Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Estou neste momento a idealizar um projecto para construir no terraço da minha casa um abrigo de madeira que vai servir como "workshop". Terá dimensões de 3x3 com 2.20m de altura na parte mais alta e 2m na parte mais baixa (vai ficar com ligeira inclinação no telhado).
    Não tenho ainda desenho para mostrar mas pretendo construir a estrutura em barrotes e as paredes/chão em OSB.
    Posto isto e como nunca construi nada do género, gostaria que me dessem orientações em relação às dimensões a utilizar nos barrotes e onde os comprar. Devo comprar madeira já tratada, ou por tratar e depois faço eu esse trabalho? Qual seria a opção mais em conta?
    Que tipo de parafusos devo comprar e quais os sitios mais em conta?


    Muito obrigado a todos desde já.
  2.  # 2

    Colocado por: GuilhasEstou neste momento a idealizar um projecto para construir no terraço da minha casa um abrigo de madeira que vai servir como "workshop".
    quer construir uma marquise é isso?

    Colocado por: Guilhasgostaria que me dessem orientações
    1º passo - contratar um arqº para tratar do licenciamento da obra.
  3.  # 3

    Colocado por: antonylemos1º passo - contratar um arqº para tratar do licenciamento da obra.

    Na minha autarquia, em madeira até 3 m de altura não carece de licenciamento. Mas é melhor o user verificar isso na sua, as regras podem ser diferentes.
  4.  # 4

    Colocado por: Danger Mouse
    Na minha autarquia, em madeira até 3 m de altura não carece de licenciamento. Mas é melhor o user verificar isso na sua, as regras podem ser diferentes.

    Na minha até 20m2 também não carece de licenciamento. Também ando em processo de construção de um abrigo/ arrumos de jardim para maquinaria e assim, também vou optar por madeira, mas estrutura em aço. A madeira eu tenho, vou tratar depois. Eu é algo tipo isto
      64BF2DD6-7D21-4524-AA60-7763617BF791.jpeg
  5.  # 5

    Atenção à altura desses abrigos que nao precisam de licenciamento, creio que tenha um limite de altura normalmente baixo
  6.  # 6

    Colocado por: DR1982Atenção à altura desses abrigos que nao precisam de licenciamento, creio que tenha um limite de altura normalmente baixo

    2.5 m necessita sempre de informar a câmara que vai realizar
  7.  # 7

    Colocado por: André PimentaNa minha até 20m2 também não carece de licenciamento. Também ando em processo de construção de um abrigo/ arrumos de jardim para maquinaria e assim, também vou optar por madeira, mas estrutura em aço. A madeira eu tenho, vou tratar depois. Eu é algo tipo isto


    está engraçado o estilo. Gosto. Tem os planos para o projecto? E, desculpe a intromissão, mas se tem madeira, porquê fazer a estrutura em aço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  8.  # 8

    Colocado por: Danger MouseE, desculpe a intromissão, mas se tem madeira, porquê fazer a estrutura em aço?

    REalmente.. não faz qq sentido!
  9.  # 9

    Este casinhoto de madeira para o jardim fui eu que planiei, tem 9m2 e 2.20m de altura.
    Leia aqui...
    https://forumdacasa.com/discussion/72745/procuro-abrigo-jardim-em-resina-odemira/#Item_1
  10.  # 10

    é isto que pretende??
    este tem 3X3,8 +-
    usei barrotes de 7x7 salvo erro, posso confirmar mais logo.
    usei barrotes aproveitados de paletes grandes
      IMG_20210506_081153.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: Danger Mouse

    está engraçado o estilo. Gosto. Tem os planos para o projecto? E, desculpe a intromissão, mas se tem madeira, porquê fazer a estrutura em aço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:André Pimenta

    Pedi a um colega arquitecto para tratar da coisa, ainda não está pronto. Tenho madeira para o exterior, pranchas largas maciças. Não tenho é madeira suficiente forte para fazer a estrutura. Optei por fazer em aço e cobrir a estrutura toda em madeira pelo exterior e interior e possivelmente levará lã de rocha entre a madeira nunca se sabe quando lhe possa dar outra utilidade no futuro 😉 quando a coisa arrancar eu partilho fotos. Ainda estou à espera da baixada de eletricidade de obra para arrancar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  12.  # 12

    Madeira para o abrigo de jardim! Muito trabalho pela frente para a escolher e preparar 😬
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
      99A95384-02C3-4830-B6A2-A041CF4FFD2A.jpeg
      634158D1-A394-40FA-8BEC-01E917E3F0AC.jpeg
      CAAB578A-CAE3-4BFE-BF28-7F4F262EE7EF.jpeg
  13.  # 13

    Alguns meses se passaram desde o início da construção do pequeno abrigo. Por fora faltam alguns pequenos acabamentos só, por dentro ainda falta um pouco. Tudo feito por mim e pela esposa e uns amigos em tempos livres. Tudo material recuperado e reaproveitado atendendo à contenção de custos. Por agora ficará para arrumos, num futuro quem sabe de apoio a uma piscina que possa nascer à frente.
    De perfeição tem pouco, mas é algo que me orgulha a mim e à esposa dado que saiu do nosso trabalho 🙂
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_2022-11-01-17-02-10-643-edit_com.miui.gallery.jpg
  14.  # 14

    Penso que já o tinha dito, mas adoro aquelas tábuas largas na vertical! Super rústico, super giro. Está de parabéns 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  15.  # 15

    Por dentro vai ganhando forma aos poucos, os dias agora são mais curtos então os avanços são menos. Já temos algumas paredes revestidas mas ainda falta a pintura. A electricidade já começa ser feita e já temos o tecto e os focos no sítio. Lá fora estava uma confusão tremenda de final de dia 😬
      Screenshot_2022-11-01-20-03-26-500-edit_com.miui.gallery.jpg
  16.  # 16

    Isso está um luxo de abrigo! Parede dupla, teto falso, aparelhagem embutida com focos led! Parece mais um espaço para um quarto extra que para guardar a enxada 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  17.  # 17

    Colocado por: Casa da HortaIsso está um luxo de abrigo! Parede dupla, teto falso, aparelhagem embutida com focos led! Parece mais um espaço para um quarto extra que para guardar a enxada 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário:André Pimenta

    A esposa quase me obrigou a fazer uma espécie de mezanino para lá por um colchão 😅 mas nos próximos tempos será mesmo para arrumação de material agrícola e maquinaria da bricolage.
    Já lá está um flutuante para assentar no chão também. Felizmente apenas gastei €€ na estrutura, chapas, bondex e claro material para a rede elétrica e mesmo assim já foi algum para o efeito que é. De resto foi tudo reaproveitado ou resgatado que estava para ir directamente para o lixo. Com o andar da coisa é que tanto eu como a esposa nos fomos entusiasmando. Se fosse hoje tinha preparado a estrutura para receber telha, mas tinha de gastar o dobro
 
0.0179 seg. NEW