Iniciar sessão ou registar-se
    • dc
    • 24 outubro 2022

     # 21

    Boa tarde. Aproveitando este tópico. Para o muro da frente da casa comprei granito para capear o mesmo.
    Para as laterais da casa devido ao tamanho dos muros estava a pensar comprar cerâmico e cortar com 3 cm para lá do muro e colocava uma fita led por baixo.
    Iluminava o muro e funcionava como pingadeira.
    Acham esta ideia parva? Acham que existe uma melhor gastando pouco dinheiro?
    Obrigado pela ajuda
  1.  # 22

    Colocado por: HAL_9000Boas voltando aqui ao tema. Entretanto ensaiei o molde no muro, e a cofragem não fica muito segura no muro com os grampos sugeridos.
    Entretanto pensei usar chavietes, mas aí estrago o reboco todo e depois não sei se dá para disfarçar.

    Até que vi uma solução para fazer figuras num muro e e fiquei a pensar: E se eu colar uma tira de eps/xps de ambos os lados do muro e e depois é só fazer a parte redonda em cima usando o molde. Acham possível conseguir o mesmo efeito?
    Sei que se usa esse xps para fazer molduras das janelas, mas não sei se no muro resultaria da mesma forma.

    Obrigado a quem tiver uma opinião para dar


    Com quais grampos ensaiou? Com grampos de varão ou com cerra-juntas? Os cerra-juntas são seguros como os chavietes e não precisa furar o reboco.
    Para evitar demasiado aperto no topo prega umas travessas de madeira diretamente no topo da cofragem.
  2.  # 23

    Colocado por: dcBoa tarde. Aproveitando este tópico. Para o muro da frente da casa comprei granito para capear o mesmo.
    Para as laterais da casa devido ao tamanho dos muros estava a pensar comprar cerâmico e cortar com 3 cm para lá do muro e colocava uma fita led por baixo.
    Iluminava o muro e funcionava como pingadeira.
    Acham esta ideia parva? Acham que existe uma melhor gastando pouco dinheiro?
    Obrigado pela ajuda

    O cerâmico não faz de pingadeira, e depois com uma quantidade infindável de juntas vai potenciar as riscas de babados no reboco.
  3.  # 24

    Isso faz-se com serra juntas
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 25

    Quer o topo em redondo como na foto?
  5.  # 26

    Colocado por: DR1982Quer o topo em redondo como na foto?

    Tem que ser com um grout de secagem rápida. Pode sempre ser feito de duas vezes, primeiro faz a parte reta e depois (fresco sobre fresco) mete uma argamassa mais rápida para fazer o redondo. Mas não é fácil 😅
  6.  # 27

    Colocado por: Vítor MagalhãesCom quais grampos ensaiou? Com grampos de varão ou com cerra-juntas?
    Grampos de varão. Os serra juntas não me dão margem para apertar por cima uma vez que o rebordo ainda tem 7cm.

    Na verdade não cheguei a ensaiar com os serrajuntas, mas não vejo maneira de dar.
    • dc
    • 24 outubro 2022

     # 28

    Colocado por: Vítor Magalhães
    O cerâmico não faz de pingadeira, e depois com uma quantidade infindável de juntas vai potenciar as riscas de babados no reboco.

    Mas colocando uma fita de led não evita esse escorrimento nas juntas?
  7.  # 29

    Colocado por: Vítor MagalhãesQuer o topo em redondo como na foto?
    Exacto, e com uma saliência de 2.5cm*7cm de altura, por isso é que não estou a ver como posso usar os serra-juntas apertando por cima da cofragem. (por baixo já não dá uma vez que o muro está rebocado (erro meu).
  8.  # 30

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Tem que ser com um grout de secagem rápida. Pode sempre ser feito de duas vezes, primeiro faz a parte reta e depois (fresco sobre fresco) mete uma argamassa mais rápida para fazer o redondo. Mas não é fácil 😅
    Da para fazer de uma vez, só cofra as guias e depois com um molde faz o redondo, mas ja é preciso ter a mão calejada
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • lja
    • 24 outubro 2022 editado

     # 31

    Num local onde tambem não conseguia usar grampos ou serrajuntas, usei parafusos: fiz 3 furos de 5mm (por travessa), bucha+parafuso e ficou seguro o suficiente.
    Depois tapar é os buracos e práticamente nem se notam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  9.  # 32

    Colocado por: dcAcham esta ideia parva?
    Pimba.
  10.  # 33

    lol
  11.  # 34

    Colocado por: dc
    Mas colocando uma fita de led não evita esse escorrimento nas juntas?


    Depende da fita de led e da forma como a mesma é fixa, mas porque quer colocar uma luz rasante numa parede para lhe ver os defeitos todos?
    • dc
    • 25 outubro 2022

     # 35

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Depende da fita de led e da forma como a mesma é fixa, mas porque quer colocar uma luz rasante numa parede para lhe ver os defeitos todos?

    Vi em duas casas e o efeito a noite era bonito e iluminava a area
  12.  # 36

    Colocado por: HAL_9000Exacto, e com uma saliência de 2.5cm*7cm de altura, por isso é que não estou a ver como posso usar os serra-juntas apertando por cima da cofragem. (por baixo já não dá uma vez que o muro está rebocado (erro meu).
    O maior problema nisso é o muro que tinha de esta muito direitinho para bater certo o redondo por cima, se o muro nao tiver todo a mesma espessura depois nota se no
    Redondo, se fossem uns moldes pré-fabricados ( ha disso à
    Venda é só colar
  13.  # 37

    Há pois, isso não está muito direito não. Vou tentar até ao verão resolver a questão. Acho que vou optar pelas tiras de eps. Sempre fica com a mesma espessura e é mais fácil de fazer os redondos do muro que tem vários. Depois coloco aqui o resultado final :P.

    Ainda não encontrei nenhum molde pre fabricado com o efeito que queria. Se não era de facto a melhor opção.
  14.  # 38

    Colocado por: HAL_9000Há pois, isso não está muito direito não. Vou tentar até ao verão resolver a questão. Acho que vou optar pelas tiras de eps. Sempre fica com a mesma espessura e é mais fácil de fazer os redondos do muro que tem vários. Depois coloco aqui o resultado final :P.

    Ainda não encontrei nenhum molde pre fabricado com o efeito que queria. Se não era de facto a melhor opção.

    Faz você um molde, e vai fazendo peças, duas barras de ferro no meio e já está.
 
0.0217 seg. NEW