outros bens, o imt nao é problema só quero saber se posso comprar por uma valor muito abaixo ou se existem algumas implicações.
    • RCF
    • 11 maio 2022

     # 4

    Colocado por: JB711
    Existe mais um herdeiro mas ele aceita a venda e existem outros bens, o imt nao é problema só quero saber se posso comprar por uma valor muito abaixo ou se existem algumas implicações.

    Não. Pode comprar.
    Mas, também lhe podem fazer uma doação
  3.  # 5

    Colocado por: RCF
    Não. Pode comprar.
    Mas, também lhe podem fazer uma doação

    Ok obrigado.
  4.  # 6

    Cuidado com os direitos de preferência!
    Concordam com este comentário: JPJDLV
  5.  # 7

    O irmão não pode objectar a compra no futuro? Na prática está a perder património da sua futura herança.

    Supostamente não se pode "deserdar" um filho em detrimento de outro, mas se for permitido vender património a descendentes directos por valores irrisórios, então o que impede alguém de deserdar um filho através desse mecanismo?
    • RCF
    • 11 maio 2022

     # 8

    Colocado por: palmstrokeO irmão não pode objectar a compra no futuro? Na prática está a perder património da sua futura herança.

    Supostamente não se pode "deserdar" um filho em detrimento de outro, mas se for permitido vender património a descendentes directos por valores irrisórios, então o que impede alguém de deserdar um filho através desse mecanismo?

    Colocado por: RCFExistem outros irmãos/herdeiros? Se sim, fazendo a casa parte da herança, é conveniente ter o aval dos irmãos.


    Colocado por: JB711Existe mais um herdeiro mas ele aceita a venda e existem outros bens
  6.  # 9

    Sim pode, estou a fazer o mesmo. Vou comprar casa à minha mãe pelo preço que ela a herdou para não pagar mais valias.
    Só ter atenção ao direito de preferência. Por um valor baixo pode vir a camara ou vizinhos meter o bedelho. E depois de fazer o anuncio são sempre 10 dias uteis de espera.
  7.  # 10

    Para alguns pode ser vantajoso que os pais reconheçam o direito de usufruto vitalício ao filho e resolvam a situação definitivamente no momento das partilhas.
  8.  # 11

    pagará sempre IMT


    Só tem isenção se for para Habitação própria permanente e o valor do imóvel for inferior a 92.400€ salvo erro.

    Colocado por: Maganousufruto vitalício ao filho


    Mais vale é os pais se garantirem que não são despejados ou postos no Lar.
  9.  # 12

    Colocado por: Maganovizinhos


    Em propriedade urbana os vizinhos não têm direito nenhum.
  10.  # 13

    Se quiser comprar por um valor baixo e não ter surpresas com os direitos de preferência, pode sempre arrendar o imóvel durante dois anos e depois pode comprar à vontade porque o direito de preferência do inquilino tem prioridade sobre os outros direitos de preferência.
 
0.0174 seg. NEW