Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá a todos.
    Sou nova por aqui e gostaria que alguem entendido nestas matérias me pudesse ajudar.
    a minha questão é a seguinte: os meus pais têm um terreno com viabilidade de construção com cerca de 6036 mt2. Com uma frente de quase 100 mt o que o torna optimo para construir uma vivenda, alias várias vivendas. Como eu preciso de construir uma casa para mim, os meus pais queriem fazer o seguinte: destacar cerca de 1000 ou 1200 mt2 para eu construir e depois vender o que resta do terreno, será que isto é possivel? Já me disseram que depois de destacar não se pode construir durante durante 10 anos. A ser assim qual será a melhor opção a tomar?
  2.  # 2

    Errado. Depois de destacar pode vender, construir (se o terreno tiver viabilidade para tal), arrendar, rifar, etc.
    O que não pode fazer, durante 10 anos, é novo destaque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olgapatricio
  3.  # 3

    Obrigada AugstHill!
    A minha pergunta diz respeito ao restante terreno com que os meus pais iriam ficar. Pois eles tencionam vender o resto de terreno depois de me destacarem os tais 1200 mt2. O que eu não quero é de todo atrapalhar a vida deles. Seria muito injusto faze-los esperar 10 anos para que pudessem vender o resto do terreno.
  4.  # 4

    Pode confirmar com um jurista ou um solicitador, mas o ónus incide sobre o fraccionamento da propriedade e não sobre a sua transmissão.
  5.  # 5

    Ai agora é que fiquei baralhada! Sabe, é que não percebo nada sobre esses termos que empregou no seu comentário...
    Mas suponho que os pais podem vender à vontade o que resta do terreno certo?
    O problema é que o terreno tem uma área muito grande e eles precisam mesmo de o vender. já me falaram que eles podem dividir o terreno por parcelas mas como?
    será que me pode ajudar?
  6.  # 6

    Sim, podem vender. Para dividir por parcelas, que saiba, só com loteamento. Mas é melhor falar com um solicitador que esteja habituado a tratar dessas coisas.
  7.  # 7

    De facto dividir o terreno em parcelas só mesmo atraves de uma operação de loteamento mas para tal é preciso investir nas infraestruturas como arruamentos, redes de aguas e esgotos e afins e depois é que poderá vender os lotes.
  8.  # 8

    Poderá fazer o destaque dessa área ( 1000 a 1200 m2 ), construir nesse lote a sua moradia e vender o restante. Quem comprar o lote restante poderá construir ou voltar a vender, o que não poderá fazer é voltar a fazer um destaque dessa parcela durante 10 anos.

    www.gabineteop.com
 
0.0318 seg. NEW