Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Tenho uma moradia individual onde no momento da construção tive de deixar 3 metros para cada lado do terreno ate aos muros Agora estao a fazer uma moradia que vem ate ao meu muro em frente as janelas da minha sala sem deixarem os 3 metros de distacia, dizem que vai ser a garagem.A minha pergunta é: é permitido contruir a garagem em frente as minhas janelas sem deixarem os 3 m.Nao é verdade que as garagens podem ser encostadas aos muros sim mas fora do edifício de habitação?
    Agradeço se algum me poder ajudar
    Obrigada
    Cumprimentos
      Screenshot_20220518-173356_Gallery.jpg
  2.  # 2

    No seu caso teve que deixar 3m porque tinha janelas.
    No caso do vizinho, como não tem janelas, em principio pode encostar á estrema.
    Na obra deve ter um cartaz onde está descrito o numero do processo camarário. Com esse numero vá à câmra e peça para consultar o projeto.
    Assim já fica a saber se está tudo legal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Soeiro
  3.  # 3

    se não existirem vãos de janelas pode ficar encostado a estrema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Soeiro
  4.  # 4

    Mas o que tenho lido é que as garagens podem ficar encostadas , mas fora da zona do edifício de habitação do visinho ou então se nao tiverem janelas têm de deixar 2 m ao muro ,isto nao tem nada de verdade?
  5.  # 5

    Colocado por: Ana SoeiroMas o que tenho lido é que as garagens podem ficar encostadas , mas fora da zona do edifício de habitação do visinho ou então se nao tiverem janelas têm de deixar 2 m ao muro ,isto nao tem nada de verdade?
    depende dos regulamentos municipais, ou de loteamento, pode haver diferenças entre municípios. Nem sempre há, mas pode haver
    • RCF
    • 23 maio 2022

     # 6

    Colocado por: Ana SoeiroMas o que tenho lido é que as garagens podem ficar encostadas , mas fora da zona do edifício de habitação do visinho ou então se nao tiverem janelas têm de deixar 2 m ao muro ,isto nao tem nada de verdade?

    Esse tipo de regras não são nacionais, mas a nível de concelho. E, por vezes, até varia dentro do mesmo concelho.
    Tem de se informar nos serviços de urbanismo da sua Câmara Municipal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Soeiro
  6.  # 7

    Colocado por: zedasilvadeve ter um cartaz onde está descrito o numero do processo camarário. Com esse numero vá à câmra e peça para consultar o projeto.

    Então, mas afinal as pessoas têm direito a consultar os projetos das casas dos vizinhos?

    Já tinha lançado aqui esse assunto em questão, e de acordo com uma arquitecta da câmara onde moro, não tenho direito a consultar o projeto dos vizinhos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Soeiro
  7.  # 8

    Vou ter uma reunião com a Camara depois logo venho contar se me deixaram ou nao ver o projecto
  8.  # 9

    o que lhe interessa ver o projeto do vizinho, tem é q questionar a camara sobre a legalidade da obra, só isso. se tiver acesso ao rgeu é ver os art 73 e 60
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Soeiro
    • RCF
    • 24 maio 2022

     # 10

    Colocado por: tviegaso que lhe interessa ver o projeto do vizinho, tem é q questionar a camara sobre a legalidade da obra, só isso. se tiver acesso ao rgeu é ver os art 73 e 60

    a melhor forma de questionar a Câmara será ver o projeto do vizinho que a Câmara aprovou
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Soeiro
  9.  # 11

    Boa tarde, conforme tinha dito aqui estou para contar como correu a reuniao na camara Primeiro empuraram uns para os outros ninguém dizia ter responsabiludades era sempre o que nao estava no momento.Enfim isso até ja nem dou atenção.Até que apareceu um querendo ser mais "esperto" argumentando que no Alvará de Loteamento não estava descriminado onde podiam ser construidas as garagens daí ser facultativo onde se pode contruir a garagem, mesmo que seja em frente das janelas do vizinho.Eu disse que ia passar o assunto para ym advogada e o que me sugeriram foi para colocar uma trepadrira no muro e esquecer assunto, porque com o advogado só ia gastar dinheiro e não ia adiantar nada. Absurdo tudo usto ,não????Só a titulo de curiosidade a casa é em Azeitão,isto passou-se na Camara de Setúbal
  10.  # 12

    Gostaria perguntar se alguem me sabe dizer qual é o artigo do Codigo Civil que obriga a que para se contruir alguma coisa junto do muro do vizinho é necessário pedir autorização ao vizinho e este dar autorização por escrito
    Muito obrigada
  11.  # 13

    Colocado por: Ana SoeiroGostaria perguntar se alguem me sabe dizer qual é o artigo do Codigo Civil

    Esqueça o Código civil. No seu caso o que conta é o alvará de loteamento e o PDM.
    Verificou na câmara se o projeto aprovado corresponde ao que está a ser construido?
  12.  # 14

    Eu no seu lugar tentava falar com um gabinete de projectos da zona, que conheça bem as leis do município.

    Um simples telefonema de 5 minutos pode ser mais que suficiente para lhe dizerem. Esse tipo de lei municipais dos distanciamentos eles conhecem de cor.

    Se lhe disserem por telefone, no final leva uma caixinha de bombons e uma garrafa de Moscatel ao gabinete.
  13.  # 15

    O problema é que foi aprovado, pelo que parece assinaram a alteração ao Alvará de x , porque ninguem se quer responsabilizar
    Mas estando aprovado eu sei vai ser ym problema.Ja tive em 2 Gabinetes Técnicos da zona e ambos me disserem que tinham de me pedir autorização por escrito,para colocarem os pilares cimentados na lateral dos meus muros e que eu tinha de ter dado a autorização por escrito
    Tendo em conta que eu nao autorizei nada.Estou a pensar contestar por ai , e antes de ir ao advogado gostava de ler o que diz o código civil sobre o assunto.Vou colocar fotos para verem como cimentaram os pilares😤
      Screenshot_20220527-162230_Gallery.jpg
  14.  # 16

    sou da opinião q não tem por onde pegar, desde q a garagem não tenha aberturas para o seu lado eles podem construir, ao q diz o alvará de loteamento tb é omisso quanto a localização das garagens, e isso de ter q pedir autorização para construírem encostado ao seu muro, tem q mostrar em q legislação se basearam para tal. quanto muito verificar se as garagens estavam contempladas no lote
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 17

    Colocado por: Ana SoeiroJa tive em 2 Gabinetes Técnicos da zona e ambos me disserem que tinham de me pedir autorização por escrito,para colocarem os pilares cimentados na lateral dos meus muros e que eu tinha de ter dado a autorização por escrito

    Com base em quê é que lhe disseram isso?
  16.  # 18

    Também não percebi a parte de "autorização por escrito para pilares na lateral dos muros"...se têm projecto aprovado assim, e licença de construção para isso, agora ainda tinham de pedir aos vizinhos?
    Quer dizer que se os vizinhos não aprovassem, tudo o que foi aprovado pela Câmara ia por água abaixo?!?..essa era boa!
  17.  # 19

    Se o seu muro estiver na extrema do terreno, quem constroi do outro lado tem de encostar ao seu muro, não? Se não queria que encostassem alguma coisa ao muro deixava o muro recuado para dentro do seu terreno, como já se falou por aqui noutros tópicos.
  18.  # 20

    Darmonio boa tarde.O problema é que estão a contruir uma garagem em cima das janelas da minha sala Quando abro os cortinados estou murada.Esse é o meu grande problema. E o terreno é bem mais comprido para trás eu tenho a minha garagem no fim do terreno aliás comi todas as garagens do loteamento. Esta é a foto do loteamento O que esta a picotado é o que estão a contruir com a garagem no meio do terreno
      Screenshot_20220527-174100_Office.jpg
 
0.0208 seg. NEW