Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Eu e o meu marido estamos a reabilitar uma casa antiga alentejana de família e surgiu-nos uma dúvida. Estamos a colocar madeira de casquinha na cobertura da casa, a qual será para ficar à vista. Qual a vossa experiência sobre as secções de madeira a colocar? Consideram que colocar as traves com uma seção de 8x16cm e com um espaçamento de 60cm entre traves, poderá correr-se o risco de abaular ao fim de alguns anos, para uma divisão com aproximadamente 4m de vão? Será necessário colocar uma viga ao meio como suporte? Aumentar a seção? Diminuir o espaçamento?
    Não sei se me consegui explicar, não sou muito entendida na matéria.
    Obrigada desde já.
  2.  # 2

16x8 para um vão de 4 metros está ok, mas uma parte não é um todo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClauCamoes
  3.  # 3

Bom dia...
    Terá de ser no máximo 60cm de afastamento eixo a eixo, ou seja 52cm entre barrotes.

Fotos de uma situação de obra (2008). Vão real a vencer com cerca 4.35m.

Se quiser jogar pela segurança e diminuir ainda mais a flecha ao longo prazo, poderá realmente reduzir o afastamento dos elementos, outra hipotese será validar o dimensionamento dessa cobertura, através da consulta a um eng. de estruturas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClauCamoes
      209_20090808_ 001_rect.jpg
      209_2008_01_08_ 018.jpg
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasBom dia...
    Terá de ser no máximo 60cm de afastamento eixo a eixo, ou seja 52cm entre barrotes.

Fotos de uma situação de obra (2008). Vão real a vencer com cerca 4.35m.

Se quiser jogar pela segurança e diminuir ainda mais a flecha ao longo prazo, poderá realmente reduzir o afastamento dos elementos, outra hipotese será validar o dimensionamento dessa cobertura, através da consulta a um eng. de estruturas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClauCamoes
      209_20090808_ 001_rect.jpg
      209_2008_01_08_ 018.jpg
    que tipo de forro é este?é mesmo madeira ou pvc?
  5.  # 5

Colocado por: N.Piresé mesmo madeira

Madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires

0.0094 seg. NEW