Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde a todos,

    Gostava de pedir ajuda para interpretar uma certidão do registo predial, pois tinha intenção de comprar um terreno e como tal fui pedir a respetiva certidão ao Registo Predial e parece-me que nada está conforme para venda.

    Uma das questões que tenho é o que significa o termo RECUSA numa certidão?

    Outra questão é podem existir várias penhoras sobre o mesmo imóvel? Como saber de as penhoras constantes da certidão se mantêm activas ou se são coexistentes?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: LC2021
    Uma das questões que tenho é o que significa o termo RECUSA numa certidão?


    Sem ver não podemos ter certeza mas parece ter havido RECUSA do registo de um acto.



    Outra questão é podem existir várias penhoras sobre o mesmo imóvel?


    Podem e é frequente.


    Como saber de as penhoras constantes da certidão se mantêm activas ou se são coexistentes?


    Lendo a certidão. Se ainda lá estão..

    No seu caso não deve ser relevante mas é preciso ter atenção, no caso de dívidas à AT por vezes a penhora é registada por um valor baixo, referente a apenas uma de várias dívidas existentes, mas a AT não levanta penhoras sem o pagamento de toda a restante dívida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LC2021
  3.  # 3

    Agradeço muito os esclarecimentos que me deu.

    Junto exemplo do que falei anteriormente, neste caso, o que interpreto é que existe uma penhora das finanças, está correcto? Seguidamente vem uma recusa, de que será?
      Certidao.png
  4.  # 4

    Colocado por: LC2021Olá boa tarde a todos,

    Gostava de pedir ajuda para interpretar uma certidão do registo predial, pois tinha intenção de comprar um terreno e como tal fui pedir a respetiva certidão ao Registo Predial e parece-me que nada está conforme para venda.

    Uma das questões que tenho é o que significa o termo RECUSA numa certidão?

    Outra questão é podem existir várias penhoras sobre o mesmo imóvel? Como saber de as penhoras constantes da certidão se mantêm activas ou se são coexistentes?

    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: LC2021Lendo a certidão. Se ainda lá estão..


    "Se ainda lá estão", significa que teria de haver um averbamento posterior a referir a anulação da penhora? Qual seria o termo correcto?
  6.  # 6

    Colocado por: LC2021
    "Se ainda lá estão", significa que teria de haver um averbamento posterior a referir a anulação da penhora? Qual seria o termo correcto?


    Essa é uma certidão dos registos em vigor, por isso sim, tem uma penhora activa - embora até possa dar-se o caso de a dívida já não existir e a AT não ter comunicado (há repartições eficientes e outras que são reactivas).

    A menção à recusa indica que havia um acto apresentado a registo em 21/10/2019 que foi recusado, aparentemente por a penhora ter sido registada 7 dias depois. Podia ser qualquer coisa, desde uma tentativa de hipoteca a uma alienação (venda ou doação, por ex.), ou inclusive uma penhora de outro credor de algum tipo de dívida menos graduada.
  7.  # 7

    Certo, entendi e agradeço, esta certidão apresenta várias recusas, o que me assustou :D pois pensei que caso comprasse o terreno, também poderia ser recusado o averbamento da aquisição em meu nome.

    O que entendo agora, depois do seu esclarecimento é que provavelmente tentaram vender o terreno e nunca o conseguiram fazer.

    O mistério, para mim que sou leiga, é como fazem uma recusa a uma penhora registada à posteriori, ou seja, como antecipam a situação?

    Neste caso de interesse na compra deveria pedir uma certidão diferente? Qual a diferença entre certidão de registos em vigor e outro tipo de certidão?
  8.  # 8

    Colocado por: LC2021Neste caso de interesse na compra deveria pedir uma certidão diferente?

    Se quer comprar tem que exigir o cancelamento das penhoras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LC2021
  9.  # 9

    Colocado por: LC2021Certo, entendi e agradeço, esta certidão apresenta várias recusas, o que me assustou :D pois pensei que caso comprasse o terreno, também poderia ser recusado o averbamento da aquisição em meu nome.

    O que entendo agora, depois do seu esclarecimento é que provavelmente tentaram vender o terreno e nunca o conseguiram fazer.




    Estive a ver melhor:

    Do Código do Registo Predial,
    Artigo 69.º
    Recusa do registo
    1 - O registo deve ser recusado nos seguintes casos:
    a) [Revogada];
    b) Quando for manifesto que o facto não está titulado nos documentos apresentados;
    c) Quando se verifique que o facto constante do documento já está registado ou não está sujeito a registo;
    d) Quando for manifesta a nulidade do facto;
    e) Quando o registo já tiver sido lavrado como provisório por dúvidas e estas não se mostrem removidas;
    f) [Revogada];
    g) Quando o preparo não tiver sido completado.
    2 - Além dos casos previstos no número anterior, o registo só pode ser recusado se, por falta de elementos ou pela natureza do ato, não puder ser feito como provisório por dúvidas.
    3 - No caso de recusa é anotado na ficha o ato recusado a seguir ao número, data e hora da respetiva apresentação.


    Hipoteticamente: fez o pedido de registo mas não fez pagamento; quis registar algo que não estava conforme com os documentos de suporte que apresentou; quis registar algo que era flagrantemente falso ..


    O mistério, para mim que sou leiga, é como fazem uma recusa a uma penhora registada à posteriori, ou seja, como antecipam a situação?


    É frequente haver delay entre a ocorrência do facto e o seu registo (como vê aliás na certidão).



    Neste caso de interesse na compra deveria pedir uma certidão diferente? Qual a diferença entre certidão de registos em vigor e outro tipo de certidão?


    Se pedir o histórico terá acesso a todos os actos apresentados, mesmo aqueles que já não vigoram.
 
0.0127 seg. NEW