Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Chamo-me Samuel e gostaria de saber se alguém me poderia ajudar
    Tenho 26 anos e o 9º ano de escolaridade até ao 6º ano fiz os estudos normalmente do 6º ao 9º tirei-o nas novas oportunidades recentemente
    Agora gostaria de saber se poderei entrar para a universidade para me formar em de eng.civil
    Obrigados
  2.  # 2

tem de fazer o 12º primeiro, e depois fazer exames nacionais.
  3.  # 3

Caro Fernando Gabriel,

Permita-me discordar, o Samuel Felgueiras, tem sempre a opção do acesso atravéz dos +23, que consiste numa série de entrevistas e exame, na faculdade escolhida para o efeito.

Mas para mais informações samuel, contacte uma qualquer faculdade, que lhe darão todos os dados necessários, seja publica ou privada.
  4.  # 4

Colocado por: speedsteerCaro Fernando Gabriel,

Permita-me discordar, o Samuel Felgueiras, tem sempre a opção do acesso atravéz dos +23, que consiste numa série de entrevistas e exame, na faculdade escolhida para o efeito.

Mas para mais informações samuel, contacte uma qualquer faculdade, que lhe darão todos os dados necessários, seja publica ou privada.

mas par isso precisa do 12º segundo e exames na mesma, eu informei-me e tinha licenciatura e obrigavam me a fazer exames na mesma, exames da universidade.
  5.  # 5

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: speedsteerCaro Fernando Gabriel,

mas par isso precisa do 12º segundo e exames na mesma, eu informei-me e tinha licenciatura e obrigavam me a fazer exames na mesma, exames da universidade.

Mesmo com licenciatura? Não digo que não, mas no meu caso acedi directamente a um curso superior apenas com o bacharelato, não tendo efectuado exame de nenhum tipo (e estou a falar de um faculade publica).

Mas como disse ao Samuel, o melhor para tirar todas as duvidas e ligar para afaculdade que tem em mente para o curso e pedir os requesitos minimos para acesso atravez do +23.
  6.  # 6

samuel, aproveite as "oportunidades" e faça o 12ºAno.
    Depois é só esperar um pouco, que se o nosso actual "1º" se mantiver por lá, aparece algum programa do género "novíssimas oportunidades" para se começarem a oferecer licenciaturas...
    Afinal é preciso trabalhar para as estatísticas... ;)
  7.  # 7

Ou esperar que apareçam umas "novas oportunidades" universitárias que deêm canudos em meia dúzia de meses.
  8.  # 8

Sem o 12º ano.. não há ACESSO a curso superior/ universitário... ;) ainda!!!
  9.  # 9

Colocado por: J.FernandesOu esperar que apareçam umas "novas oportunidades" universitárias que deêm canudos em meia dúzia de meses.

Ao Domingo, de preferência. ;)
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasSem 12º ano.. não há, universidade ;)

Isso não é exacto. Desde há algum tempo, algumas universidades privadas, aceitam alunos com o 9º ano que tenham currículo profissional considerado adequado e que passem nuns exames ad-hoc.
  11.  # 11

J. FERNANDES... parece ter razão...
    Exame Extraordinário de Avaliação de Capacidade para Acesso ao Ensino Superior ... afinal o ainda.. é desde 2006!!!
    http://www.sg.min-edu.pt/faq210.htm

P: Existe alguma habilitação mínima para me candidatar às provas para maiores de 23 anos?

R: Não.

P: Frequento, ou já frequentei, o ensino superior. Posso inscrever-me nas provas de maiores de 23 anos?

R: Podem inscrever-se nestas provas os candidatos maiores de 23 anos feitos até 31 de Dezembro do ano anterior às candidatura, desde que não tenham as condições de acesso ao curso pretendido.

P: Sou titular de um curso superior. Posso candidatar-me às provas para maiores de 23 anos?

R: Sim, contudo os titulares de um curso superior não precisam de realizar as provas para os maiores de 23 anos, uma vez que a candidatura a um novo curso poderá ser feita através dos concursos especiais (titulares de cursos médios e superiores) e não exige a realização de provas

Desde que passem nos exames especificos, orais e entrevistas.. depende da Instituição de ensino...
    • eu
    • 13 janeiro 2010

# 12

De qualquer forma, está preparado para fazer as disciplinas de matemática de Engenharia Civil?

Olhe que aquilo não são as novas oportunidades... ;) É a sério !
  12.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasP: Sou titular de um curso superior. Posso candidatar-me às provas para maiores de 23 anos?

R: Sim, contudo os titulares de um curso superior não precisam de realizar as provas para os maiores de 23 anos, uma vez que a candidatura a um novo curso poderá ser feita através dos concursos especiais (titulares de cursos médios e superiores) e não exige a realização de provas

pois a mim pediram-me provas especificas da propria universidade
    • phiona
    • 13 janeiro 2010 editado

# 14

Colocado por: Pedro BarradasP: Sou titular de um curso superior. Posso candidatar-me às provas para maiores de 23 anos?

informaram-no mal.
    eu trabalho numa instituição de ensino superior e os licenciados / graduados não precisam de ingressar pelos M23. podem, mas nao precisam, visto que tem concurso proprio, sem novos exames de acesso. mas se um aluno formado quer na mesma entrar pelos M23 então terá de fazer os exames. s for um curso k exija pre requisitos, aí o graduado terá de os fazer. mas so isso e apresentação de documentos, submissão a vagas, etc...

em relação á questão do Samuel, pode candidatar-se pelos M23, antigo ad-hoc. as universidades facilitam as provas de anos anteriores, e a instituiçao onde trabalho inclusivé dá aulas em regime pos laboral para preparação dos alunos para exames de M23.

mas pense bem Samuel, porque Engª Civil não é pera doce!!! a média entre entrar e sair do curso são 8 anos... ;) mas a motivação ajuda sempre! se é isso que quer, então força!
    • Mac
    • 13 janeiro 2010

# 15

Este acesso destina-se àqueles que não completaram o 12º ano e têm mais do que 23 anos de idade.
    Daí que ao Arq Fernando Gabriel, que pelos vistos também quer ser engenheiro, não se enquadre: apenas preenche uma condição.
    Pode sempre tentar pelas vias normais.
    Cumprimentos
  13.  # 16

Colocado por: MacDaí que ao Arq Fernando Gabriel, que pelos vistos também quer ser engenheiro, não se enquadre: apenas preenche uma condição.

eu engenheiro? não, já quis um dia assim que acabei o curso, mas felizmente, passou-me
    agora quando me informei tinham acabado recentemente os acessos ad hoc
    e as vias que me propuseram, foram uma vaga para licenciados, mas que requeria exames também, isso dos 23+ que requeria exames também e a via normal com exames nacionais.
  14.  # 17

Colocado por: samuel felgueirasBoa tarde

Chamo-me Samuel e gostaria de saber se alguém me poderia ajudar
    Tenho 26 anos e o 9º ano de escolaridade até ao 6º ano fiz os estudos normalmente do 6º ao 9º tirei-o nas novas oportunidades recentemente
    Agora gostaria de saber se poderei entrar para a universidade para me formar em de eng.civil
    Obrigados

Não leve a mal a minha brincadeira porque vai ser mesmo isso.

Caro Samuel, se o Sócrates conseguiu, você também conseguirá, basta-lhe conhecer as pessoas certas nos lugares certos e certamente conseguirá o seu canudo.
    Talvez quem saiba, também consiga fazer o exame final sentado confortávelmente em sua casa com acesso a toda a informação de que necessita para o dito exame, podendo inclusivé consultar a internet e outros amigos mais á vontade com o que necessita saber e no final enviar o seu exame final pela internet.
    Se o Sócrates conseguiu, deve ser acessível a todos, julgo eu, talvez já nem haja sequer exames finais nas universidades.

É o choque tecnológico.

Cumps
  15.  # 18

Caros amigos obrigado pelos comentários ate agora, vou explicar um bocadinho o meu entre-se por ser eng.civil
    O primeiro sempre tive o sonho desde pequeno de frequentar uma universidade e de ter uma empresa própria , mas com no meu tempo de escola os meus pais não tinham condições de me manter na escola tive que ir trabalhar, e fui com 13 anos trabalhar para a construção civil aos 21 anos montei a minha empresa de construção civil pois só falta frequentar a universidade e uma vez que tenho uma empresa de construção civil porque não formar-me em eng.civil uma vez que tenho que pagar a engenheiros para me assinar o alvará.
    A interpretação de desenhos safo-me bem porque já em antes de trabalhar por conta propria já era eu que marcava asa obras na empresa que trabalhava o ultima obra que marquei foi um prédio de 7 andares claro que tive sempre o apoio do eng.meireles dono da empresa que trabalhava .
    Mas eu seu que ser eng. Não e só interpretar desenhos
    Mas também me sinto com força suficiente para seguir para a frente , mais uma vês obrigado a todos mas se alguém tiver uma dica de uma universidade que melhor se adapte ao meu interesse agradecia . sou de Felgueiras e uma universidade mais próxima era o ideal e por laboral ainda melhor ser publica ou privada é indiferente .
  16.  # 19

Colocado por: samuel felgueirase uma vez que tenho uma empresa de construção civil porque não formar-me em eng.civil uma vez que tenho que pagar a engenheiros para me assinar o alvará.

Não precisa de ser engenheiro para assinar o alvará, basta ter o CAP nível qualquer coisa.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
    •  
      FD
    • 14 janeiro 2010

# 20

Colocado por: samuel felgueiraso meu entre-se por ser eng.civil

Se quer mesmo ser engenheiro, vai ter que aperfeiçoar bastante a sua escrita. Pode começar a trabalhar por aí.

0.0222 seg. NEW