Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho intenção em adquirir um lote para construção de moradia em que as opções construtivas são, encostar a minha pretensa moradia a parede da existente há alguns anos edificada (qualquer dos lotes da foto serve para o tema em aberto). Em consulta com empreiteiros conhecedores das leis e regras vigentes, fiquei surpreendido com as respostas.
    ; Não tem problema (depende do eng. responsável) fica mais barato fazer parede simples sem isolamento térmico e acústico, visto o vizinho já ter cumprido esse requisito!!!
    ; Pode ser necessário fazer parede dupla com corte térmico e acústico, tudo depende do que o projeto validar. Vai encarecer o projeto, vai.
    ; Basta fazer uma junta de dilatação simples entre as duas paredes e não terá problemas nenhuns.
    Bem fiquei mais surpreendido quando, em audição camarária me dizem que o regulamento RGEU data de 1951 e ainda é válido. Com as devidas alterações/interpretações de câmara para câmara.
    Fiquei de queixo caído.
    Como ficar bem servido e não criar problemas ao vizinho?
    Alguma opção,?
  2.  # 2

    Colocado por: Armando AlvesComo ficar bem servido e não criar problemas ao vizinho?

    Armando.. essas coisas são definidas pelos projectistas. durante o processo de elaboração dos projetos, tem de rever e saber com o Arquiteto e engenheiro civil quais as opções válidas para o seu caso.
    Esqueça lá isso por ora.

    E esqueça os bitaites dos empreiteiros... e ainda mais o RGEU, que nada tem a haver com os requisitos que pretende saber.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

    Colocado por: Armando AlvesPode ser necessário fazer parede dupla com corte térmico e acústico, tudo depende do que o projeto validar. Vai encarecer o projeto, vai.

    que palermice de resposta foi esta!? Uma parede encostada a uma habitação ficará concerteza bem mais barata e mais do que uma parede de envolvente exterior...

    Não tem de ficar de queixo caido... o que pretende não tem dificuldade alguma, nem é mais caro.
  4.  # 4

    Caro Pedro,
    Vasculhe o bastante por uma resposta legal. Digo de outra forma procurei legislação e, não encontrei nada a não ser em brasileiro. Quando diz que o arquiteto e o eng. sabem o que fazer acredito. Mas, quando num bairro que tem todos os lotes aprovados e, estes levam 15 anos a ser erguidos, começam a aparecer fachadas alteradas e construções duvidosas para as regras impostas a outras, mesmo lado a lado!!! Daí o meu queixo cair.
  5.  # 5

    A pergunta a que não obtive resposta de ninguém é:
    - O prédio do meu vizinho têm 20 e tal anos, posso edificar colado á sua empena sem junta de dilatação?
    A resposta da câmara foi se o projeto for aprovado ....
  6.  # 6

    Armando.. ainda não entendi o seu problema, aliás é um não problema.
    Nos meus projectos, situações de encosto, leva no mínimo uma junta de 20mm entre os edifícios. Salvo se for previsto outra maior por requisitos impostos pela engenharia estrutural, nomeadamente no que concerne a salvaguarda de juntas sísmicas entre edifício s.(não será o caso para moradias)

    Bem pode procurar.. que Não irá encontrar especificamente isto em qq tipo de legislação nacional. É um assunto de caracter técnico.
    Boa sorte, não complique

    PS: já percebi que a sua "agenda" é outra... anda à procura de lenha para fogueira.
    Concordam com este comentário: snob
  7.  # 7

    Armando, basta considerar um material imputrescível com uns 20mm a separar as duas casas. Isso não é tema para agora. Porque razão está tão preocupado com um pormenor desses?

    Primeiro deve ter o terreno e depois, conseguir que lhe façam um projeto que lhe agrade, e que permita constuir o que pretende dentro do seu orçamento.
  8.  # 8

    É só colocar 1 placa de XPS ou Lã de rocha entre a casa do vizinho e a sua parede, depois fecha com 1 rufo metálico. Nada de especial...
  9.  # 9

    Estou esclarecido. Não será obrigatório, mas necessário para meu conforto e do vizinho.
    Ob.
 
0.0146 seg. NEW