Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostava de saber pela vossa experiência e opiniões, mas atenção que ainda vou falar com o vizinho primeiro para ver se dá um jeito na coisa, mas gosto sempre de estar precavido, se é permitido ter este tipo de vegetação e árvores tão perto do meu muro e o que posso fazer, sendo que já está tudo a vir um bocado para o lado do meu terraço e inclusivé por cima de um telheiro com uma churrasqueira que tenho lá...

    Muito obrigado pela ajuda.
      arvores.JPG
  2.  # 2

    Do Código Civil

    Plantação de árvores e arbustos


    ARTIGO 1366º
    (Termos em que pode ser feita)

    1. É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio vizinho é permitido arrancar e cortar as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado judicialmente ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias.

    2. O disposto no número antecedente não prejudica as restrições constantes de leis especiais relativas à plantação ou sementeira de eucaliptos, acácias ou outras árvores igualmente nocivas nas proximidades de terrenos cultivados, terras de regadio, nascentes de água ou prédios urbanos, nem quaisquer outras restrições impostas por motivos de interesse público.



    ARTIGO 1367º
    (Apanha de frutos)

    O proprietário de árvore ou arbusto contíguo a prédio de outrem ou com ele confinante pode exigir que o dono do prédio lhe permita fazer a apanha dos frutos, que não seja possível fazer do seu lado; mas é responsável pelo prejuízo que com a apanha vier a causar.



    ARTIGO 1368º
    (Árvores ou arbustos situados na linha divisória)

    As árvores ou arbustos nascidos na linha divisória de prédios pertencentes a donos diferentes presumem-se comuns; qualquer dos consortes tem a faculdade de os arrancar, mas o outro tem direito a haver metade do valor das árvores ou arbustos, ou metade da lenha ou madeira que produzirem, como mais lhe convier.



    ARTIGO 1369º
    (Árvores ou arbustos que sirvam de marco divisório)

    Servindo a árvore ou o arbusto de marco divisório, não pode ser cortado ou arrancado senão de comum acordo.
    Concordam com este comentário: Teulada
  3.  # 3

    pode exigir que podem as ramas que pendem sobre o seu terreno.
    Mas veja a situação com calma, para não arranjar conflitos e também de forma a não ficar com mau aspecto do seu lado.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 4

    Boa tarde,

    Obrigado pelas vossas respostas. Aqui a ideia não é de todo arranjar conflito, até porque sou um vizinho "recente". Vou pedir com jeito primeiro. Queria só mesmo avaliar as opções.

    Mas aquilo é mais "mato" desgovernado, que realmente um marco divisório :)

    Muito obrigado pela ajuda.
  5.  # 5

    Não se consegue ver o aspecto de ambos os espaços e sei que não pediu opinião sobre tal mas diria que o quintal do seu vizinho é substancialmente mais saudável. Infelizmente a nossa mentalidade ainda está a uns anos luz do que se passa pelo países com os quais gostamos de nos comparar!
    Concordam com este comentário: antonylemos, Teulada
  6.  # 6

    Qual é mesmo o problema da vegetação do seu vizinho?
  7.  # 7

    Boas,

    Não há problema com a vegetação do vizinho, a não ser que cresce de maneira desgovernada para dentro do meu terraço e para cima do telheiro onde por baixo tenho o forno a lenha e a churrasqueira.

    Obrigado,
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 17 maio 2022

     # 8

    Não é preciso muito tempo para as árvores invadirem o espaço aéreo dos vizinhos, principalmente se essa zona exposta for virada a sul.

    Fale com o vizinho de forma cordial, em princípio não haverá problema e ele cortará aqueles ramos.

    Eu tenho o problema inverso: sou eu que tenho árvores a querer invadir o espaço do vizinho. Contudo, todos os meses podo os ramos infratores, e não há sequer uma folha no espaço aéreo do vizinho.

    Mas dá trabalho...
    • eu
    • 17 maio 2022

     # 9

    Colocado por: AMVPQual é mesmo o problema da vegetação do seu vizinho?

    Não é óbvio pela foto?
  8.  # 10

    Colocado por: rmpd10se é permitido ter este tipo de vegetação e árvores tão perto do meu muro e o que posso fazer
    é. Pode cortar os ramos que se sobre põem ao seu terreno. Tudo o resto não lhe diz respeito
    Concordam com este comentário: Teulada
  9.  # 11

    tem aí uma vedação vegetal que até lhe dá privacidade e ainda reclama?

    Pois eu pedi ao meu vizinho para não cortar do meu lado porque gosto de ver as árvores dele e nam pago a rega...
  10.  # 12

    Colocado por: eu
    Não é óbvio pela foto?

    Não.
  11.  # 13

    Boas,

    Novamente... Nenhum problema com a vegetação... O único "problema", que ainda não o é, porque ainda não tive a oportunidade de falar com o vizinho, é porque pretendo dar um jeito no muro (fechar umas fissuras, pintar, etc) e a vegetação do lado de cá do muro não dá jeito :)

    Este post só servia para me precaver no que posso/podia fazer no caso da conversa não correr da melhor forma. Só isso.

    Obrigado.
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradaspode exigir que podem as ramas que pendem sobre o seu terreno.
    Mas veja a situação com calma, para não arranjar conflitos e também de forma a não ficar com mau aspecto do seu lado.
    Concordam com este comentário:eu


    Não pode não.. o vizinho pode recusar

    Pode é podar o que passa o muro para cá sem dar cavaco
    Concordam com este comentário: Teulada
  13.  # 15

    Colocado por: rmpd10Boa tarde,

    Obrigado pelas vossas respostas. Aqui a ideia não é de todo arranjar conflito, até porque sou um vizinho "recente". Vou pedir com jeito primeiro. Queria só mesmo avaliar as opções.

    Mas aquilo é mais "mato" desgovernado, que realmente um marco divisório :)

    Muito obrigado pela ajuda.


    O senhor corte os ramos e vegetação que passam do muro divisório para o seu lado (a lei dá-lhe esse direito) e deixe o vizinho decidir o que quer que cresça do lado dele.
  14.  # 16

    Colocado por: treker666Não se consegue ver o aspecto de ambos os espaços e sei que não pediu opinião sobre tal mas diria que o quintal do seu vizinho é substancialmente mais saudável. Infelizmente a nossa mentalidade ainda está a uns anos luz do que se passa pelo países com os quais gostamos de nos comparar!
    Concordam com este comentário:antonylemos,Teulada


    É ridículo. As pessoas compram moradias com jardim e quintal a primeira coisa que fazem é empedrar o jardim e abater as árvores do quintal para depois ampliar as construções para áreas de implantação que quase que nem cabem nos lotes. E ainda implicam com quem quer manter a vegetação. Não percebo porque não se enfiam antes num apartamento assim resolvem os problemas todos que lhes traz a vegetação, as árvores, o verde, etc.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  15.  # 17

    Colocado por: euNão é preciso muito tempo para as árvores invadirem o espaço aéreo dos vizinhos, principalmente se essa zona exposta for virada a sul.

    Fale com o vizinho de forma cordial, em princípio não haverá problema e ele cortará aqueles ramos.

    Eu tenho o problema inverso: sou eu que tenho árvores a querer invadir o espaço do vizinho. Contudo, todos os meses podo os ramos infratores, e não há sequer uma folha no espaço aéreo do vizinho.

    Mas dá trabalho...


    É muito simpático e cordial mas não é obrigado a isso. A lei diz claramente que quem não quer que os ramos das árvores dos lotes vizinhos lhe invadam a propriedade pode tomar a iniciativa de cortar esses ramos ou vegetação ou o que fôr.
  16.  # 18

    E vejo atë uma casinha de cão ali colada ao muro do vizinho...
 
0.0168 seg. NEW