Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou no processo de construção de uma vivenda geminada que irá levar tijolo 22 + etics 8cm.

    Acontece que o construtor sugeriu a aplicação do etics também nas empenas da casa uma vez que as ambas as casas adjacentes não avançarão para já (construtores diferentes), de forma a ficar protegido termicamente.

    Assim sendo, e sendo eu leigo na matéria, estando em busca de algumas opiniões, fará sentido a sua aplicação? Haverá melhor solução tendo em conta o cenário?

    Aproveito também para questionar se esta solução me protegerá mais tarde de ruídos oriundos dos vizinhos ou haverá outras formas de abordar a coisa?

    Obrigado a todos.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Tem que falar com o autor do projeto térmico, sem isolamento nas empenas pode não ter certificado energético no final da obra, e sem o CE não há autorização de utilização.
    Já viu o que está no pré certificado energético?
  3.  # 3

    Atenção à localização da estrutura nas empenas, será que esse 8cm não vão ocupar terreno do lote vizinho?
    Já vi muita guerra começar por situações dessas
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  4.  # 4

    Colocado por: tonydorockAssim sendo, e sendo eu leigo na matéria, estando em busca de algumas opiniões, fará sentido a sua aplicação? Haverá melhor solução tendo em conta o cenário?

    Pode optar por menor espessura enquanto a construção adjacente não avança mas de qualquer forma terá (deverá) ter em conta conforme já referiram:

    Colocado por: PickaxeTem que falar com o autor do projeto térmico


    Colocado por: tonydorockAproveito também para questionar se esta solução me protegerá mais tarde de ruídos oriundos dos vizinhos ou haverá outras formas de abordar a coisa?

    Em isolamento térmico pelo exterior uma solução ETICS com EPS (se for essa a escolha do seu sistema) será sempre inferior a uma com lã de rocha ou cortiça. A diferença pode ser importante no entanto uma solução com lã de rocha ou cortiça é sempre mais dispendiosa do que com EPS.
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaAtenção à localização da estrutura nas empenas, será que esse 8cm não vão ocupar terreno do lote vizinho?
    Já vi muita guerra começar por situações dessas


    antes de tudo ver isto
  6.  # 6

    Eu preferia capoto por fora, sempre protegia de ruídos de percussão futuramente ao desencostar a estrutura do vizinho.

    Senão pladur e lá Rocha pelo interior e tela asfáltica por fora.

    O orçamento da obra tem o que?? Tijolo a vista?
  7.  # 7

    Muito obrigado a todos pelas respostas e dicas.

    Vou começar por pedir o pré-CE para validar o que lá consta. A estrutura ainda não está de pé, pelo que penso que ainda dará para retificar se necessário.

    O que me preocupa no cenário de não colocar ETICs são as pontes térmicas que ficarão expostas até que alguém construa (isto se possível em termos térmicos, claro). Passando a analogia, parece-me quase como vestir "meio casaco" até que os vizinhos se decidam a construir.

    Assim que tiver na minha posse o pre-CE partilho mais detalhes. Mais uma vez obrigado pela ajuda!
    Concordam com este comentário: carlos almeida
 
0.0120 seg. NEW