Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia sábios colegas.

    A minha questão é a seguinte; tenho uma casa centenária em Lisboa e como tal a construção é antiga e as paredes de tabique.
    Tenho uma parede que estava cheia de rachas e comecei a decapar a tinta, o problema parecia não ter resolução fácil e comecei a picar a parede.
    Picar a parede até ás ripas de madeira. O que eu queria saber era qual a melhor maneira para acabar o trabalho.
    Gostava de não por muito peso na parede, tinha pensado deixar apenas as madeiras e cobrir com lambrim de casquinha e preencher o interior com lã de rocha a granel.
    Aceitam-se sugestoes.
    Gostava tb de saber se a areia/terra que se encontrava no interior da parede tem algum papel estrutural ou se as paredes só com as madeiras mantêm a sua consistência.
    Trata-se do ultimo andar, portanto a parede em questão acaba neste piso.

    Desde já obrigado
  2.  # 2

    As paredes de tabique são uma solução antiga e que funciona bem, no pressuposto de se respeitarem as suas especificidades, isto é, a madeira e as massas têm que trabalhar em conjunto.
    Na minha opinião, têm que se repor as massas de rebocos sobre o ripado, que entretanto foram retiradas.
    Atenção que estas massas são muito diferentes do que se usa hoje, são massas de baixa retracção à base de saibros finos e cal hidráulica. Convém encomendar esse serviço a um artista com experiência nesse tipo de massas.
 
0.0084 seg. NEW