Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Fiz agora a escritura da minha moradia, e o constructor com quem tenho boa relação pediu o favor de manter o contador de obras mais 3 semanas visto que vai iniciar uma construção no artigo a baixo do meu.

    Como troca, sugeriu eu usar o contador da obra durante esse periodo ligado ao quadro definitivo da minha casa. Tendo em conta que as protecções electricas a nivel de quadro estão assegurados, haverá algum perigo com picos de tensão ou outros problemas que possam danificar os meus equipamentos electricos?

    Cumprimentos,
    mlourenco
  2.  # 2

    Sim.. mandam lhe a luz abaixo, não está em casa e tudo que tem no frigorífico vai a vida como é? Por 2 semanas é naquela, mais que isso não.

    Ele que peça baixadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mlourencoeb
  3.  # 3

    posso partilhar a minha experiência.
    as obras terminaram vai para 4 semanas. e como ainda há burocracias a resolver não pudemos ainda pedir contrato de fornecimento de electricidade.
    estamos desde aí a usar energia do contador de obra sem qualquer problema.
    temos frigorífico, bomba de calor, placa indução, televisão, computadores, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mlourencoeb
  4.  # 4

    Eu trabalho de casa, por isso mandar a luz abaixo é um problema menor para mim.

    Quero garantir é que os meus electrodomésticos e bomba de calor não ficam danificados. o que acham?

    As obras não vão iniciar entretanto, e ele já tratou das baixadas novas. é provisório.
  5.  # 5

    Colocado por: mlourencoebEu trabalho de casa, por isso mandar a luz abaixo é um problema menor para mim.

    Quero garantir é que os meus electrodomésticos e bomba de calor não ficam danificados. o que acham?

    As obras não vão iniciar entretanto, e ele já tratou das baixadas novas. é provisório.


    Tem 2 problemas ao aceitar essa solução.
    A primeira é que é ilegal fazer isso, caso haja denúncia ou alguma visita ao local por alguma razão poderá ter problemas.
    A segunda é que se houver um problema no neutro depois do contador corre o risco que lhe queimar tudo o que estiver ligado no momento. (Caso tenha monofásico e haja problemas no neutro depois do contador está tudo bem) se houver problemas no neutro fora da sua casa, poderá queimar os aparelhos e a E-redes assume. Mas tendo você isso ligado dessa forma é uma boa desculpa para o deixar a arder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bneto, mlourencoeb
  6.  # 6

    @BrunoMoreira_1993 Podia elaborar sobre o problema do neutro?

    Na minha situação eu tenho contador monofásico. Do que entendo se o problema for no neutro depois do contador (entre a rede publica e a minha casa não terei problemas), mas posso ter problemas noutra situação.

    Eu não sou entendido em electricidade, por isso agradeço qualquer ajuda de pessoas informadas como você.
  7.  # 7

    Colocado por: mlourencoeb@BrunoMoreira_1993 Podia elaborar sobre o problema do neutro?

    Na minha situação eu tenho contador monofásico. Do que entendo se o problema for no neutro depois do contador (entre a rede publica e a minha casa não terei problemas), mas posso ter problemas noutra situação.

    Eu não sou entendido em electricidade, por isso agradeço qualquer ajuda de pessoas informadas como você.
  8.  # 8

    Eu falei com dois conhecidos (um ex-trabalhador e-redes e um professor de electrotécnica) que me disseram não haver problema pois os electrodomésticos e máquinas da casa estariam protegidas pelo quadro monofásico.

    Como não sei nada de electricidade decidi recorrer ao forum à procura de mais esclarecimentos.
  9.  # 9

    A sua instalação está protegida pelas suas proteções no seu quadro mas infelizmente ainda não existe proteção para a falta de neutro.
    As proteções só conseguem ver o que está para a frente nunca para trás.

    Imaginemos as seguintes situações:
    Falha neutro na rede antes do seu contador - todos os clientes trifásicos vão ter avarias e alguns monofásicos também, porque uma das 3 fases vai ficar com uma tensão muito alta. Mas a E-redes assume o prejuízo.

    Se for depois do seu contador se houver instalação trifásica vai acontecer o mesmo. Uma das fases aumenta para perto de 300Volts e aí a responsabilidade já não é da e-redes, é uma questão de sorte estar ou não ligado nessa fase. É o único problema que poderá ter a meu ver.
    Normalmente a fase que vai aumentar é a que tiver menos carga.
    Concordam com este comentário: mlourencoeb
  10.  # 10

    Obrigado @BrunoMoreira_1993! sendo o meu quadro/instalação monofásica corro os mesmos riscos como se fosse trifásica? Em que situações de risco fico sujeito neste caso?
  11.  # 11

    Colocado por: mlourencoebObrigado @BrunoMoreira_1993! sendo o meu quadro/instalação monofásica corro os mesmos riscos como se fosse trifásica? Em que situações de risco fico sujeito neste caso?


    Fica sujeito se houver um problema no neutro entre o contador e o quadro de obras.
    Se as coisas estiverem bem feitas as probabilidades de isso acontecer são mínimas.
  12.  # 12

    Mesmo eu não estando a usar o quadro de obras, correcto? A solução que me foi proposta foi o meu quadro definitivo ligar ao contador de obras.

    Também para partilhar informação, tentei saber mais junto da e-redes, e eles dizem que o problema é que se houver um aparelho queimado por qq falha na rede pública a e-redes não cobre visto o contador ser de obras e não cobrir electrodomésticos.

    Obrigado por toda a ajuda até agora BrunoMoreira_1993.
  13.  # 13

    Se vai ligar o seu quadro definitivo ao contador de obras, onde é que o empreiteiro irá ligar o quadro de obras dele?

    Colocado por: mlourencoebA solução que me foi proposta foi o meu quadro definitivo ligar ao contador de obras.
  14.  # 14

    Tem razão Bigmouse, fui à casa e verifiquei que o meu quadro ficou ligado ao quadro da obra, durante a proxima semana resolvo esta situação. Já fui à e-redes dar inicio ao processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoMoreira_1993
 
0.0192 seg. NEW