Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Após este dois anos de pandemia, eu e a minha esposa decidimos que estava na altura de darmos os primeiros passos na realização do sonho pessoal de construirmos uma casa à nossa medida.

    Neste momento estamos na fase de procura do terreno e após alguns meses de procura identificamos alguns que consideramos ter algum potencial. A ideia de criar este tópico é de recolher feedback das pessoas deste fórum, muito mais experientes do que nós nestas andanças e também ir partilhando o nosso projecto para que outros possam aprender com os nossos sucessos e com os nossos erros.

    Dito isto, gostávamos de obter a vossa opinião sobre este terreno. Tem cerca de 1150m2, nos arredores de Braga. De uma forma geral gostamos da orientação do terreno. Tem vistas desafogadas a sul, o lote a este estará a uma cota inferior uns 2-3m, o lote a oeste tem uma cota uns 3m acima (já em construção) e a norte é a rua. O dono do lote diz-me que está prevista a construção de uma moradia com garagem + arrumos na cave e um piso. O que nos preocupa mais é o facto da soleira da casa ter que ficar a um nível próximo da cota mais alta do terreno e portanto terá um desnível acentuado que será preciso corrigir. Isso também significa que teremos que murar o terreno a este e a sul o que nos parece um investimento considerável.

    Agradecemos qualquer feedback que possam ter para dar.

    Estamos a ponderar também contactar um arquitecto para nos ajudar a perceber o potencial do terreno (este ou outros). Alguém tem contactos de profissionais competentes no concelho de Braga ou arredores? Existe algum valor expectável para este tipo de serviço?
      Screenshot 2022-05-22 at 23.43.50.png
  2.  # 2

    Está bem orientado.
    PS: espero que não tenha de impreterivelmente ter de respeitar esse polígono de implantação. Compreende-se os afastamentos mínimos à lateral do lote e recuo frontal... mas aqueles recortes manhosos. não são favoráveis. Veja isso.
    Boa sorte.
  3.  # 3

    Questione o proprietário do terreno sobre o regulamento do loteamento em causa, para saber o que está pensado para o local e as diretrizes estéticas do loteamento: Materiais, acabamentos, cores, cotas de soleira, etc..
    Procure um arquiteto e ele já o poderá orientar nessas questões.
    O terreno têm boa orientação ; no que respeita a cota de soleira e a inclinação do terreno, não vejo problemas alguns, a não ser que queira o terreno direito (Plano), mesmo assim ao fazer a cave já obtém terra para compor a topografia do terreno ao seu gosto.
  4.  # 4

    no que respeita a cota de soleira e a inclinação do terreno, não vejo problemas alguns, a não ser que queira o terreno direito (Plano)


    Sim, a ideia era fazer com que o terreno ficasse plano. O terreno acima deste fez exactamente isso mas teve que fazer muros em betão com uma altura considerável e depois vai aterrar. Tenho a impressão que no terreno que estou a pensar comprar o desnível é maior (por ser mais largo a sul) daí a minha preocupação. O melhor vai ser mesmo falar com um arquitecto. Algum arquitecto (possivelmente até aqui do fórum) que possam recomendar?

    Em relação ao polígono de implantação, vou questionar o dono do terreno. Obrigado.
  5.  # 5

    O dono, normalmente não sabe isso.
    Veja a planta síntese e regulamento do loteamento.
    O arquitecto que contactar, se for daí, esclarece isso com ele
  6.  # 6

    Peça a planta de síntese e o regulamento do loteamento junto dos serviços camarários.

    Peça também ao dono do terreno para ver:
    - Caderneta Predial Urbana (autoridade tributária)
    - Certidão Predial Permanente (registo predial)
  7.  # 7

    Obrigado pelo feedback.

    Fiz como recomendaram e reuni com um engenheiro do urbanismo da câmara que me mostrou a planta de síntese e me disse que não tinha grandes limitações, mesmo em relação ao polígono de implantação, excepto as distâncias aos vizinhos, a distância mínima à rua e os índices de utilização. Ou seja, poderia inclusive recuar e aumentar o polígono desde que submetesse à câmara o pedido de alteração, como é óbvio. Quanto aos muros, disse-me que não poderiam ter mais de 3m e se precisasse de mais teria que fazer socalcos. Isto faz sentido? Especialmente considerando que o muro do vizinho de cima, em relação ao terreno em que estou interessado, tem cerca de 5m?

    Em relação ao regulamento do loteamento, disse-me que não existia nenhum verdadeiro "regulamento", apenas o documento (escritura?) onde se definem as áreas de cada lote e as respectivas confrontações, bem como as áreas cedidas ao município, etc. Ou seja nada que limitasse o que se poderia construir (plano de pormenor, por exemplo) além dos índices de utilização do loteamento. Novamente, é comum este cenário?
  8.  # 8

    Aproveito para colocar mais uma dúvida: o terreno que mencionei tem alguns sobreiros (talvez 10-20) de pequeno porte que cobrem uma parte substancial do terreno. O vendedor disse-me que não teria problemas em abater os sobreiros dado que o terreno está inserido num lote em que já está prevista a construção. No entanto, tinha a ideia que não seria assim tão simples e que seria necessário pedir autorização ao ICNF, mesmo sendo um terreno já previsto para construção. Alguém sabe qual seria o procedimento neste caso?

    Se adquirirmos o terreno, pretendemos manter alguns mas mesmo assim teríamos que retirar bastantes.
  9.  # 9

    Colocado por: paulodooperO vendedor disse-me

    O que os vendedores dizem não interessa para nada. Dizem o que os compradores querem ouvir.

    Colocado por: paulodoopernão teria problemas em abater os sobreiros dado que o terreno está inserido num lote em que já está prevista a construção.

    O terreno faz parte de um loteamento? se sim talvez o vendedor tenha razão, se não vai ter que pedir autorização.
  10.  # 10

    Faz sentido sim, tudo o que referiu. É comum.

    Colocado por: paulodooperObrigado pelo feedback.

    Fiz como recomendaram e reuni com um engenheiro do urbanismo da câmara que me mostrou a planta de síntese e me disse que não tinha grandes limitações, mesmo em relação ao polígono de implantação, excepto as distâncias aos vizinhos, a distância mínima à rua e os índices de utilização. Ou seja, poderia inclusive recuar e aumentar o polígono desde que submetesse à câmara o pedido de alteração, como é óbvio. Quanto aos muros, disse-me que não poderiam ter mais de 3m e se precisasse de mais teria que fazer socalcos. Isto faz sentido? Especialmente considerando que o muro do vizinho de cima, em relação ao terreno em que estou interessado, tem cerca de 5m?

    Em relação ao regulamento do loteamento, disse-me que não existia nenhum verdadeiro "regulamento", apenas o documento (escritura?) onde se definem as áreas de cada lote e as respectivas confrontações, bem como as áreas cedidas ao município, etc. Ou seja nada que limitasse o que se poderia construir (plano de pormenor, por exemplo) além dos índices de utilização do loteamento. Novamente, é comum este cenário?
  11.  # 11

    http://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_pareceres&view=details&id=1323&Itemid=1

    Não corte sobreiros porque o loteamento pode ter ocultado isso tudo... Peça sempre autorização
 
0.0178 seg. NEW