Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    procuro um gabinete de construção (engenharia e/ou arquitetura) na zona de Viana do Castelo, que me ajude num projeto de recuperação de uma casa antiga em xisto.

    Como moro fora de Portugal, gostava de encontrar alguém que tomasse as rédeas, por assim dizer, de todo o processo, inclusive procura de construtor, orçamentos, licenciamento, fiscalização de obra, etc.

    Sinceramente não sei por onde começar, nem como procurar.

    Espero encontrar aqui alguma ajuda.

    Obrigada.
  2.  # 2

    O ideal seria a empresa de fiscalização fazer-lhe esse serviço.
    Interlucotar os seus desejos e orçamentos com o projectista e mais tarde com o empreiteiro.

    Não deveria assumir as despesas como custos mas sim como investimento.

    Aconselhava a fazer um acordo com valores e prazos a cumprir.
    Se a fiscalização for séria não a vai deixar “sonhar” com coisas que possam fugir do seu orçamento e o mesmo com o arquitecto.
    Prepare-se para decidir tudo desde início.
    Cores, materiais peças, luzes….

    Isto não seria um serviço comum.
    Teria que arranjar uma empresa de fiscalização competente e séria.

    Abr.
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria_144
  3.  # 3

    Colocado por: Maria_144Espero encontrar aqui alguma ajuda.
    se quiser mande um email
    [email protected]
    não percebi bem o que pretende , se projectos ou apenas a parte de construção
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemosse quiser mande um email
    [email protected]
    não percebi bem o que pretende , se projectos ou apenas a parte de construção


    Tudo
  5.  # 5

    Ah. Maria.
    Não conte que um serviço assim seja “barato”.
    Não é uma coisa que possa/deva fazer contas ao “preço metro quadrado”!

    Abr.
  6.  # 6

    Colocado por: Maria_144Tudo
    se o que pretende precisa de projectos primeiro trate dessa parte, depois trata-se da parte da construção. Misturar tudo não é boa política
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: Maria_144Bom dia,

    projeto de recuperação de uma casa antiga

    Obrigada.


    Eu só lhe posso dizer bem do Rui Torre. Acessível, pratico e sem aquelas típicas manias de alguns colegas...
  8.  # 8

    Colocado por: gil.alvesAh. Maria.
    Não conte que um serviço assim seja “barato”.
    Não é uma coisa que possa/deva fazer contas ao “preço metro quadrado”!

    Abr.


    Pois, imagino. E nesse sentido tinha outra pergunta. Eu li que depois do projeto aprovado se tem um determinado tempo para fazer a construção, cerca de 2 anos? É que eu queria ir fazendo nas calmas, exatamente para dar tempo de ir entrando algum dinheirinho.
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosse o que pretende precisa de projectos primeiro trate dessa parte, depois trata-se da parte da construção. Misturar tudo não é boa política
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Pois, eu li que é essa a opinião de muitos numa outra discussão,

    procurase-arquitecto-construtor-projecto-chave-na-mao

    Mas era muito prático.

    Eu sou engenheira e trabalho numa empresa que faz planeamento da indústria química. Nós planeamos as fábricas no papel e em 3D ao ínfimo promenor, com todos os cálculos que vocês como arquitetos e engenheiros podem imaginar que uma fábrica cheia de máquinas, tubos, tanques com fluidos perigosos e etc necessita. No final não fazemos a construção (neste caso é mais uma montagem, porque são peças que são entregues, tirando os fundamentos) mas era impensável que não estivesse lá ninguém da nossa equipa. O diretor do projeto fica diretor do projeto até que o primeiro produto saia dos tubos. Só assim se pode garantir que foi montado como foi planeado, até porque as pessoas que montam não percebem nada de química. A probabilidade de um acidente grave era gigante.

    Acho que o meu problema é que também não percebo todo o processo que vai desde o projeto até à construção em Portugal. Por isso também não sei onde começar. Aqui na Alemanha não se procura empreiteiro. A empresa que faz o projeto cuida do resto, lá está, chave na mão.

    Depois também não percebo muito bem o que faz um arquiteto e o que faz um engenheiro civil, porque vejo que muitas vezes se substituem uns pelos outros. Quem, por exemplo, me dá, tendo em conta a zona, a casa, a exposição solar, os recursos presentes, etc as melhores variantes de aquecimento e isolamento? Estão este tipo de decisões descritas no projeto? E se o empreiteiro não conhece ou não sabe como fazer esse tipo de isolamento? Este tipo de coisas são decididas aqui na Alemanha com o projetista, que garante que a coisa é feita como deve ser.

    Perguntas, perguntas, perguntas... Eu sei, sorry :)
  10.  # 10

    Colocado por: jfsmoreira

    Eu só lhe posso dizer bem do Rui Torre. Acessível, pratico e sem aquelas típicas manias de alguns colegas...


    Estou agora a ver o site. Interessante, tem acho todos os serviços que preciso.
  11.  # 11

    Colocado por: Maria_144No final não fazemos a construção (neste caso é mais uma montagem, porque são peças que são entregues, tirando os fundamentos) mas era impensável que não estivesse lá ninguém da nossa equipa. O diretor do projeto fica diretor do projeto até que o primeiro produto saia dos tubos. Só assim se pode garantir que foi montado como foi planeado, até porque as pessoas que montam não percebem nada de química.
    na arquitectura é (devia ser) igual. se tem essa noção das coisas já é meio caminho andado para ter um bom resultado final.
  12.  # 12

    Viana do Castelo?
    Xisto?
 
0.0174 seg. NEW